Cidades

Eleições 2024

MPMS divulga canal para denúncias de irregularidades no 2º turno das eleições

De acordo com o órgão, os cidadãos que presenciarem irregularidades poderão entrar em contato pelo número 127, com garantia do Ministério Público de que a denúncia será investigada

Continue lendo...

Buscando uma aproximação com a população, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) divulgou ,nesta sexta-feira (25), um canal para denúncias de irregularidades no 2º turno das eleições que acontecem neste domingo (27), em Campo Grande. 

Neste momento das eleições, em que os campo-grandenses devem decidir o gestor nos próximos 4 anos, o MPMS assume um papel crucial na fiscalização do cumprimento das regras eleitorais. 

Em caso de cidadãos presenciarem irregularidades, podem entrar em contato no número 127, com a garantia de que a denúncia será investigada, segundo o órgão.

"Com um olhar atento sobre todas as fases do processo, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso em proteger a democracia, assegurando que os direitos dos eleitores sejam respeitados e que o pleito ocorra de forma justa e livre de interferências indevidas", informa o órgão.

No dia da votação, os eleitores têm o direito de se manifestar individualmente e de forma silenciosa. É permitido o uso de camisetas, adesivos e bandeiras que indiquem a preferência por um candidato, desde que a manifestação não se transforme em aglomeração ou ato coletivo.

Nesse contexto, o MPMS, junto com a Justiça Eleitoral, atua para evitar infrações, como a prática de boca de urna e outras formas de coação ou propaganda irregular.

O que é permitido no segundo turno:

  • Manifestação individual e silenciosa: Eleitores podem utilizar bandeiras, camisetas, broches e adesivos para demonstrar apoio a um candidato, desde que de maneira individual e pacífica.
  • Cola eleitoral: É permitido levar anotados em papel os números dos candidatos para facilitar a votação.
  • O que é proibido:
  • Boca de urna: A prática de abordar eleitores ou distribuir material de campanha no dia da eleição é crime, sujeita a penalidades severas, incluindo detenção de seis meses a um ano e multa.
  • Aglomerações e propaganda coletiva: Não é permitido promover atos coletivos, comícios, carreatas ou o uso de carros de som no dia da eleição. Manifestações ruidosas ou que interfiram no direito do eleitor de votar livremente são terminantemente proibidas.
  • Uso de aparelhos eletrônicos na cabine de votação: Celulares, câmeras e outros dispositivos de comunicação são vetados na cabine de votação, assegurando o sigilo do voto.
     

Assine o Correio do Estado

 

 

 

Eleições 2024

Urnas eletrônicas serão submetidas a testes de auditoria neste sábado

O evento será transmitido pelo canal do TRE-MS no YouTube e poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada em acompanhar como funciona a transparência nas eleições

25/10/2024 16h30

Neste domingo em Campo Grande acontece as eleições do segundo turno

Neste domingo em Campo Grande acontece as eleições do segundo turno Reprodução/ TSE

Continue Lendo...

Neste sábado (25), será realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) o sorteio das urnas eletrônicas que passarão por testes de auditoria durante os dias de votação. O sorteio ocorrerá no plenário, às 8h, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Serão convidados para participar dos sorteios representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), do Ministério Público e de demais entidades fiscalizadoras.

O evento será transmitido pelo canal do TRE-MS no YouTube e poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada em acompanhar como funciona a transparência nas eleições. 

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a única cidade que terá a realização do 2º turno das eleições. Desta forma, diferentemente do primeiro turno, em que 23 urnas foram sorteadas em todo o estado, agora participarão dos testes nove urnas: seis para o Teste de Integridade e três para o Teste de Autenticidade com Biometria.

Auditoria

Buscando o máximo de segurança para eleições municipais, o teste de integridade das urnas eletrônicas será realizado neste domingo (27), às 6h, no Fórum Eleitoral, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. 

A segunda parte dos testes nas urnas eletrônicas, que é o teste de integridade com biometria, aconteceu no Colégio Marista, localizado na rua Eduardo Santos Pereira, 2775, Jardim Autonomista. 

Após o período de votação, é verificado se o resultado apresentado pela urna é o mesmo apresentado pelo sistema de apoio, em mais uma demonstração de que o sistema eletrônico de votação é seguro.
 

Assine o Correio do Estado

Amambai

Neta confessa furto de R$ 35 mil do avô para investir em loja

O furto foi descoberto após o idoso, que costumava guardar dinheiro em uma caixa de sapatos, perceber que o local estava vazio; Durante o interrogatório, neta confessou o crime

25/10/2024 16h00

Delegacia de Polícia Civil de Amambai

Delegacia de Polícia Civil de Amambai Imagens/ Polícia Civil

Continue Lendo...

Uma jovem de 18 anos confessou à polícia nesta sexta-feira (25) ter furtado R$ 35 mil do avô para comprar mercadorias para sua loja, em Amambai.

De acordo com a Polícia Civil do município, a 354 quilômetros de Campo Grande, o idoso costumava guardar dinheiro em uma caixa de sapatos e procurou a polícia depois de perceber que o dinheiro havia sumido.

Além de dinheiro, a vítima também guardava cheques na caixa de sapatos.

No dia do crime, ao procurar o dinheiro, o idoso levou um susto ao encontrar o local onde costumava armazená-lo completamente vazio.

Apavorado, devido ao valor que tinha, o idoso procurou a Polícia Civil e abriu um boletim de ocorrência.

Diante das informações, equipes da Polícia Civil iniciaram uma investigação e descobriram que o dinheiro havia sido furtado pela neta do homem.

Ao ser interrogada pelos policiais, a jovem foi confrontado com as evidências colhidas pela polícia durante a investigação, e acabou confessando que pegou o dinheiro. Segundo ela, o montante seria usado para comprar mercadorias para sua loja, localizada no município.

Não há informações se o dinheiro foi reavido ao idoso ou se a neta já havia gastado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).