Cidades

Cidades

Neymar ofusca Ronaldo e Santos vence clássico

Neymar ofusca Ronaldo e Santos vence clássico

Redação

28/02/2010 - 22h15
Continue lendo...

     

        Da redação

        Em um jogo polêmico, com dois corintianos expulsos, o atacante Neymar voltou a brilhar neste domingo ao comandar a vitória do Santos por 2 a 1 em cima do Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.

        A tarde, no entanto, teve um início preocupante para a estrela santista. Neymar perdeu um pênalti logo aos 6min, mas se recuperou ao abrir o placar ainda no primeiro tempo. O atacante ainda deu o passe para André marcar o segundo santista e provocou confusão ao dar um chapéu com o jogo parado em Chicão.

        O Corinthians diminuiu com Dentinho, mas teve a reação interrompida por duas expulsões. Moacir, por falta violenta, e Roberto Carlos, por ter supostamente cavado um pênalti. Sobraram reclamações corintianas, também por duas supostas faltas dentro da área de Dentinho e por falta de critério nos cartões.

        Os santistas, que não contaram com Robinho, liberado para a Seleção Brasileira, também pediram a expulsão de corintianos. Mas acabaram comemorando a vitória diante do time principal do Corinthians, que teve um Ronaldo apagado em campo.

        Com a vitória, o Santos aumentou a sua vantagem na liderança do Campeonato Paulista. Soma agora 28 pontos, contra 24 do segundo colocado Santo André. O Corinthians tem 29 e deixou o grupo dos quatro primeiros colocados.

        Os dois times voltam a campo nesta quinta-feira. No Pacaembu, o Corinthians enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto e, em Jundiaí, o Santos encara o Paulista.

        Antes mesmo de um minuto, um lance já deixou os ânimos acirrados na Vila Belmiro. Ronaldo foi atingido por Paulo Henrique e caiu no gramado, urrando de dor. A imagem impressionou, mas o atacante levantou depois do atendimento e voltou para campo.

        O Santos encurralou o Corinthians e perdeu a primeira oportunidade aos 3min, quando Paulo Henrique Ganso deixou Neymar na cara do gol e o atacante foi barrado por Felipe. No lance seguinte, Ganso deu novo passe, desta vez para Marquinhos, derrubado por Roberto Carlos na área.

        Depois de muita cera por parte do santista, Neymar foi para a cobrança e chutou à meia altura, à direita de Felipe. O goleiro corintiano acertou o canto e manteve a igualdade no placar.

        O lance esfriou a empolgação santista e o jogo ficou equilibrado. E em uma jogada digna de aplausos, aos 25min, os corintianos gritaram o primeiro "uh" na Vila Belmiro. Ronaldo recebeu na entrada da área e de primeira lançou Dentinho. O atacante dominou e, em uma virada acrobática, exigiu defesa à queima-roupa de Felipe.

        Quando o Santos voltou ao ataque, Neymar se redimiu. Recebeu passe de Marquinhos na grande área, protegeu de Alessandro, virou e chutou à direita de Felipe. Comemorou batendo no peito e dizendo um palavrão para dizer que é um grande jogador.

        Os corintianos deixaram o campo reclamando da arbitragem, que teria invertido faltas e favorecido os donos da casa. No segundo tempo, Dentinho reclamou de pênaltis de Pará e Germano e a partida pegou foto.

        Apesar da pressão corintiana, foi o Santos quem marcou o segundo, aos 14min. Marquinhos lançou Neymar, que dominou pelo lado direito e rolou para André ampliar. Neymar causou discórdia ainda ao dar um chapéu em Chicão com a bola parada. O zagueiro corintiano foi tirar satisfação e recebeu amarelo.

        O jogo continuou quente e o Corinthians diminuiu. Aos 23min, Ronaldo entrou na área pela esquerda, cruzou, Dentinho desvia e a bola bateu à trave. O atacante pegou o rebote e chutou para o gol vazio.

        Dois minutos mais tarde, mais polêmica. Moacir recebeu o segundo cartão amarelo em falta em Marquinhos e foi expulso. Com um a menos, o Corinthians manteve a pressão e aumentou a reclamação em cima da arbitragem aos 28min, quando Roberto Carlos caiu na área em disputa com Roberto Brum e pediu pênalti. Acabou expulso.

        Mesmo com dois a menos, o Corinthians teve a chance de empatar aos 40min do segundo tempo. Sozinho, sem goleiro, na pequena área, Tcheco conseguiu cabecear a bola no travessão para desespero dos corintianos na Vila Belmiro. (do Terra)

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).