Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) vai investigar a sinalização horizontal incorreta que foi recém-pintada, em rua de Coxim (MS), município localizado a 253 quilômetros de Campo Grande.
Notícia de fato foi instaurada, a partir de vídeos que viralizaram nas redes sociais, para apurar o porquê a sinalização “PARE” foi pintada no asfalto vários metros antes da esquina, o que compromete a visibilidade e segurança dos condutores.
Karoline Macedo, de 29 anos, gravou um vídeo mostrando que o “PARE”, que deveria estar na esquina/cruzamento, está no meio da quadra, o que é incomum e fora dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro.
A obra faz parte de uma emenda do Ministério das Cidades, por meio do Governo Federal, de R$ 9,6 milhões, que prevê pavimentação, drenagem, instalação de meios-fios, sarjetas e pintura de sinalização viária.
Com isso, o MPMS apura eventuais irregularidades em um contrato proveniente de recursos federais.
De acordo com informações da prefeitura de Coxim enviadas ao MPMS, ainda não foi realizada nenhuma medição, o que significa que a empresa responsável não recebeu pagamentos referentes à etapa de sinalização. Equipes da Prefeitura e da empresa contratada já teriam constatado irregularidades e solicitado ajustes nas pinturas.
“O Ministério Público já instaurou o procedimento, expediu ofícios à Prefeitura e acompanha de perto o desenrolar desse contrato. Nosso objetivo é verificar, com base em laudos técnicos, se as marcações de trânsito feitas de forma recuada estão ou não de acordo com as boas práticas de engenharia de tráfego”, afirmou o promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Coxim, Marcos André Sant’Ana Cardoso.
Caso seja comprovado que houve erros, o município será obrigado a corrigi-los, além de ceder justificativas técnicas de eventuais marcações fora do padrão.
No fim das contas, o “PARE” fora do lugar virou piada, risada e memes nas redes sociais. Veja o vídeo:




