Cidades

CRIME BRUTAL

Morre em Dourados pai de criança morta e estuprada em Mundo Novo

Morre em Dourados pai de criança morta e estuprada em Mundo Novo

VIVIANNE NUNES

07/11/2010 - 07h38
Continue lendo...

Morreu neste sábado em um Hospital de Dourados, o pai da menina Vitória Regina Dias Evaristo, Cícero Evaristo. Ele sofreu uma crise muito forte de úlcera nervosa logo após o enterro da filha e foi levado ao hospital. Cícero permaneceu internado por uma semana na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) mas não resistiu à gravidade das complicações e acabou morrendo.

Vitória Regina, 10 anos, foi vítima do pedófilo Celso José Rodrigues, 47 anos, que foi preso em flagrante na semana passada em Mundo Novo, onde aconteceu o crime. Ela foi morta a facadas no dia 24 de outubro. Depois de matar a criança, o acusado enterrou seu corpo nas proximidades da rodovia BR-163, distante cerca de 10 quilômetros da cidade. A criança morava com os pais e com um irmão de 16 anos

O crime bárbaro foi noticiado pelo Portal Correio do Estado no último dia 27 de outubro e revela que o pedreiro acusado pelo crime, morava nos fundos da casa da família e se disse apaixonado pela menina desde que ela tinha cinco anos. Ele a teria pedido em namoro e diante da recusa, a matou e praticou o ato sexual com a criança ainda viva e depois de morta.

O acusado agora deve responder pelo crime de homicídio doloso, ocultação de cadável e vilipêndio.
A polícia já investia outros crimes que possam ter sido cometidos pelo pedreiro, já que em sua casa foram encontradas fotos e cartas com caligrafia de crianças.

JUSTIÇA

Moraes manda prender Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Ele é condenado a 21 anos de prisão

02/01/2026 22h00

O ex-assessor foi condenado a 21 anos  de prisão por participação na trama golpista. 

O ex-assessor foi condenado a 21 anos  de prisão por participação na trama golpista.  Antônio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (2), Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsanaro. A operação foi realizada em Ponta Grossa (PR), onde Martins cumpria prisão domiciliar desde o último sábado (27). O ex-assessor foi condenado a 21 anos  de prisão por participação na trama golpista. 

A prisão preventiva foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na última terça-feira (30), o magistrado determinou que a defesa de Martins se manifestasse sobre um possível descumprimento de medidas cautelares impostas ao réu.

“Filipe Garcia Martins Pereira descumpriu as medidas cautelares impostas quando fez uso de suas redes sociais, mesmo sabendo que estava proibido de usá-las. Essas circunstâncias por si sós evidenciam o desprezo do réu pelas medidas impostas e pelo próprio sistema jurídico, pois não respeita as normas e não cumpre as decisões judiciais”, afirmou Moraes.

Defesa

Em vídeo, o advogado de Filipe Martins, Jeffrey Chiquini, negou que o ex-assessor tenha descumprido alguma medida cautelar. “Estava cumprindo de forma exemplar”, disse.

“Nunca recebeu nenhuma advertência, nunca foi admoestado por ter descumprido qualquer ordem judicial”, completou, ao avaliar que Martins foi punido “sem que tenha feito nada de errado”.

“Hoje, o STF coloca em prática aquilo que já queriam desde 2019, quando Filipe Martins foi selecionado como líder do gabinete do ódio. Hoje, Alexandre de Moraes coloca em prática aquilo que desde sempre queria: prender Filipe Martins. Não é uma medida cautelar, é uma medida de vingança. Trata-se, evidentemente, de início de cumprimento da pena”, finalizou.

Assine o Correio do Estado

TERCEIRA IDADE

Saúde lança versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa

Foram incluídas informações sobre saúde mental e prevenção à violência

02/01/2026 21h00

Foram incluídas informações sobre saúde mental e prevenção à violência

Foram incluídas informações sobre saúde mental e prevenção à violência Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Continue Lendo...

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (2) uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa. Segundo a pasta, o documento passa a incluir informações sobre saúde mental, prevenção de violência, cuidados paliativos e seguridade social.

O material pode ser acessado em versão digital no site do ministério. A previsão é que, ainda neste ano, o documento esteja disponível também no aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, uma versão física da caderneta será distribuída para todo o país.

Em nota, a pasta informou que o material foi reestruturado para se tornar “mais acessível, acolhedor e robusto, funcionando como um elo entre a pessoa idosa, seus familiares e as equipes de saúde”.

“Além de organizar o histórico clínico, o material agora incorpora novos elementos que levam em consideração a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais”, destacou o ministério.

Mudanças

Dentre as novidades incluídas na atualização está o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, que permite avaliação das condições de fragilidade e necessidades específicas de cada pessoa.

O documento também apresenta conteúdos em fontes maiores e utiliza ilustrações e QR codes para direcionar o usuário e os profissionais a conteúdos complementares de educação em saúde.

Entenda

A Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento direcionado tanto para o cidadão quanto para profissionais de saúde, onde são organizados registros de consultas, vacinas, medicamentos e resultados de exames. Também podem ser acessadas informações sobre os direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços e telefones úteis.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).