Cidades

EDUCAÇÃO INFANTIL

Mesmo com redução na fila, mais de 6 mil ainda aguardam vaga em creche

Educadora diz que queda do deficit demonstra a ação de investimentos, mas que ainda é preciso avançar; no ano passado, o Estado abriu novas vagas na Rede Estadual de Ensino (REE) para ajudar prefeituras

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Na Rede Municipal de Ensino (Reme) da Capital, o ano letivo começou já com queda no deficit de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Enquanto em 2023 o montante era de 9 mil alunos na fila de espera de creches, neste ano o número diminuiu para 6.919 crianças, segundo documento da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed).

A especialista, professora e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Myrna Wolff relata que essa queda demonstra que têm ocorrido investimentos públicos na Educação Infantil, no entanto, conforme aponta a educadora, “eles precisam continuar avançando”.

No ano passado, a Secretaria de Estado de Educação (SED) abriu 38 mil novas vagas em escolas públicas em todo o território sul-mato-grossense, tanto para o Ensino Médio quanto principalmente para o Ensino Fundamental (25,4 mil vagas), visando colaborar para que os municípios conseguissem dar uma maior atenção à Educação Infantil.

Desse total, 6 mil vagas foram abertas pelo Estado em Campo Grande. Ainda assim, o deficit na Educação Infantil só registrou 23% de queda. Por meio de nota, a Semed comunica que neste ano foram disponibilizadas 6.369 vagas nas Emeis e que, ao todo, a Reme atende cerca de 105 mil alunos. Em 2023, esse total era de 108 mil estudantes.

Além da iniciativa estadual, a Prefeitura de Campo Grande anunciou no ano passado uma série de investimentos na educação, como a abertura de mais de 6.600 vagas (5 mil delas somente para a Educação Infantil), a criação de 166 novas salas modulares nas escolas da Capital, a contratação de 300 professores, a aquisição de equipamentos e a entrega de novas unidades.

*Saiba
Judicializações

Por conta da fila de espera nas Emeis, alguns responsáveis procuram a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS) para solicitar a vaga.
O órgão informa que, no ano passado, registrou 1.725 casos e que 1.902 ações foram ajuizadas na Capital. Neste ano, são aproximadamente 700 casos.
A DPGE-MS também relata que tenta resolver os casos de forma extrajudicial, comunicando o município antes de entrar com ação na Justiça.

No entanto, mesmo com o ano letivo já tendo iniciado, o Executivo municipal não conseguiu entregar o pacote de ações no prazo. De acordo com a assessoria da prefeitura, o planejamento das iniciativas foi dividido em etapas que se estenderão ao longo deste ano.

As salas modulares, por exemplo, devem ser entregues de forma parcial ainda neste primeiro semestre. Do total, apenas 10 salas foram construídas na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, nas Moreninhas.

A prefeitura também confirma que mais investimentos estão por vir, no valor de R$ 40 milhões, por meio do programa Juntos Pela Escola, voltados para a reforma de 106 Emeis e 99 escolas municipais.

Educação Infantil

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n° 9.394/1996) estabelece a obrigatoriedade do ensino para indivíduos de quatro a 17 anos. Porém, essa mesma legislação não abrange o ensino infantil – o que, para alguns especialistas, é um dos problemas educacionais do País.

Para Myrna, o ensino infantil, mesmo que não seja obrigatória por lei, é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois favorece diversos aspectos que são trabalhados durante essa fase.

“Favorece o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem, além do desenvolvimento social e cultural. A autonomia da criança também vai sendo aprendida na interação com o outro. A família também é favorecida quanto tem a sua criança educada, acompanhada, alimentada e cuidada. Deve, em contrapartida, colaborar com o processo”, aponta a professora.

Já a professora doutora Maria Lima indica que o ensino infantil propicia o contato das crianças com o conhecimento sistematizado e também permite o desenvolvimento integral desse indivíduo.

“Frequentar a Educação Infantil é muito importante, porque é nesse período que a criança pode passar por processos de socialização que vão propiciar o desenvolvimento intelectual, social, motor e emocional”, esclarece.

Em seu Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, o Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo chegar à marca de 50% da população de até três anos matriculada na Educação Infantil.

Entretanto, de acordo com o Censo Escolar 2023, publicado no mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que o País atinja esse propósito, “precisa sair das atuais 4,1 milhões e atingir algo em torno de 5 milhões de matrículas” nessa etapa de ensino.

Myrna acredita que essa meta é possível de ser concretizada no Brasil, porém, segundo a especialista, vai depender fundamentalmente do investimento que será feito na área.

 

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Motivação

Escola premia estudantes que aumentam média com churrasco

Pela terceira vez, 320 alunos de Campo Grande recebem o benefício

02/12/2024 17h00

Churrasco na Escola Estadual Maria Rita

Churrasco na Escola Estadual Maria Rita Saul Schramm / Governo de MS

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A Escola Estadual Maria Rita, localizada em Campo Grande, está fazendo sucesso com alunos com uma iniciativa criativa para incentivar o desempenho acadêmico de seus estudantes.

A proposta é simples, mas eficaz: toda vez que os alunos melhoram a média em relação ao bimestre anterior, são recompensados com um dia de churrasco na merenda.

Nesta segunda-feira (2), a escola celebrou a terceira edição do evento especial. Os 320 alunos da unidade foram agraciados com o que muitos consideram sua refeição favorita, como reconhecimento pelo esforço e dedicação na busca por um aprendizado cada vez melhor.

O governador Eduardo Riedel fez questão de participar deste momento de confraternização entre alunos e direção. "Parabéns a todos que colocaram esta ideia em prática e aos alunos que por mérito conseguiram bater a meta. Hoje é um dia de reconhecimento ao esforço dos alunos, professores e todos os profissionais da unidade", declarou o governador.

Incentivo

José Nogueira Neto, diretor da escola, explicou que os alunos prontamente aceitaram o desafio em troca do almoço especial. "Tivemos uma conversa com eles quando propomos o desafio, para melhorar a média geral do bimestre. A resposta foi positiva e estamos cumprindo com o prometido, já pela terceira vez".

Nogueira ressalta que na escola de tempo integral, o foco principal é o aluno. "Sem estudante não tem escola, não há razão da escola existir. Nos esforçamos para que nossos alunos tenham ótimos resultados. Celebramos a vitória com o churrasco e eles ficaram muito felizes".

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, também esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. "São ações como esta que a gente espera, que usa a criatividade para que as crianças aprendam e permaneçam nas nossas escolas. Várias (escolas) da nossa rede tem ações semelhantes. Muito orgulhoso desta ação e espero que inspire outras unidades".

Os alunos foram os mais contentes com a ação. Pablo Ruan, de 12 anos, agradeceu feliz. "Foi muito bom esse churrasco hoje, mostra que os diretores sempre estão tentando proporcionar o melhor para gente, com momentos legais e almoços bons, temos que agradecer a eles".

Ana Cláudia Gaúna também expressou sua satisfação. "Eu achei muito legal, é sempre bom ter comidas diferentes para merenda. Os alunos gostam muito destas coisas. Tenho que agradecer a direção, amei o churrasco, é a minha comida favorita".

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Cidades

Dezembro terá 60 vagas extras diárias para emissão do novo RG

É importante lembrar que quem for até o local sem agendamento prévio, deve ter em mãos CPF, Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento

02/12/2024 16h30

Dezembro terá 60 vagas extras diárias para emissão do novo RG

Dezembro terá 60 vagas extras diárias para emissão do novo RG Governo de MS

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Dezembro chegou e aqueles que ainda não conseguiram agendar a emissão do novo Registro Geral (RG) podem comemorar, há uma alternativa para passar o ano novo com o documento no bolso. 

O Posto de Identificação do Shopping Pátio Central está disponibilizando 60 vagas extras, em dias úteis, de forma que seja facilitado o processo para quem precisa emitir a nova identidade.

Já no Shopping Campo Grande é possível procurar diretamente o posto de identificação para verificar a possibilidade de encaixe, bastando comprovar a necessidade do atendimento. Esta medida é recomendada apenas para casos de urgência, quando o agendamento online não puder ser feito.

É importante lembrar que quem for até o local sem agendamento, deve ter CPF, Certidão de Casamento/Divórcio ou Certidão de Nascimento em mãos. 

A partir de janeiro de 2025, o atendimento será ampliado para 23.200 vagas nos postos de Campo Grande e outras 37.700 vagas diárias no interior de MS. 

Vale ressaltar que os postos de identificação não terão horário alterado durante as férias de fim de ano, exceto aqueles localizados em prédios municipais - que devem seguir os recessos estabelecidos nos diários oficiais locais.

Validade

O prazo de validade da Carteira de Identificação Nacional (CIN) varia conforme faixa etária, sendo:

  • De 0 a 12 anos - validade por 5 anos;
  • De 12 a 60 - a validade por 10 anos;
  • A partir de 60 anos - a validade por tempo indeterminado.

Regras

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. 

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.  

A CIN é emitida nos modelos em papel e policarbonato (plástico), além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR

As mudanças no Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (LGBTQIA+) e fazem parte do compromisso do governo federal com políticas públicas voltadas a esse público.

Vantagens do Novo Documento

O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças.

O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade. Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o Machine Readable Zone (MRZ), reduzindo a probabilidade de fraudes.

**Colaborou Alanis Netto**

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