Passageiro vindo de São Paulo testou positivo para a Covid no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em exame realizado na quinta-feira (23). O caso foi identificado nas barreiras sanitárias instaladas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Com isso, a Secretaria solicitou o nome de todos os passageiros que estavam no mesmo avião que o rapaz, que não teve a identidade revelada. Ele é morador de Dourados.
Após relatar que precisava retornar para o município em que reside, ele foi liberado para viagem de carro e orientado a ficar em isolamento.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande (Cievs) comunicou o caso ao órgão estadual, que ficará responsável por monitorar o paciente.
Agora, ele deve ser contactado pelo Cievs para fazer o teste biomolecular e detectar se foi infectado pela variante Ômicron.
BARREIRA SANITÁRIA
A barreira sanitária instalada no Aeroporto Internacional de Campo Grande começou a funcionar no dia 7 de dezembro.
A decisão do retorno do serviço foi tomado, após o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, realizar reunião com técnicos da Sesau para discutir medidas a serem implementadas para conter a entrada de variantes, inclusive da Ômicron.
Para isso, os técnicos da Sesau fazem a abordagem e a triagem inicial do passageiro na sala de desembarque e indicam o local para realização do teste de antígeno (Swab), que fica pronto de 15 a 20 minutos.
O passageiro também é orientado sobre a importância do uso da máscara, lavagem adequada das mãos e distanciamento social, bem como será verificada a sua situação vacinal.
Caso o resultado do teste seja positivo, a orientação é de que fique em quarentena. Com isso, o passageiro passará a ser monitorado pelas equipes do Município.




