Cidades

REVIRAVOLTA

Mulher arma assalto para vingar suposta traição

Mulher arma assalto para vingar suposta traição

VÂNYA SANTOS

30/05/2014 - 12h15
Continue lendo...

Thamires de Azevedo Silva, 24 anos, confessou para o delegado Fábio Peró, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) que encomendou o assalto ao marido Lúcio Mendieta Lopes, de 44 anos, por suspeitar que ele estivesse envolvido num relacionamento extraconjugal. O roubo ocorreu no último dia 20, ocasião em que toda a família foi feita refém numa residência na Rua Luís Roncolato, Jardim Presidente, em Campo Grande (MS).

Após o crime, o casal prestou esclarecimentos na Derf, no entanto, o delegado desconfiou da frieza de Thamires, que durante nova entrevista confessou seu envolvimento no crime. Na ocasião, ela revelou que uma adolescente de 16 anos foi quem apresentou Leandro Silva Andrade, de 20 anos, responsável em contratar outros dois comparsas para “dar um susto” em Lúcio.

Thamires negou que tenha prometido qualquer valor em troca do “serviço”, mas admitiu ter revelado a Leandro que seu convivente sempre retornava das vagens com dinheiro da empresa e que poderiam roubar os valores encontrados.

Crime
O fato aconteceu por volta das 20h30min do dia 20, quando dois bandidos encapuzados e armados abordaram Lúcio, no momento em que ele chegava de viagem. Os acusados empurraram o motorista para dentro da casa e o agrediram com chutes, socos e coronhadas, exigindo o malote de dinheiro. Thamires e os dois filhos do casal, de 4 e 8 anos, estavam no imóvel.

Um dos marginais foi até o caminhão, enquanto seu comparsa vigiava. Eles roubaram aproximadamente R$ 4mil e porque não conseguiram encontrar o restante do dinheiro e não quiseram levar cheques, que estavam cruzados.

Antes de fugir, os bandidos subtraíram os aparelhos celulares das vítimas e trancaram a família no quarto do casal.

Lúcio estava com dinheiro porque trabalhava num empresa de vidros e havia recebido dinheiro referente entrega de uma carga.

Em razão das agressões, o motorista fraturou o nariz e foi submetido a cirurgia na Santa Casa.

Prisões
No dia 23 de maio, a adolescente foi localizada e levada até a Derf, onde confessou seu envolvimento e, na presença de sua mãe, revelou que um dos comparsas contratados por Leandro se chama Jheferson Luiz Nogueira da Paixão, 23 anos.

Já na quarta-feira (28), investigadores prenderam Leandro por força de um cumprimento de mandado de prisão. Ele também foi encaminhado à Derf e confessou seu envolvimento, confirmando que indicou Jheferson para cometer o crime junto com Paulo Roberto Rocha Arguelho, de 20 anos.

Leandro contou ainda que no dia do crime, ele e a adolescente levaram Jheferson e Paulo até a casa da vítima e depois deram apoio à fuga, deixando ambos na residência de Jheferson, que foi preso no começo da tarde de quarta-feira na Rua Prudêncio Tomaz, Bairro Zé Pereira.

O acusado tentou fugir, mas foi alcançado e preso. Com ele os investigadores apreenderam um revólver calibre.38, utilizada por ele no roubo. Jheferson foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Já Paulo foi preso minutos depois, uma vez também mora do Zé Pereira.

“Jheferson e Paulo alegaram que somente foram levados a quantia de aproximadamente R$ 500 em dinheiro, pois o restante eram cheques, sendo esse valor dividido somente entre ambos”, contou o delegado Fábio Peró, que indiciou os suspeitos pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma e concurso de pessoas. 

EDUCAÇÃO

Abandono escolar público cai para 0,9% em MS

Estado reduziu taxas de evasão, reprovação e atraso escolar entre 2022 e 2025

26/06/2026 15h00

Estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul apresentaram redução nas taxas de abandono e reprovação do ensino médio, segundo dados

Estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul apresentaram redução nas taxas de abandono e reprovação do ensino médio, segundo dados Divulgação

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul registrou melhora nos principais indicadores de rendimento e permanência dos estudantes do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025, mostram queda significativa nas taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série no Estado.

O índice de abandono escolar caiu de 5,1% para 0,9% no período, enquanto a taxa de reprovação recuou de 12,1% para 3,9%. Já a distorção idade-série, indicador que mede o percentual de estudantes com atraso em relação à idade adequada para a série cursada, passou de 27,7% para 20,8%.

Os resultados acompanham a tendência nacional de melhora no ensino médio público. Em todo o país, a reprovação diminuiu 62% entre 2022 e 2025, o abandono escolar caiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação aumentou 11%.

Segundo o MEC, os avanços observados desde 2023 refletem a ampliação de políticas públicas voltadas à permanência dos estudantes e à melhoria da aprendizagem, entre elas o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e mudanças implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Outro programa apontada pelo ministério como responsável pela melhora dos indicadores é o Pé-de Meia, criado em 2024 para incentivar a permanência de estudantes do ensino médio. Em Mato Grosso do Sul, 83.455 alunos são beneficiados pela iniciativa sendo 52,5% do sexo feminino e 47,5% do sexo masculino.

Para o ministro da Educação Leonardo Barchini, os números mostram que as políticas de permanência escolar começam a produzir resultados concretos.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica”, afirmou.

Jovens na escola

Outro indicador apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que menos estudantes estão deixando de retornar às salas de aula após um ano letivo. 

De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palácios, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025. Segundo ele, caso o indicador tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio  neste ano. 

O desempenho também é acompanhado por um aumento na participação dos alunos da rede pública no Enem. Entre 2022 e 2025, as inscrições realizadas por concluintes dessas escolas cresceram 46%.

Dados do IBGE

Os resultados do Censo Escolar são corroborados por dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que a taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice registrado desde o início da série histórica, em 2016.

Como consequência, a proporção de adolescentes dessa faixa etária fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, redução de 16,3%. O resultado supera o ritmo de queda observado entre 2019 e 2022, quando o indicador passou de 28,6% para 24,7%.

Assine o Correio do Estado

campo grande

Prefeitura destina R$ 4,6 milhões para revitalização de ciclovias

Reformas serão feitas nas avenidas Cônsul Assaf Trad, a revitalização abrange o trecho entre a avenida Mascarenhas de Moraes e rua Julio Baís

26/06/2026 14h00

Ciclistas trafegando pela Ciclovia da Fábio Zahran

Ciclistas trafegando pela Ciclovia da Fábio Zahran GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

Ciclovias serão reformadas, em breve, em Campo Grande.

Prefeitura Municipal (PMCG) vai investir R$ 4.620.591,86 para revitalização de ciclovias localizadas nas avenidas Cônsul Assaf Trad, Zulmira Borba, Narsi Siufi e Nelly Martins Coelho.

Na Cônsul Assaf Trad, a revitalização abrange o trecho entre a avenida Mascarenhas de Moraes e rua Julio Baís.

Na Zulmira Borba, as ciclovias serão estendidas, desde a Cônsul Assaf Trad até à rua Major Geovane Francisco Nadalin.

Na Nelly Martins Coelho, a ciclovia será reestruturada e sinalizada entre a avenida Mato Grosso e a rua Rio Negro.

As intervenções no Parque do Sóter também contemplarão toda a extensão do circuito de lazer.

A reforma, sinalização e extensão de ciclovias chega em boa hora, pois algumas vias deixam a desejar e precisam de reparos em alguns pontos. Os principais problemas são falta de iluminação, falta de sinalização, falta de pintura, desnivelamento de asfalto, buracos e matagal.

MALHA CICLOVIÁRIA

Dados divulgados pela PMCG apontam que existem 129 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas/calçadas compartilhadas, em 79 bairros, espalhados pelas sete regiões de Campo Grande.

Em linha reta, a distância representa uma pedalada entre Campo Grande e o distrito de Camisão, ambas a 129 quilômetros uma da outra.

Ciclovia é uma pista exclusiva para bicicletas e outros ciclos, separada da rua. Já a ciclofaixa faz parte da pista de rolamento, mas é delimitada por sinalização específica.

A calçada compartilhada é um espaço que permite a circulação simultânea de pedestres, cadeirantes e ciclistas sobre a calçada ou canteiro central.

As ciclovias interligam diversos bairros e todas as regiões de Campo Grande entre si, além de cruzarem as avenidas mais importantes da Capital.

Veja quais são as ruas e avenidas que têm ciclovias/ciclofaixas/calçadas compartilhadas:

  • Afonso Pena
  • Duque de Caxias
  • Lúdio Martins Coelho
  • Nasri Siufi
  • Fábio Zahran
  • Costa e Silva
  • Cônsul Assaf Trad
  • Avenida Noroeste - Orla Morena
  • Nelly Martins (Via Park)
  • Rua Petrópolis
  • Cafezais
  • José Barbosa Rodrigues
  • Dom Antônio Barbosa
  • Gury Marques
  • Avenida do Poeta (Parque dos Poderes)
  • Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo
  • BR 262 – indo para o Indubrasil
  • Amaro Castro Lima
  • Rádio Maia
  • Rua da Divisão
  • Rua Graça Aranha
  • Avenida Rita Vieira
  • Rua Vitor Meireles
  • Ernesto Geisel (em frente ao Shopping Norte Sul Plaza)
  • Wilson Paes de Barros
  • Avenida Mato Grosso

Ciclistas trafegando pela Ciclovia da Fábio Zahran

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).