Cidades

JUBILEU 2025

Milhares vão às ruas para celebrar tradição que começou há 725 anos

Realizada a cada 25 anos, a festa religiosa acontece desde 1300 com propósito de assinalar a fé cristã

Continue lendo...

Milhares de pessoas foram às ruas de Campo Grande neste domingo (30) para celebrar os 725 anos do Jubileu da Igreja Católica. Realizada a cada 25 anos, a festa religiosa acontece com propósito de assinalar a fé cristã e responder aos desafios de cada época vivenciada pela Igreja Católica.

Neste ano, a procissão do considerado “Ano Santo” foi iniciada às 16h30 na Paróquia São José e seguiu até a Catedral Nossa Senhora Da Abadia e Santo Antônio de Pádua, local da Santa Missa.

“Bodas de prata, bodas de ouro, bodas de diamante, a cada 25 anos nós celebramos com muita alegria a fidelidade de um casal, ou a vida de alguém. Assim também, a cada 25 anos a igreja celebra com solenidade o aniversário de Jesus Cristo e o mistério da encarnação.”, disse Dom Dimas Lara Barbosa, atual arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande. O evento contou com a reunião das 54 paróquias da Arquidiocese com 318 capelas.

Tomada de fieis, padres, e bispos, a procissão icomeçou com a apresentação  da cruz peregrina nas escadarias da Paróquia São José, seguiu pela Pedro Celestino, Avenida Afonso Pena, tomou à via pela contramão na 14 de Julho até chegar a catedral, já preparada para receber os muitos católicos que seguiram todo o trajeto com canticos e orações. As milhares de pessoas foram acompanhadas por duas ambulâncias, Guarda Civil Metropolitana, e equipes de apoio que distribuíram água durante todo o trajeto, além de parte da banda do Exército e Polícia Militar.

“A esperança cristã não é esperar em um ponto de ônibus enquanto o ônibus está atrasado, pelo contrário, é a doce expectativa de que o senhor vai realizar na sua vida”, disse Dom Dimas, que salientou que o evento de hoje é uma “manifestação pública de cristo que está no meio de nós, do povo de Deus que caminha.”

Natural da Índia e missionário no Brasil há 14 anos, Durai Aruldoss, é parte da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, e atualmente é sacerdote na Paróquia Cristo Rei, da Congregação João Evangelista e aproveitou para falar da importância do evento e da união dos fieis neste momento.  “Ano muito especial, com tema de esperança, o ano inteiro vamos vivenciar essa esperança para nós e para todos aqueles que lutam”, disse.

Cabe destacar que em 2025, a peregrinação contará com duas cruzes, onde, a 1ª delas, a cruz jubilar, permanecerá na Catedral Nossa Senhora Da Abadia e Santo Antônio de Pádua, enquanto a outra segue para o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e será parte de procissões de diversos grupos religiosos durante o mesmo período.

Assine o Correio do Estado
 

GATO

Suspeitas de furto de energia em MS cresceram 62% em 2024, diz concessionária

De janeiro a novembro ocorrerão cerca de 9,9 mil denuncias de furto na energia elétrica no Estado

01/01/2025 17h00

Para tentar conter o aumento de fraudes, popularmente conhecido como

Para tentar conter o aumento de fraudes, popularmente conhecido como "gatos", a Energisa mantém uma ação ostensiva e integrada com a Polícia Civil Foto: Divulgação / Energisa MS

Continue Lendo...

Cresce no Estado o número de suspeitas de fraude na rede elétrica, segundo a concessionária Energisa, o aumento em 2024 é de 62%, em comparação com o ano de 2023.

De acordo com a Energisa, mais de 160 pessoas foram levadas à delegacia por conta de suspeita deste tipo de crime. Em 2023, a média de denúncias e apontamentos mensais era de 6 mil casos. Já em 2024, considerando o período de janeiro a novembro, a média passou a ser de 9,9 mil casos. 

Para tentar conter o aumento de fraudes, popularmente conhecido como "gatos", a Energisa mantém uma ação ostensiva e integrada com a Polícia Civil, além de um cronograma diário de atuação contra furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis nas cidades atendidas pela concessionária.

A concessionária e a polícia se baseiam em investigações preliminares e análise de dados, com o uso de alta tecnologia, para identificar discrepâncias significativas nos registros de consumo.

As inspeções periódicas para identificar fraudes e furto de energia elétrica seguem determinação do órgão regulador do setor, a Aneel, que estabelece que “a distribuidora deve promover, de forma permanente, ações de combate ao uso irregular da energia elétrica”.

A distribuidora de energia possui um centro de monitoramento de fraudes e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento online, pelo aplicativo Energisa On, ou através do telefone: 0800 722 7272. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.

Segundo o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, as fraudes na rede elétrica acarretam diversos problemas, provocando principalmente a elevação da tarifa.

“Temos intensificado as ações de fiscalização para evitar que a sociedade pague um preço caro pela atitude criminosa de algumas pessoas. Além de colocar em risco a vida de pessoas inocentes, a fraude e furto de energia provoca elevação da tarifa para todos os consumidores da Energisa Mato Grosso Sul. A população também sente o impacto no repasse aos cofres públicos, do dinheiro que poderia ser investido em segurança pública, saúde e educação, entre outros”, explica.

Segundo a concessionária, cerca de 100 fraudes são detectadas, por dia, em Mato Grosso do Sul, sendo que, de janeiro até novembro de 2024 foram mais de R$ 68 milhões que deixaram de ser repassados aos cofres públicos por conta deste tipo de crime.

FISCALIZAÇÃO

Em Dourados, durante a Operação Quilowatt, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo quatro autuadas em flagrante por crimes de furto de energia elétrica e estelionato, previstos no Código Penal brasileiro. Ao todo, 33 estabelecimentos foram vistoriados em um único dia.

A pena para furto de energia elétrica, quando a pessoa desvia energia antes do medidor, varia de 1 a 4 anos de reclusão. Além disso, há a possibilidade de multa.

POLÍCIA

Choque interrompe arruaça na véspera do ano novo e apreende 10 motos

O batalhão atuou ontem em ocorrências envolvendo disparo de arma de fogo em via pública e desobediência

01/01/2025 15h30

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via pública

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via pública Foto: Divulgação Batalhão de Choque

Continue Lendo...

Durante a véspera do ano novo o batalhão de choque da policia militar interrompeu arruaças em via publica em Campo Grande.

Segundo a corporação equipes da policia de plantão atuar para encerrar baderna de motociclistas que estavam, de acordo com o choque, "utilizando as motos para fazer arruaças em vias".

Ao todo na véspera do ano novo foram apreendidas 10 motos pelo batalhão, os veículos foram encaminhadas para o pátio do Detran.

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via públicaFoto: Divulgação / Batalhão de Choque

DISPARO DE ARMA

Outra ocorrência atendida pelo choque foi de um flagrante através de imagens de câmeras de segurança onde foi observado que dois homens estavam armados e efetuando disparos em via pública ao lado do Camelódromo de Campo Grande, na região central da cidade.

No vídeo, o autor, um homem de camiseta preta, disparou a arma da carroceria de uma caminhonete RANGER, em direção ao mercadão municipal, mirando em uma placa de trânsito. 

Logo após os disparos ele repassou a arma para outro indivíduo, que estava de camiseta branca e a guardou na cintura.

Conforme informou o batalho de choque, na chegada da equipe no local, após anuncio de abordagem, os dois homens correram para o interior da conveniência desobedecendo a ordem efetuada. 

No interior do estabelecimento os policiais conseguiram abordá-los e, em seguida, localizam a arma de fogo que eles tentaram dispensar jogando no chão, um revólver Rossi calibre 38.

Os dois homens com idades de 29 e 41 anos foram presos, o choque apreendeu, além da arma, seis estojos deflagrados de munição calibre 38.

Veja flagrante feito por câmera de segurança do disparo da arma de fogo feito em via pública na véspera do ano novo;

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).