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Nova Mirage 150 se destaca na multidão

Nova Mirage 150 se destaca na multidão

Redação

26/03/2010 - 05h42
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A Mirage 150 foi lançada pela Kasinski no último Salão Duas Rodas, realizado em outubro do ano passado, no Anhembi (SP). A custom de baixa cilindrada é um dos primeiros produtos da marca com tecnologia da chinesa Zongshen. Completo, o modelo conta com partida elétrica, freio a disco na dianteira, rodas de liga leve e motor carburado de 149,4 cm³ de capacidade cúbica. A moto oferece bom nível de acabamento e preço bastante competitivo, R$ 5.390. Para analisarmos um novo produto, temos que levarmos em consideração vários aspectos: proposta, custo/benefício, estilo, motorização, ciclística e conforto. Como é uma custom de baixa cilindrada fica clara sua proposta urbana, ou seja, se transformar em um veículo de transporte. Pode servir de companheira para levar o motociclista ao trabalho, faculdade, clube ou até para dar um “rolé” de final de semana. O que deve ficar evidente é que a Mirage 150 não foi fabricada para ser uma motocicleta utilitária. O modelo tem preço sugerido mais alto do que suas principais concorrentes, mas leva vantagem em termos de qualidade e itens oferecidos. Só para comparar, a Dafra Kansas 150 custa R$ 4.990 e a Suzuki Intruder 125 tem preço promocional de R$ 5.375, só que fabricada em 2008, modelo 2009. Uma particularidade, todas essas custom pequenas utilizam tecnologia chinesa. Conforto e desenho A máxima “ame ou odeie” é inerente a qualquer moto custom. A pequenina da Kasinski não foge à regra, já que muitos motociclistas não se sentem atraídos por seu estilo. Preferem uma legítima street ou uma trail. Por outro lado, a Mirage 150 é um modelo que se destaca na multidão largamente dominada pelas Honda CG Titan. Ao subir na moto, gratas surpresas no que diz respeito à ergonomia e ao conforto. A posição de pilotagem é agradável em função do desenho do guidão e também do posicionamento das pedaleiras, mais a frente. O banco em dois níveis, decorado com rebites e aliado ao encosto para a garupa (sissy-bar) aumentam o nível de conforto do novo modelo da Kasinski. Outro diferencial é que a Mirage 150 já traz de série um suporte para a instalação de um baú. Para maior comodidade, a moto conta com descanso lateral e cavalete central. No conjunto, além das rodas de liga leve e peças cromadas, o que chama a atenção é o tanque de gasolina, com capacidade para 13 litros, o maior entre a concorrência. Uma boa marca para uma custom urbana. Integrado ao tanque há o mostrador de combustível. Pena que rodando na chuva, entrou água no local e o mostrador embaçou. Outro detalhe que desagradou foi o posicionamento do miolo da ignição, que fica sob a mesa e junto à coluna de direção (ao lado da buzina). A moto conta ainda com escape com ponteira em alumínio e lampejador de farol alto. Já os piscas são muito “modernosos” para uma custom e destoam do conjunto. Motor e ciclística Simples, o motor carburado da Kasinski Mirage 150 é um monocilíndrico de 149,4 cm³ de capacidade cúbica e com comando simples no cabeçote. Trabalhando “redondo” e de forma linear, o motor da minicustom gera 13,4 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,38 kgf.m a 6.000 rpm de torque máximo. O propulsor tem um balanceiro para reduzir a vibração. A Mirage não é um exemplo de desempenho, mas em função de sua proposta dá perfeitamente conta do recado. Porém não podemos julgar sua durabilidade e resistência, já que este é um teste de curta duração. Na parte ciclística, receitas tradicionais, porém eficientes. Na dianteira, disco simples de 240 mm de diâmetro e garfo telescópico da marca Showa, com 135 mm de curso. Já na traseira, freio a tambor de 135 mm de diâmetro e suspensão bichoque, com 55 mm de curso e cinco posições de ajuste. Com esta configuração até que a Mirage 150 se saiu bem enfrentando a buraqueira das ruas de São Paulo, onde foi avaliada. Com piso seco, a moto é fácil de pilotar e oferece mudanças de direção precisas. Agora, com pista molhada a atenção deve ser redobrada. A unidade testada estava calçada com pneus ch i neses fabricados pela Cheng Chin que comprometeram a dirigibilidade. Em uma freada mais brusca sob chuva, a dianteira chegou a escorregar. O pneu dianteiro é muito parecido com o ut i l izado nas CGs 125 da década de 70, com um desenho da banda de rodagem bastante ultrapassado. Fica aqui uma sugestão para a Kasinski: troque imediatamente os pneus da Mirage 150 por modelos produzidos no Brasil ou com desenhos mais modernos. Com certeza novos pneus oferecerão melhor aderência, além de ajudarem na absorção dos impactos. Resumindo: investir na segurança do consumidor nunca é de mais.

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Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

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Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

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A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

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