Em evento do Governo Federal para entregar mais de 2 mil títulos de propriedade no assentamento Itamarati, em Ponta Porã, no interior de Mato Grosso do Sul, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, exaltou o programa governamental de inclusão digital e afirmou que a chegada do 5G no Estado irá ampliar as possibilidades no agronegócio.
De acordo com a fala de Faria, estudos apontam que a conectividade 5G pode aumentar a produtividade da produção agrícola em até 20% ao ano. Dessa forma, ainda segundo o ministro, apenas o agronegócio pode subir em 2% o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
“O 5G vai fazer Mato Grosso do Sul ficar ainda melhor, mais forte, gerar mais empregos e dar a possibilidade de fabricar equipamentos para o setor crescer”, apontou em seu discurso.
Além disso, o ministro anunciou que serão instalados mais dois pontos de internet pelo programa Wi-fi Brasil. Em todo o Estado existem 300 pontos de conectividade gratuita concedidos pelo governo federal.
“Dentro de três meses todas as escolas públicas rurais de Mato Grosso do Sul terão conexão com a internet”, destacou.
E continua: “Hoje apenas neste Estado já são 886 pontos, faltam apenas 10, então, vamos começar a zerar e dentro de 90 dias nenhuma escola ficará sem conexão.”
Na oportunidade foram entregues 400 computadores, dos quais 40 foram para o Assentamento Itamarati. O restante será distribuído entre 33 escolas estaduais e atenderão mais de 13 mil alunos.
Os equipamentos serão direcionados ao polo da Universidade Aberta do Brasil, na Aldeia Porto Lindo, e para a Escola Estadual José de Alencar, em Jacareí.
Agenda presidencial
Nesta terça-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (PL), foi à Ponta Porã participar, junto de ministros que compõem o governo, da entrega de títulos de propriedade para regularização fundiária, no Assentamento Itamarati.
Ao chegar ao local, uma multidão de apoiadores o esperava do evento. Além dos títulos de regularização e pontos de internet, o governo ainda anunciou crédito para assentados e cessão de área da União para o município.
Estiveram presentes, além do ministro Fábio Faria, a ministra da Agricultura e Abastecimento, Tereza Cristina, vereadores e pré-candidatos da região.




