Cidades

"Rodovia da morte"

Após morte de criança, manifestantes ocupam BR-163 pedindo por melhorias

Trecho é palco de diversos acidentes, dentre eles um que vitimou uma criança de 9 anos no último domingo (2)

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O km 251 da BR-163, em Dourados, na saída para Caarapó, amanheceu ocupado por manifestantes, que pedem por mais segurança e melhorias na sinalização do trecho. Segundo a CCR MSVia, concessionária responsável pela rodovia, o tráfego está intenso na região, com congestionamento de 1 km, entre os km 250 e 251.

Manifestação consta no painel de monitoramento da CCR MSVia.

O trecho em questão vem sendo palco de diversos acidentes, dentre eles um ocorrido no último domingo (2) envolvendo três veículos, que restultou em uma criança de 9 anos morta, outra de 6 anos em estado grave e deixou outras quatro pessoas hospitalizadas.

A manifestação foi organizada por moradores de bairros e sitiocas próximas à rodovia, que precisam usá-la diariamente e convivem com os riscos do trânsito, que se tornou mais intenso nos últimos anos com a chegada de indústrias na região.

Dentre as reivindicações, estão acostamento e a implantação de acessos seguros às sitiocas, já que a falta da infraestrutura coloca em risco os que trafegam na via, desde os caminhoneiros e carros de passeio até os ciclistas e pedestres.

Além disso, os manifestantes cobram que o local receba mais sinalização, também com o intuito de tentar frear o aumento no número de acidentes nas proximidades. 

Em conversa com o portal Dourados Agora, moradores destacaram que não foram feitas melhorias na região desde que a CCR MSVia assumiu a concessão, há uma década.

“A gente precisa de uma entrada segura. O movimento cresceu demais e estamos expostos ao perigo todos os dias”, afirmou um dos organizadores. 

Os manifestantes aguardam que autoridades e representantes da CCR MSVia compareçam no local para apresentar soluções aos problemas apontados.

A BR-163 é a principal rodovia de Mato Grosso do Sul, cortando o estado de norte a sul, e sendo uma das vias de escoamento de produtos.

Acidente fatal

Na noite do último domingo (2), um acidente envolvendo três veículos deixou um morto e cinco feridos na BR-163, entre Dourados e Caarapó.

A vítima fatal foi identificada como Carlos Riklme Gomes de Freitas, de 9 anos. Ele chegou a ser reanimado com massagem cardíaca por 40 minutos, mas não resistiu e morreu no local.

Os outros cinco feridos foram encaminhados para o Hospital da Vida de Dourados, dentre eles uma criança de 6 anos, que está em estado grave.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, uma Toyota Hilux e uma Volkswagen Kombi seguiam no sentido Dourados-Caarapó quando, por motivos desconhecidos, a caminhonete bateu na traseira da Kombi. Com a colisão, os motoristas de ambos os veículos perderam a direção, saíram da pista e capotaram diversas vezes na vegetação às margens da rodovia.

Um Chevrolet Corsa, que vinha no sentido contrário, precisou sair da pista para não ser atingido frontalmente pelos veículos.

Pior índice desde 2017

Um levantamento realizado pelo Correio do Estado em novembro do ano passado mostrou que a BR-163 registra, em média, 71 acidentes por mês. De janeiro a outubro de 2024, a rodovia, que corta Mato Grosso do Sul da divisa com o Paraná à divisa com Mato Grosso, foi cenário de 709 acidentes, que resultaram em 57 óbitos.

A média de 71 acidentes por mês é o pior índice visto desde 2017. De janeiro a dezembro daquele ano, foram registrados 877 acidentes, uma média de 73 acidentes mensais.

Se comparados os óbitos registrados, os números mostram que 2024 é mais mortal na rodovia. Os índices apontam para uma média de 5,7 mortes por mês, mais do que a média de 5,1 mortes mensais registradas em 2017. Nos 12 meses daquele ano, 62 pessoas morreram na BR-163.

O ano de 2017 marcou ainda o início de uma queda no número de acidentes. No entanto, em 2020 esses índices voltaram a subir. Confira o levantamento:


Rodovia da morte

A BR-163 teve, por muitos anos, o título de "rodovia que mais mata", sendo que a privatização de 2013 buscava tirar o título macabro do trecho. 

Os números de 2015 apontam para uma queda significativa no número de mortos, que foi de 88 para 58 entre 2014 e 2015. No entanto, os índices voltaram a subir, principalmente porque a CCR MSVia, não cumpriu com o contrato, que previa a duplicação de todos os 845 km da BR-163, de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, a Sonora, na divisa com o Mato Grosso.

O prazo para a duplicação completa terminaria em 2024, mas a concessionária fez apenas a duplicação necessária para iniciar a cobrança de pedágio, de cerca de 155 km.

A rodovia não recebe investimentos desde 2017, quando a empresa solicitou o reequilíbrio do contrato. A CCR chegou a dizer em 2019 que não tinha interesse em permanecer com a rodovia e até cobrou a devolução de ativos da União, no valor de R$ 1,4 bilhão.

O acordo final para a manutenção da empresa na gestão só foi alcançado em 2023, e aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em novembro de 2024.

Com essa decisão, espera-se um investimento de R$ 12 bilhões, que incluirá a duplicação de 170 km da via, a construção de uma terceira faixa em outros 190 km e diversas obras adicionais.

Colaborou: Naiara Camargo

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ETAPA

Passe da UFMS é realizado hoje com 18 mil inscritos

As provas serão aplicadas na manhã deste domingo (14), das 8h às 13h, em 11 cidades do Estado

14/12/2025 08h00

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14)

Mais uma etapa do Passe da UFMS será realiza neste domingo (14) Gerson Oliveira/Correio do Estado

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O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul será realizado na manhã deste domingo (14), com mais de 18 mil inscritos em todo o Estado interessados em ingressar no Ensino Superior.

Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.

De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.

Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.

  • Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
     
  • Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
     
  • Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.

As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:

  • 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;

Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.

Cronograma

  • Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva – 16 de dezembro de 2025;
  • Período de recurso administrativo do gabarito preliminar – 17 e 18 de dezembro de 2025;
  • Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e dos recursos administrativos do gabarito – 29 de dezembro de 2025;
  • Resultado preliminar da prova objetiva – 08 de janeiro de 2026;
  • Período de recurso administrativo do resultado preliminar da prova objetiva – 08 e 09 de janeiro de 2026;
  • Divulgação do resultado final – 11 de março de 2026.

*Colaborou Noysle Carvalho

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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