Cidades

TEMPO

Mato Grosso do Sul terá calor mais forte dos últimos vinte e quatro anos

Previsão indica que o Estado registrará média de 40ºC ao longo da semana em diversos municípios, a maior temperatura desde 1996

Continue lendo...

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta semana terá os dias mais quentes em Mato Grosso do Sul. Em cidades como Campo Grande e Corumbá, a máxima pode chegar a 45ºC. A Capital pode atingir novo recorde de temperatura máxima no fim de semana. 

Essas temperaturas são as maiores para o período desde 1996, segundo o meteorologista Natálio Abrahão. As previsões do Instituto para Campo Grande variam de 37°C a 44ºC. Hoje e amanhã, as temperaturas serão de 40ºC e 42ºC, respectivamente. A umidade terá mínima de 10%.  

De acordo com o Inmet, domingo vai ser o dia mais quente em Corumbá, com máxima de 46°C. Entre hoje e sexta-feira, a temperatura máxima varia de 45ºC a 46ºC. A média da umidade fica em 70%, com ventos fracos ao longo do dia.  

A meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), Franciane Rodrigues, explica que o calor é resultado de uma massa de ar seco sobre a região Central do Brasil. Segundo Rodrigues, as altas temperaturas nos municípios de Mato Grosso do Sul vão continuar até a segunda quinzena de outubro. 

“É esperado que até seguiremos com elevadas temperaturas, baixa umidade e sem chuva significativa”.

Em Mato Grosso do Sul, as cidades mais quentes nas últimas 24 horas foram Paranaíba, com 41ºC, Água Clara, com 39ºC, e Coxim, com 38ºC. 

Nas últimas 24 horas, Paranaíba ficou atrás de 12 cidades na lista de valores extremos de temperatura do Brasil. Nos próximos dias, Paranaíba tem previsão média de temperatura de 42ºC. Com umidade máxima de 50%.

Segundo o Cemtec, há expectativa para o retorno de chuva significativa para todas as regiões do Estado a partir do dia 6 de outubro. 

Até o dia 11 de outubro, é esperado para todas as regiões tempo firme, elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Durante a semana, Mato Grosso do Sul vai permanecer com baixa umidade à tarde.

HISTÓRICO  

De acordo com dados do Cemtec, setembro deste ano registrou temperaturas recordes, desde 2008. A maior temperatura registrada anteriormente no Estado foi em Coxim, que atingiu 42,9ºC, em 2019.

Segundo o Cemtec, Campo Grande chegou a atingir 39,8ºC no ano passado. Em setembro de 2019, Rio Brilhante chegou a 42,5°C e Ivinhema registrou temperatura de 40°C.

Porém, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, do Centro Meteorológico da Uniderp, desde 1996 não são registradas temperaturas como a que deve acontecer a partir de hoje. “São as maiores máximas desde 1996 e amanhã [quarta-feira] pode ser maior”.

IMPACTOS

Com sete meses de incêndio, as queimadas no Pantanal continuam avançando. Segundo Franciane Rodrigues, a vegetação seca e o calor presentes no Estado contribuem para o aumento de novos focos de incêndio no bioma.  

Além das consequências no sistema respiratório por causa da qualidade do ar com fumaças, o calor pode agravar a situação. Rodrigues explica que as elevadas temperaturas dos próximos dias podem causar sintomas como irritação, cansaço excessivo durante o dia, dores de cabeça e tontura.

Outras complicações para a saúde podem ser causadas pela baixa umidade do ar. Alguns problemas decorrentes da situação são: complicações alérgicas e respiratórias, por conta do ressecamento da mucosa; sangramento nasal; ressecamento da pele; irritação nos olhos; e eletricidade estática em pessoas e equipamentos.

A onda de calor é considerada como estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As recomendações são: beber muita água; não praticar atividades físicas; umidificar o ambiente; e usar hidratante e protetor solar para pele.

Capacitação

Campo Grande sedia Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio

Com inscrições gratuitas, evento vai de terça-feira (26) a quinta-feira (28)

25/11/2024 18h00

Parktec

Parktec Divulgação

Continue Lendo...

A Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa nesta terça-feira (26) no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). 

O evento, que vai até 28 de novembro, reunirá agentes de tecnologia, representantes de empresas, instituições de ensino e gestores públicos do Brasil.

O evento abordará temas como:

  • Cidades Inteligentes
  • Inovação Aberta
  • Captação de Recursos
  • Fomento em Projetos de Inovação
  • Rota Bioceânica
  • GovTech

Programação

O diretor executivo adjunto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Matheus Ferreira, abre o ciclo de palestras na terça-feira às 18h30. Em seguida, Álvaro Prata, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e que participou das discussões do Science20 (S20) - grupo de discussões do G20 sobre ciência e tecnologia -, falará sobre inovação e tendências tecnológicas no Brasil.

Programação completa:

26 de novembro

18h30 – 19h00: Credenciamento
19h00 – 19h15: Abertura oficial
19h15 – 19h30: Solenidade com Universidades e Instituições parceiras
19h30 – 20h00: Palestra: Confederação da Agricultura do Brasil
Matheus Ferreira – Diretor Executivo Adjunto
20h00 – 20h30: Palestra: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Álvaro Prata – Diretor-Presidente
20h30 – 21h30: Coquetel

27 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h20: Potencializando Ambientes de Inovação
Ricardo Senna – Secretário Executivo da Semadesc
09h20 – 09h40: Fomento à Pesquisa Científica e Inovação em MS
Prof. Dr. Nalvo Franco – Diretor Científico da Fundect
09h40 – 10h20: Coffee break
10h20 – 12h00: Painel: Inovação Aberta e Captação de Recursos
Casos Bayer, Nestlé e outros
12h00 – 14h00: Pausa para almoço
14h00 – 16h30: Painéis sobre Cidades Inteligentes, Marco Legal e Startups

28 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 10h20: Palestras sobre Rota Bioceânica e Conexões Estratégicas
14h00 – 16h30: Painel: Tecnologia e Agronegócio no Mato Grosso do Sul

Como participar

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas pelo site do evento. As atividades ocorrerão no Parque Tecnológico de Campo Grande, localizado na Avenida Rachid Neder, 760, bairro Monte Castelo.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).