Cidades

BENEFÍCIO ESTADUAL

MS Supera abre 100 novas vagas de salário mínimo para seguir nos estudos

Auxílio para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica abre vagas para graduação presencial e educação a distância (EAD) e/ou profissionalização técnica de nível médio

Continue lendo...

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica já podem buscar, a partir de hoje (17), a inscrição para o programa do Governo do Estado de pagamento de salário mínimo e seguir com os estudos em universidades e profissionalizações técnicas . 

Atualmente 2.100 vagas do MS Supera estão preenchidas, com essa inscrição aberta hoje (17) prevendo mais 100: 80 para graduação presencial ou educação a distância (EAD) e outras 20 para profissionalização técnica de nível médio. 

O prazo a partir desta segunda-feira (17) é de apenas uma semana e termina no próximo dia 24, com inscrições feitas pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos (Sead)

Após esse período, com recursos abertos de 28 a 31 de março, a publicação do resultado final está marcada para 03 de abril e os pagamentos do MS Supera devem acontecer entre os dias 08 e 14 abril, com as outras parcelas pagas até o dia 10 de cada mês.

MS Supera

Com dois mil estudantes iniciais, o MS Supera (programa substituto do Vale Universidade) começou a ser pago em fevereiro de 2024. 

em novembro do ano passado houve chamada de 200 estudantes em cadastro reserva, totalizando as duas mil e duzentas bolsas de estudos com pagamento de R$ 1.518 por mês.

Entre os requisitos para cadastro no programa, o aluno precisa ser morador de Mato Grosso do Sul há mais de dois anos e não receber qualquer outro benefício ou auxílio com a mesma finalidade, segundo o Governo do Estado em nota. 

Para o cadastro é exigido comprovante de renda, que não passe de um salário mínimo e meio individual, ou familiar que não supere três salários mínimos ao mês. 

Além disso, para entrar no MS Supera, é preciso que o estudante não tenha graduação superior anterior nem já ter passado de quatro reprovações nas disciplinas cursadas até a data de inscrição e convocação, bem como o devido registro junto ao Cadastro Unificado para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Ficam estabelecidos os seguintes critérios de desempate: 

  1. ° Pessoa indígena, 
  2. ° Menor renda média do núcleo familiar, 
  3. ° Candidata mãe solo, que resida com filhos menores de 18 anos ou mães de filhos com deficiência de qualquer idade, que residam com a estudante e que estejam sob sua responsabilidade,
  4. ° Pessoa com deficiência, 
  5. ° Candidata de maior idade

Abaixo você confere a resolução que regulamenta a seleção, publicada na edição extraordinária de sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado, disponível para visualização e rolagem nos computadores e em versão para download em certos dispositivos móveis. 


**(Com assessoria)

Assine o Correio do Estado

Cidades

Após trégua das chuvas, tempestades chegam no final de semana

Tempo começa a mudar a partir de amanhã, mas chuvas intensas chegam no domingo

21/11/2025 18h00

Paulo Ribas / Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de ter passado por dias de chuvas intensas, o céu deu uma pequena trégua para os sul-mato-grossenses. No entanto, esse cenário começa a se reverter nesse fim de semana, com tempestades marcadas para iniciarem já no domingo (23).

No sábado (22) a previsão indica tempo firme na maior parte do estado, com sol e variação de nebulosidade ao longo do dia. Contudo, nas regiões sudoeste, oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul, há condições para ocorrência de chuvas.

De forma localizada, podem ser registradas chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, características da primavera. Não se descartam pancadas isoladas nas demais áreas, embora com menor probabilidade. 

Já a partir de domingo (23), a previsão indica tempo com sol, e ao longo do dia aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas mais generalizadas. Na segunda-feira (24) as chuvas devem se intensificar.

 

Em pontos isolados do estado, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa condição meteorológica ocorre devido a aproximação de uma frente fria oceânica, aliado a passagem de um cavado em diferentes níveis da atmosfera. 

Cidades

IFMS abre 1,6 mil vagas em cursos gratuitos semipresenciais para 2026; veja como se inscrever

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 14 de dezembro pela Página do Candidato

21/11/2025 17h30

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 1.665 vagas para cursos técnicos gratuitos, semipresenciais, distribuídos entre 17 municípios do Estado. As oportunidades são para o primeiro semestre de 2026, e podem concorrer candidatos que já concluíram o ensino médio.

As formações disponíveis são Técnico em Administração, Técnico em Logística e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, com duração de um a um ano e meio, dependendo do curso. Embora sejam ofertadas em educação a distância (EAD), as aulas seguem modelo híbrido: o estudante deverá participar obrigatoriamente de um encontro presencial por semana, sempre no período noturno, em dia previsto no edital.

As oportunidades estão distribuídas nos polos de Aquidauana, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Corumbá, Coxim, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Maracaju e Três Lagoas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 14 de dezembro pela Página do Candidato da Central de Seleção. Do total ofertado, 50% das vagas são reservadas a quem cursou todo o ensino médio em escola pública, com subdivisões por renda, etnia e deficiência, conforme a Lei de Cotas.

Caso o número de interessados ultrapasse o total de vagas, o IFMS realizará sorteio eletrônico ao vivo, pelo YouTube, no dia 8 de janeiro de 2026, às 10h. O resultado definitivo será divulgado em 13 de janeiro.

A matrícula deverá ser feita on-line, entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026. A relação completa de documentos exigidos está disponível no edital. As aulas começam entre 16 e 21 de março de 2026, conforme calendário de cada campus ou polo.

Serviço

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [cursos.ead@ifms.edu.br](cursos.ead@ifms.edu.br).

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).