Cidades

LISTA LONGA

Obras de reparo na cratera do Lago do Amor e no solapamento da José Antônio começam esta semana

Nenhuma equipe de obras foi vista nos pontos na manhã de hoje (27), apesar de secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib, apontar início entre segunda e quarta (29)

Continue lendo...

Mais duas obras na Capital estão prestes a sair da lista de transtornos diários que o campo-grandense enfrenta, devido aos desvios e restrições impostas para desviar o fluxo do trânsito e evitar pioras dos estragos, a cratera do Lago do Amor e o solapamento da José Antônio, esquina com a Fernando Corrêa da Costa. 

Ambas tiveram processo de contratação emergencial publicados - ainda na última sexta-feira (24), em edição extra do Diogrande -, com obras executadas por duas empresas diferentes. 

Conforme o texto, a "CCO Infraestrutura LTDA" e a "Engevil Engenharia LTDA" foram escolhidas "com base no princípio da boa-fé objetiva", o que dispensa licitação. 

Elas ficaram encarregadas pelas obras do Lago do Amor, para recomposição estrutural do aterro, vertedouro, muro de contenção e seu complementos; e da rua José Antônio, reforço da fundação da ponta sobre o córrego prosa e recuperação estrutural do canal, respectivamente

Ainda que o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, tenha apontado a expectativa de começar as ações entre hoje (27) e quarta-feira (29), na manhã desta segunda-feira ainda não haviam equipes de obras nos locais. 

Apesar disso, enquanto as obras não acontecem, uma pista do Lago do Amor segue interditada, o que por sua vez não impede que motoristas trafeguem pelo trecho de interdição e, inclusive, pela contramão na via que tem passagem bloqueada por manilhas e cavaletes. 

Vendedor de côcos na região, Nivaldo Rodrigues afirma que a situação desfavoreceu totalmente, principalmente para quem tinha ali como sustento e hoje vê o local parado, com menos visitantes do que costumava presenciar. 

"Está prejudicando tudo, até o trânsito. Acontece com frequência carros na contramão, o que é perigoso. Pessoal nem está vindo mais aqui, nem apareceu ninguém, porque realmente a chuva tem prejudicado bastante. Queira ou não queira, está ruim", afirma. 

Retrospecto das crateras

Sendo o estrago "mais velho" de 2023, a cratera do Lago do Amor foi aberta pela força das chuvas, registradas ainda em 04 de janeiro, responsável por transformar ruas em rios com os 92,6 milímetros registrados em seis horas seguidas de chuva

Além de deixar trecho da Rachid Neder com a Ernesto Geisel completamente alagado, a chuva abriu cratera na passarela de pedestre do Lago do Amor, que foi ganhando novas proporções com cada nova chuva, passando a engolir parte da ciclovia. 

Depois disso, o começo de janeiro marcou a abertura da cratera na esquina da Avenida Fernando Corrêa, com o solapamento que causou afundamento do solo justamente embaixo da ponte sobre o Córrego Prosa. 

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Campo Grande foi consultada quanto ao prazo máximo para início das obras, assim como a estimativa de tempo até a entrega e valores empenhados em contratos, porém, até o fechamento dessa matéria não obtivemos retorno.

Crateras constantes

Além dessas obras pontuais, Campo Grande ainda encara o desafio de regiões onde crateras deixam de ser uma casualidade e passam a ser rotina na vida de moradores, como o Jardim Noroeste, duramente castigado - há anos e - também pelas chuvas que abriram cratera na Lago do Amor, em 04 de janeiro. 

Naquele dia, entre a Rua Piraputanga e a Rua das Dálias um buraco foi deixado pela chuva, com moradores confirmando que essa primeira cratera foi, sim, posteriormente tampada, mas que outra abriu novamente em vários outros trechos. 

Morando na região há quase duas décadas, Jualinao D'Avila, de 21 anos, comenta que esse trecho do Noroeste sempre foi castigado, implicando em dificuldade para os habitantes locais. 

"Acionamos a Defesa Civil e imprensa daí tamparam, mas nessa rua ainda segue outro transtorno. Quase na esquina há outra cratera imensa que se abriu na frente da casa de uma gestante", complementa o moradora. 

* Colaborou Naiara Camargo

 

Assine o Correio do Estado

Condição insalubre

"Comunidade terapêutica" que funcionava em casa de festa é interditada

A vistoria feita por profissionais da Defensoria Pública encontrou acolhidos que foram transferidos de maneira irregular de outro espaço que havia sido interditado anteriormente

26/03/2025 18h22

Coordenadora do Nudedh, defensora Thaisa Defante em atendimento. (Foto: Guilherme Henri)

Continue Lendo...

Durante a fiscalização, a Defensoria Pública constatou que 60 pacientes de outro espaço, que havia sido interditado em outra ação, foram transferidos para o espaço de festa irregularmente.

A vistoria no espaço de eventos, que funcionava como “entidade de atendimento” a dependentes químicos e de álcool, ocorreu na quinta-feira (21), em Campo Grande.

Segundo a coordenadora dos Núcleos de Atenção à Saúde (NAS), Eni Maria Sezerino Diniz, a fiscalização ocorreu após uma denúncia anônima recebida pelo órgão.

A transferência dos 60 acolhidos ocorreu de forma irregular e clandestina.

A Defensoria apontou que eles vieram de outra entidade, que foi interditada judicialmente também em Campo Grande, em decorrência de péssimas condições sanitárias e diversas irregularidades.

“Para nossa surpresa, as pessoas que estavam em uma unidade interditada foram simplesmente transferidas para um local sem estrutura alguma, sem atendimento médico e sem qualquer tipo de suporte adequado”, denunciou a defensora Eni Diniz.

Improviso


O local sequer possui alvará sanitário e não tem autorização de funcionamento. Na verdade, trata-se de um espaço de eventos improvisado para receber os internos.

“Eles foram transferidos durante a madrugada, sem saber para onde estavam indo. No local, encontramos cerca de 60 pessoas, sem profissionais de saúde ou equipe técnica, apenas acolhidos cuidando uns dos outros, sem que pudessem sair”, relatou a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e defensora Thaisa Defante.

Cabe ressaltar que, no momento da fiscalização, não havia nenhum profissional qualificado, como médicos ou psicólogos.

“O local era mantido pelos próprios internos, alguns com tempo maior de acolhimento, que impediam a saída dos demais”, explicou a coordenadora Eni Diniz.

A Vigilância Sanitária Municipal, que participou da ação, interditou a unidade devido às condições insalubres e às violações dos direitos dos acolhidos.

A operação foi coordenada pelos Núcleos de Atenção à Saúde (NAS) e de Direitos Humanos (Nudedh), liderados, respectivamente, pelas defensoras públicas Eni Maria Sezerino Diniz e Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante.

Três pessoas foram conduzidas para a delegacia pela Decom. (Foto: Guilherme Henri)

Responsáveis

Muitas das famílias pagavam pelo serviço, confiando que seus parentes estavam recebendo tratamento adequado.

Por isso, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON) foi acionada, e três pessoas responsáveis pelo local foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

A Defensoria Pública entrou em contato com as famílias dos acolhidos para alinhar o retorno e, com isso, assegurou o encaminhamento para a rede de saúde nos casos daqueles que necessitavam de atendimento.

Também foram acionadas, por ofício, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, para que realizassem, com urgência, visitas ao local, assegurando a prestação dos devidos cuidados aos acolhidos.

Assine o Correio do Estado

Empreendedorismo

Maior evento do MS para mulheres, Delas Day atrai grande público e programação continua nesta quinta

Evento conta com palestras, painéis e workshops com a abordagem de temas como liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão, ciência e tecnologia

26/03/2025 17h44

Delas Day

Delas Day Sebrae/MS

Continue Lendo...

O maior evento do estado para mulheres, o Delas Day - “Jornadas que inspiram novas histórias”, iniciou hoje (26), no Bosque Expo em Campo Grande. Reunindo 3 mil pessoas, o evento tem programação de dois dias para conectar mulheres e fortalecer seu protagonismo, além de fornecer trocas de experiências, conhecimento e networking.

Com realização de palestras, painéis e workshops com a abordagem de temas como liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão, ciência e tecnologia, o evento foi pensado para trazer uma experiência única. 

Os portões foram abertos às 13h e contou com uma recepção inspiradora, pensada exclusivamente para louvar e celebrar a vida de cada mulher presente, seja qual fosse o objetivo da sua presença no evento.

A programação foi aberta pela cantora Karla Coronel, que trouxe músicas que refletem a força e o empoderamento feminino. 

O evento também contará com palestras de nomes reconhecidos nacionalmente, como Mariana Rios, Ana Hickmann, Maria Cândida, Camila Renaux, Elisama Santos, Carol Paiffer e Anne Wilians.

A estrutura do Delas Day traz diferentes espaços como a plenária, que receberá as palestras magnas, e os palcos “Delinha” e “Helena Meirelles”.

O local também conta com uma Sala Multiuso, onde serão realizadas oficinas e palestras; um espaço para mentorias e atendimentos voltados a empreendedoras em áreas como finanças e marketing digital; e a Sala de Oportunidades, onde acontecem as Sessões de Negócios. 

Na parte externa, unidades oferecem cursos práticos em diversas áreas como panificação e gastronomia, produção de doces, pizza e folhados. O espaço também traz uma praça de alimentação e palco para apresentações culturais, além de uma brinquedoteca e área kids, para que mães possam participar do evento com tranquilidade, além de um local adequado para amamentação. 

O Delas Day é um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), INSTED, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da FAEMS, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, CMEC, ASSOMASUL, Prefeitura de Campo Grande, TV Morena e Sistema OCB/MS.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).