Cidades

Imunização

Mato Grosso do Sul já vacinou 39% da população indígena

De acordo com os dados publicados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena, ao todo 18.058 indígenas foram imunizados

Continue lendo...

Desde a chegada da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, 18.058 indígenas já foram vacinados, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).  

Através de um trabalho de parceria entre o Estado, municípios e o DSEI, a porcentagem de vacinados nos 30 municípios que apresentam aldeias chegou a 39,1%.  

Últimas Notícias

Os dados apontam que nos 14 polos-base coordenados pelo Distrito no Estado, as imunizações da comunidade indígena variam de 13,3% (nos municípios de Maracaju e Porto Murtinho) a 79,1% (em Brasilândia e Corumbá).

O município que vacinou o maior número de indígenas foi Dourados: 3.003, de um total de 9.727 vacináveis. Na sequência, vem Miranda, com 2.405 imunizados, de um universo prioritário composto por 5.687 pessoas.  

Em terceiro lugar, aparece Amambai: 2.167 moradores nas aldeias já receberam o imunizante, do total previsto de 5.713 imunizáveis.

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, parabenizou os esforços de todos os envolvidos na campanha de vacinação prioritária aos indígenas, que apresentam vulnerabilidade frente a doença.  

“Parabenizamos as equipes do DSEI, coordenadas pelo coronel Joe Jaccenti Júnior, bem como dos municípios, com o apoio de prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias municipais de saúde, além de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde que não estão medindo esforços”, salientou o secretário. 

Fake News

Nos últimos dias o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), denúncias de notícias falsas que estavam espalhadas nas aldeias próximas ao município de Nioaque a região, gerando temor infundado na comunidade. 

A implantação de um chip na cabeça de quem se vacinar ou o fato de os indígenas estarem sendo usados ​​de “cobaias” para testar se a vacina funciona ou se pode matar alguém com o vírus implantado, eram os principais boatos. 

Com a situação, a promotora de justiça de Nioaque, Mariana Sleiman coordenou uma reunião, com objetivo de esclarecer a importância da vacinação contra Covid-19.  

Com medo da vacina, apenas metade da população local foi vacinada, desde o lote destinado ao grupo ter sido disponibilizado nos postos de saúde.

A reunião durou quatro horas, e com participação a participação do Procurador da República Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes, que reafirmou a segurança e procedência da vacina, a fim de que os indígenas, perdão o medo de tomá-la. 

 E alertou sobre as possíveis consequências aquelas que propagarem informações falsas no intuito de evitar que seus pares indígenas sejam vacinados.

Assine o Correio do Estado

Educação

IFMS abre seleção para qualificação profissional à distância

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de março

11/02/2026 18h20

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para ingresso em cursos de qualificação profissional à distância, com início das aulas neste primeiro semestre letivo.

Os cursos de Assistente Administrativo, Operador de Computador e Vendedor são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e têm duração de três meses. 

Há vagas em 16 municípios: Amambai, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Maracaju, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de março.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado deve usar o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF) e seguir as seguintes etapas:

  • Cadastro
  • Acessar a Página do Candidato da Central de Seleção;
  • Preencher os campos com os dados pessoais;
  • Conferir se o nome e a data de nascimento estão corretos;
  • Clicar em 'Enviar Cadastro';

Quem já tem cadastro deve clicar em 'Atualizar Meus Dados', ver se as informações estão corretas e clicar em 'Enviar Cadastro'.

Seleção

Para os cursos com o número de vagas limitado, os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico, previsto para 9 de março.

Haverá sorteio para as vagas ofertadas em Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraíso das Águas e Três Lagoas. Nos demais municípios, as vagas são ilimitadas e, por isso, não será necessário fazer sorteio.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, a divulgação da primeira chamada está prevista para 17 de março, com matrículas entre os dias 18 e 27. As aulas terão início no dia 13 de abril.

Saiba*

Os cursos de Formação Inicial e Continuada do IFMS conduzem os estudantes à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional.

Os concluintes receberão certificado de formação na área, com validade nacional, e estarão habilitados ao exercício profissional.

Em caso de dúvida, o contato com o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Assine o Correio do Estado 

LÍDER RELIGIOSO

Pai de santo é preso por estuprar mulheres em centro de umbanda em Campo Grande

Pelo menos três vítimas já relataram os abusos sexuais, sendo que uma afirmou sofrer com os atos criminosos desde os 12 anos

11/02/2026 18h15

Local onde o líder religioso incorporava a entidade e abusava das vítimas

Local onde o líder religioso incorporava a entidade e abusava das vítimas Divulgação / Polícia Civil

Continue Lendo...

Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), prendeu um homem de 63 anos, que exerce a função religiosa de pai de santo em um centro de umbanda na Capital. Ele é investigado pela prática de crimes de estupro de vulnerável contra mulheres praticantes da religião.

O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil em novembro de 2025, a partir do relato de uma das vítimas, que informou ter sido abusada sexualmente pelo indivíduo quando tinha apenas 12 anos. Segundo o depoimento, o pai de santo alegava estar incorporado por uma entidade espiritual e, sob o pretexto de realizar trabalhos espirituais, praticava os abusos. Além desta ocorrência, há outras duas investigações em andamento envolvendo vítimas distintas, que relataram condutas semelhantes.

Local onde o líder religioso incorporava a entidade e abusava das vítimas
O preso foi conduzido à sede da DEPCA, onde foi formalizada a prisão

Sua conduta, além de ser enquadrada no crime de estupro de vulnerável, teve aumento de pena em razão do exercício de autoridade sobre a vítima, ou seja, por atuar como líder religioso.

Além disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, por possuir uma espingarda no centro espiritual, sem a documentação necessária. 

Em interrogatório, o investigado afirmou que, quando estaria “trabalhando com a entidade”, sua incorporação seria “totalmente apagada” e que não teria conhecimento do que fazia nesse estado. A versão será confrontada com os demais elementos de prova colhidos no inquérito policial.

Após os procedimentos na delegacia, ele será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).