Cidades

Cidades

Multa eletrônica será aplicada neste mês

Multa eletrônica será aplicada neste mês

Redação

17/03/2010 - 07h28
Continue lendo...

Os talões eletrônicos de multa, que deveriam ter sido colocados em operação mês passado, vão começar a funcionar até o final de março nas ruas da Capital. O atraso ocorreu porque o Departamento Estadual de Trânsito (Detran /MS) aguardava a regulamentação do uso dos equipamentos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que publicou no dia 2 de março a portaria 141, que estabelece os requisitos e especificações mínimas do talão eletrônico. O lançamento do sistema acontece hoje, às 10 horas, na sede do Detran/ MS. Com a medida, policiais de trânsito da Capital vão trocar os blocos de papel por equipamentos eletrônicos para multar os infratores. O novo sistema está instalado em smartphones (computadores de mão com serviços de telefonia móvel e internet), que têm acesso direto ao banco de dados do Detran/MS. Isso vai agilizar a tramitação dos processos de infrações de trânsito. Serão disponibilizados 30 aparelhos, que são dotados de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com ele, o preenchimento de data, horário e localização da infração será feito automaticamente. A utilização do Talão Eletrônico já é permitida pela Resolução 149 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, a partir da nova portaria os equipamentos deverão armazenar dados das multas até a sua transmissão ao órgão de trânsito, identificar o agente, permitir a impressão do auto de infração em duas vias, ser dotado de elementos de segurança e impedir que os campos destinados à identificação do veículo sejam preenchidos automaticamente sem a validação do policial. Teste Em fevereiro, o comandante da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran), major Alírio Vilassanti Romeiro, informou ao Correio do Estado que os policiais da companhia passaram por treinamento no início daquele mês e já começaram a utilizar o bloco eletrônico de forma experimental. Ele explicou que o equipamento facilita a consulta da situação do motorista, pois dá acesso ao banco de dados do Detran/ MS. Além disso, com o uso dele, a tramitação da multa começa imediatamente após o preenchimento no talão eletrônico. O equipamento também imprime uma via da multa, que é entregue ao motorista para ser assinada. A rubrica é facultativa e não significa concordância do motorista com a infração. Mensalmente, a polícia de trânsito expede, em média, 1,9 mil multas, sendo que esse número pode ser maior quando as blitze são intensificadas. Diariamente, são lavrados 70 autos de infração.

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo só decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).