A Páscoa será celebrada no próximo domingo (17) e muitas pessoas não resistem às guloseimas da data comemorativa.
Ovos de chocolate caseiros ou industrializados são comercializados em grande escala e movimentam a economia do Estado nesta época do ano.
Levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (IPF-MS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a Páscoa deve movimentar R$ 218 milhões na economia de Mato Grosso do Sul em 2022, entre gastos com chocolates e comemorações.
A preocupação com surgimento de acnes no rosto aumenta neste período de Páscoa, principalmente em pessoas que possuem tendência no aparecimento dessas erupções.
A nutricionista Jéssica Orelli ressaltou ao Correio do Estado que o vilão não é o cacau em si, mas sim o chocolate que é composto por altos índices de açúcar, gordura e leite.
O cacau em si é rico em antioxidantes que previnem a formação da acne. O chocolate é feito a partir do cacau com adicionais de açúcares, gorduras e leite.
A composição do chocolate contribui para a formação de sebo na pele, provocando o aparecimento de erupções na pele.
Jéssica Orelli orienta que o cacau 50% - ou mais – é o indicado para quem quer ter uma pele saudável e bonita.
De acordo com a médica dermatologista, Bianca Gastaldi, ovos ou barras de chocolate devem ser consumidos com moderação na época mais doce do ano devido ao alto teor de açúcar e gordura presente no produto.
“O consumo de açúcar em grande quantidade eleva os níveis de insulina, de fatores de crescimento insulina-like (IGF-1) e de seus receptores IGF-1R na glândula sebácea aumentando a produção de hormônios andrógenos e a hiperqueratinização”.
O Dr. Antonio Gomes Neto afirmou que não existe problema em consumir ovos de chocolate nesta época, desde que a pessoa saiba dosar o consumo e optar por produtos que contém maior quantidade de cacau.
“Uma boa limpeza e hidratação do rosto e corpo com produtos destinados à pele oleosa e a mudança de hábitos alimentares, evitando o excesso de açúcares e alimentos pró inflamatórios, que estimulam o surgimento da acne, são uma alternativa”.
Cuidados com o rosto
Algumas atitudes simples contribuem para uma pele mais saudável, limpa, bonita e sem acne. Confira:
- Lavar o rosto com sabonete indicado para oleosidade
- Evitar alimentos gordurosos
- Evitar alimentos com alto teor de açúcar
- Ter uma alimentação saudável
- Higienizar as mãos antes de tocar o rosto
- Fazer limpeza de pele
- Remover maquiagem antes de dormir
- Evitar estresse




