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Palmeiras e Corinthians enfrentam-se sem força máxima

Palmeiras e Corinthians enfrentam-se sem força máxima

Redação

31/01/2010 - 09h30
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        Da redação

        Corinthians e Palmeiras fazem neste domingo, às 16 horas (MS), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o primeiro clássico do Campeonato Paulista. Pela quinta rodada, os dois rivais - que estão empatados na primeira colocação com oito pontos (junto com o Ituano) - entram em campo sem suas forças máximas - pelo menos é que dizem antes da partida.
        O time de Parque São Jorge não conta com seu maior craque. Com dores na coxa direita, o centroavante Ronaldo está sendo poupado para a estreia na Copa Libertadores e não joga. No lado alviverde, o zagueiro Léo e o meia Diego Souza ainda são dúvidas para o clássico.
        A falta de um substituto minimamente próximo de Ronaldo faz o técnico Mano Menezes optar por um ataque veloz no Corinthians. E de baixa estatura. Nos treinos, Mano escalou na frente a dupla Jorge Henrique (1,69m) e Iarley (1,70m). Caso não use Danilo, que sentiu um desgaste após a estreia contra o Mirassol, a vaga pode ser de outro baixinho. O argentino Defederico (1,69m) foi testado ao lado de Tcheco.
        Mas a opção do treinador não tem a ver com a estatura. De acordo com Mano Menezes, a estratégia é usar a velocidade do trio nos contra-ataques. "Pelas dimensões do campo, é preciso trabalhar mais rápido a bola, porque o adversário leva menos tempo para recompor a defesa".
        Souza e Bill, os virtuais reservas imediatos de Ronaldo, não têm convencido e ficam como opção para o segundo tempo. A dúvida é a presença de Dentinho, que iniciou como titular na última partida e tem ganhado mais chances do técnico alvinegro.
        No Palmeiras, Muricy Ramalho está com problemas para armar o time. Mano Menezes e Ricardo Gomes não sofrem na hora de escalar Corinthians e São Paulo, respectivamente. O treinador alviverde gostaria de estar na mesma posição dos rivais.
        "O que o São Paulo e o Corinthians estão fazendo é o correto", disse, sobre o revezamento de jogadores que os técnicos têm promovido. "É impossível treinar sete dias apenas. É um absurdo o que se faz com o jogador. Mas todos têm de estar lá no jogo, afinal, há patrocinadores, a tevê..."
        Muricy está inconformado com o número de jogadores lesionados no clube. Diego Souza, Léo e Cleiton Xavier sentiram dores musculares em apenas quatro rodadas. "Se ficar treinando e jogando no ritmo atual, vai estourar mesmo", alertou o técnico. "É o que está acontecendo. Os jogadores não estão preparados para esse ritmo".
        Temendo novas contusões, Muricy foi obrigado a mudar a rotina de treinamentos. Nos dias seguintes aos jogos, os titulares só vão a campo para uma corridinha leve. Depois, nada de coletivos: apenas um treino tático ou técnico. "Não podemos pegar pesado", disse.
        O treinador deve dar mais uma chance aos jovens: na zaga e no ataque. Gualberto e Joãozinho podem aparecer no time. "Se tiver de colocar os garotos, eles vão com confiança", afirmou Muricy. "Não importa que é clássico".
        TABU INCÔMODO 

        No retorno do clássico à capital, o Corinthians tenta se livrar de um jejum de mais de três anos. A última vez que levou a melhor contra o rival foi no dia 25 de outubro de 2006, no Morumbi. A vitória veio com um gol de Marcelo Mattos, que neste meio tempo já deixou o clube alvinegro e retornou em setembro do ano passado.
        "Estivemos próximos de atingir esse objetivo no ultimo confronto (2 a 2, pelo Brasileirão). Mas vacilamos numa jogada em que o Palmeiras é forte, que é a bola aérea", afirmou Mano Menezes, lembrando os dois gols de cabeça do rival alviverde. (informações do Estadão)
        

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Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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