Cidades

PELO INTERIOR

Ônibus escolares de MS percorrem 4,5 voltas ao mundo por dia

Números da Secretaria de Estado de Educação mostra que 1822 veículos monitorados beneficiam quase 20 mil estudantes de 78 municípios

Continue lendo...

Pelo que a Secretaria de Estado de Educação (SED) chama de "Caminho Certo", o rastreamento dos mais de 1,8 mil veículos de transporte escolares mostra que esses ônibus percorrem pouco mais de quatro voltas ao mundo por dia, para deslocar os alunos da rede pública de Mato Grosso do Sul que moram no interior até os colégios.

Conforme o coordenador de convênios da SED e responsável pelo programa, Alessandro Perassoli, são 1822 motoristas rodando por Mato Grosso do Sul, que performam 180 mil quilômetros rastreados por dia. 

Na ponta do lápis, se a circunferência da Terra na Linha do Equador é uma volta de aproximadamente 40 mil quilômetros, os ônibus escolares de Mato Grosso do Sul percorrem 4,5 voltas ao mundo por dia para garantir o transporte seguro dos alunos da rede pública. 

"O efeito mais prático é que fazemos o controle da velocidade e violação de rota. Qualquer coisa que acontece nas estradas, eu consigo comunicar muito rápido", explica Alessandro, caso os ônibus sofram algum problema durante percurso. 

Como funciona

Estudantes de áreas rurais de Mato Grosso do Sul, distante cerca de 15 km da escola, precisam antes das seis já embarcar no ônibus escolar para garantir a chegada para as aulas que começam às 07h. 

É o caso dos três irmãos: Adryan, Lucas e Keren, estudantes da escola Estadual Antônio Valadares, que embarcam às 05h47 e 05h55 já estão chegando na casa de Almir, tudo cronometrado para que o bom andamento seja garantido e todos cheguem à tempo. 

Os ônibus são necessários, já que entre suas casas e as escolas há pontes; plantações; animais e tudo mais que compõe a paisagem do campo, tudo monitorado pelo "Caminho Certo". 

Sendo o Programa Estadual de Monitoramento Virtual de Rotas de Veículos de Transporte Escolar da Rede Pública de Mato Grosso do Sul, essa tecnologia dá informações para motorista, pais e estudantes sobre a chegada ou qualquer intercorrência. 

Esse aplicativo fica disponível para pais e alunos pelo MS Digital (para iPhone e aparelhos Android), sendo necessário cadastro vinculado ao número de matrícula, ou seja, o controle é feito pelo próprio estudante ou responsável. 

Através dele é possível monitorar os pontos de paradas; registrar reclamações e acompanhar itinerários das linhas específicas de cada aluno de forma direta, aponta o Governo do Estado. 

Controle garantido

Como no caminho pode haver pontes ou árvores caídas, o retrospecto de 2023 aponta para o registro de oito acidentes, sendo que apenas um aconteceu, até agora, neste 2024. 

Pelo menos 19 mil estudantes da rede pública em Mato Grosso do Sul - de escolas municipais e estaduais -, são atendidos em 78 municípios, sendo Campo Grande a única que não aderiu ao programa de monitoramento "Caminho Certo". 

Perassoli confirma que a experiência tem sido modelo, com representantes de outros Estados, como o vizinho Mato Grosso, além de São Paulo; Paraná e Piauí, visitando para saber mais sobre o programa de atendimento de controle social, para também empregarem a tecnologia. 

A mãe dos três irmãos, dona Eliane Muniz de Oliveira, explica que seria difícil caso ela mesmo tivesse que levar os filhos até a escola, e agradece o transporte que, segundo ela, "pega e deixa os filhos na porteira de casa". 

"Estou sempre atenta a informação do motorista, que ele disponibiliza, sobre o horário e se tem qualquer problema ou imprevisto, sou avisada. Mas nunca tivemos problemas, o ônibus sempre passa certinho", conclui. 
**(Com informações da SED)

Assine o Correio do Estado

Cidades

Portaria autoriza IBGE a contratar 39 mil temporários para Censo Agro e de população nas ruas

A seleção e ingresso dos trabalhadores temporários ocorrerá através de processo seletivo simplificado

18/12/2025 19h00

Agentes do IBGE em MS

Agentes do IBGE em MS FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) E O Ministério do Planejamento e Orçamento informaram a autorização de contratação temporária de 39.108 trabalhadores para atuarem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua. A Portaria Conjunta MGI/MPO Nº 90 liberando as admissões foi publicada na quarta-feira, 17.

"As contratações têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários, que envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Os contratos serão firmados nos termos da Lei nº 8.745, de 1993", informou o MGI, em nota à imprensa.

A seleção e ingresso dos trabalhadores temporários ocorrerá através de processo seletivo simplificado, observando as políticas de reserva de vagas previstas em lei e assegurando que "todas as etapas do certame estejam alinhadas à efetividade das ações afirmativas".

A portaria determina que o IBGE defina a remuneração das vagas, "respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções".

O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado em até seis meses, "contados a partir da publicação do ato normativo".

O IBGE ainda aguarda a aprovação do orçamento de R$ 700 milhões necessários aos preparativos do já atrasado Censo Agropecuário em 2026, para que possa ir à coleta de campo em 2027.

O cronograma inicial previa os preparativos em 2025 e coleta em campo em 2026, mas foi adiado por falta das verbas demandadas no orçamento da União. O levantamento censitário prevê a coleta de informações de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País.

No novo cronograma, caso os recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual sejam garantidos, o IBGE dará início em outubro de 2026 ao cadastro de estabelecimentos para coleta de dados online, que começaria a ser feita em janeiro de 2027. Em abril de 2027 teria início a coleta presencial.

 

Prognóstico

Verão começa neste domingo e será marcado por calor acima da média em MS

Prognóstico aponta que podem ocorrer ondas de calor no Estado, enquanto as chuvas serão irregulares e podem ficar abaixo da média para a estação

18/12/2025 18h44

Calor deverá ficar acima da média durante o verão em Mato Grosso do Sul

Calor deverá ficar acima da média durante o verão em Mato Grosso do Sul Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O verão começa às 11h03 (horário de MS) deste sábado (21) e será marcado por chuvas irregulares e temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul. É o que aponta prognóstico divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

A estação, que vai até o dia 20 de março de 2026, é climatologicamente caracterizada pelos dias mais longos e noites mais curtas, calor, maior disponibilidade de umidade na atmosfera e aumento significativa de pancadas de chuvas.

O primeiro dia do verão é o dia mais longo do ano e a noite mais curta.

Calor acima da média

De acordo com o prognóstico, a tendência climática para este verão em Mato Grosso do Sul indica temperaturas acima da média histórica, ou seja, a previsão aponta para um trimestre com condições mais quentes que o normal no Estado.

"Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação", diz o documento.

Quanto as temperaturas, a média da estação varia entre 24°C a 26°C. A previsão para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2026 indica que as temperaturas ficarão ligeiramente acima da média histórica, com máximas acima de 30°C.

Segundo o Climatempo, o verão deverá ter maior influência da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e a estação terá períodos de veranico, quando várias áreas do País terão dias mais quentes do que o normal, com menos chuva do que o normal para o período.

O Sul do Brasil e as áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai devem enfrentar períodos de calor intenso, que eventualmente poderão ser considerados como onda de calor, segundo o Climatempo.

Dessa forma, a previsão aponta para um trimestre com condições mais quentes que o normal em Mato Grosso do Sul.

Chuvas irregulares

A média de chuva que é esperada para o verão, conforme os dados históricos baseados em períodos de 30 anos pelo Cemtec, indicam que as precipitações variam entre 400 a 600 mm. 

Para o verão 2025/2026, a tendência climática indica uma previsão  de irregularidade na distribuição das chuvas ao longo do trimestre.

"Os volumes de precipitação tendem a oscilar em torno da média histórica, podendo apresentar totais ligeiramente acima ou abaixo da média histórica", diz o Cemtec.

Uma característica marcante do verão é a ocorrência de rápidas e frequentes mudanças nas condições do tempo. São comuns as chuvas de curta duração e forte intensidade, conhecidas como chuvas de verão.

Segundo o Cemtec, dependendo do ambiente atmosférico atuante, esses eventos podem evoluir para tempestades intensas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo.

Em razão da intensidade pluviométrica concentrada em curtos intervalos de tempo, essas chuvas podem ocasionar impactos como alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de córregos e rios, situações típicas do período de verão.

A maior frequência dessas tempestades ocorre, geralmente, no período da tarde, em decorrência do aquecimento diurno mais acentuado e dos mecanismos de modulação diurna da atmosfera.

Além disso, o verão é o período do ano de maior incidência de raios.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).