Cidades

Cidades

PEC permite salários acima do teto

PEC permite salários acima do teto

band

21/06/2012 - 07h00
Continue lendo...

A Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a possibilidade de que servidores públicos recebam proventos que superem o teto constitucional que corresponde ao salário dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), atualmente em R$ 26,7 mil. O dispositivo consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 05/2011, que muda as regras para reajuste do funcionalismo público permitindo a cumulatividade.

Entre outras mudanças, o texto aprovado hoje suprime do Inciso 11 do Artigo 37 da Constituição Federal a expressão “cumulativamente ou não” da norma constitucional o que, na prática, permite aos funcionários públicos acumularem mais de um provento e, com isso, superar o salário dos ministros do STF. Além disso, a PEC também suprime da Constituição os subtetos salariais que correspondem aos salários dos prefeitos, no caso dos municípios, e dos governadores, nos estados.

A proposta ainda atrela os subsídios do presidente da República, do vice-presidente, dos ministros de Estado, dos senadores, dos deputados federais, do procurador-geral da República e do defensor público-geral federal aos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Hoje, os ocupantes desses cargos já recebem a mesma remuneração dos ministros do Supremo devido ao Decreto Legislativo 805/10. Contudo, o decreto não prevê o reajuste automático, quando os vencimentos dos ministros do STF aumentarem.

A PEC também retira a prerrogativa presidencial de sancionar os projetos de lei para fixar os subsídios dos ministros do STF, do presidente da República, do vice-presidente, dos ministros de Estado, do procurador-geral da República e do defensor público-geral federal. Isso na prática possibilita aos parlamentares aprovarem reajustes salariais, que entrarão em vigor sem a chancela do presidente da República.

O substitutivo do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) à PEC apresentada pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), foi aprovado pela comissão especial em votação simbólica, após vários membros do colegiado deixarem a reunião. O texto ainda precisa ser votado em dois turnos pelo plenário da Câmara, onde poderá ser modificado. Só depois de aprovado pelos deputados a PEC será encaminhada à apreciação e votação do Senado também em dois turnos de votação. Se aprovada pelas duas Casas Legislativas será promulgada e passará a integrar a Constituição.

 

CLIMA

Fim de semana deve começar com vendaval e frio de 5°C em MS

Previsão do Inmet indica chuva, trovoadas e queda brusca nas temperaturas em cidades como Campo Grande, Dourados e Ponta Porã

08/05/2026 09h20

Frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e promete fim de semana gelado, chuvoso e com temperaturas típicas de inverno

Frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e promete fim de semana gelado, chuvoso e com temperaturas típicas de inverno Foto: Paulo Ribas / Arquivo

Continue Lendo...

O fim de semana do Dia das Mães deve ser marcado por chuva, trovoadas e uma forte queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Dados atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam avanço de uma frente fria sobre o Estado, com previsão de mínimas que podem chegar a 5°C em cidades da região sul.

A mudança no tempo começa a ser sentida já nesta sexta-feira (8), com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas em diversas regiões. A partir de sábado (9), porém, o frio ganha força e transforma completamente o cenário climático no Estado.

Em Campo Grande, a sexta ainda será de temperaturas mais amenas, com máxima de 28°C e previsão de chuva isolada entre a tarde e a noite. No sábado, os termômetros despencam para mínima de 12°C e máxima de apenas 21°C, acompanhadas de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.

O frio aumenta ainda mais no domingo (10), Dia das Mães, quando a Capital pode registrar mínima de 10°C e máxima de 16°C, sob muitas nuvens e chuva. Já na segunda-feira (11), o amanhecer será ainda mais gelado, com mínima de 9°C. A menor temperatura prevista para Campo Grande ocorre na terça-feira (12), quando os termômetros podem marcar apenas 6°C nas primeiras horas do dia.

No interior, a frente fria também provoca mudanças bruscas. Em Dourados, o domingo deve registrar mínima de 6°C e máxima de 19°C, com chuva e trovoadas. Na segunda-feira, o amanhecer continua gelado, também com 6°C.

Em Ponta Porã, na região de fronteira, o frio promete ser ainda mais intenso. A previsão indica mínima de 5°C entre domingo e segunda-feira, com chuva, céu encoberto e ventos vindos do sul. Apesar da presença do sol na segunda, as temperaturas seguem baixas durante a manhã.

Já em Três Lagoas, o calor resiste até sábado, quando a máxima ainda pode chegar aos 36°C antes da chegada mais intensa da massa de ar frio. No domingo, porém, os termômetros caem para mínima de 9°C e máxima de 18°C, cenário bem diferente do registrado no início da semana.

Além das baixas temperaturas, o Inmet prevê ventos moderados e possibilidade de rajadas em algumas regiões do Estado, principalmente entre sexta-feira e domingo. A combinação entre chuva e frio deve deixar o fim de semana com clima típico de inverno antecipado em Mato Grosso do Sul.

Recomendações

Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta a população a adotar alguns cuidados simples, mas importantes, para enfrentar o frio com mais conforto e segurança:

  • Manter-se bem agasalhado, principalmente no início da manhã e à noite
  • Beber bastante água, mesmo com a sensação de menos sede
  • Evitar banhos muito quentes, que podem ressecar a pele
  • Continuar utilizando protetor solar, mesmo em dias nublados
  • Evitar ambientes pouco ventilados
  • Hidratar a pele com frequência
  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Evitar exposição prolongada ao frio

Com a combinação de chuva, temperaturas mais baixas e possibilidade de mudanças rápidas no tempo, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão e se preparar para um fim de semana mais gelado do que o habitual em Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

DATA MARCADA

Justiça nega preliminares de Bernal e marca audiência para ouvir testemunhas

Defesa tentou travar a ação penal, alegando que a denúncia de violação de domicílio tinha falta de justa causa. Além da tentativa de anular a acusação de porte de ilegal de arma por consução

08/05/2026 09h00

Ex-prefeito deu sete passos antes de disparar contra fiscal, diz relatório do delegado

Ex-prefeito deu sete passos antes de disparar contra fiscal, diz relatório do delegado Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A defesa do ex-prefeito Alcides Bernal interpês duas preliminares para tentar travar a ação penal, que trata do homicídio qualificado contra o auditor fiscal Roberto Carlos Mazzini. A primeira em relação ao crime de violação de domicílio, alegando inépcia da denúncia por falta de justa causa.

A Justiça entende que não há falta de justa causa, pois "de acordo com a própria matrícula atualizada do imóvel e da decisão da Justiça Federal que indeferiu tutela antecipada em favor do réu, a propriedade em questão é da Caixa Econômica Federal desde meados de 2025 e, posteriormente, transmitida da vítima Roberto Carlos Mazzini".

Na segunda preliminar, a defesa de Bernal tentou a consução, ou seja, absorver o crime de porte ilegal de arma de fogo por outro delito. O juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri afastou este argumento, pois entendeu que não existe, a princípio, a figura desta medida, já que a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) descreve que o delito teria ocorrido pelas condutas de ter "recebido" e "portado" o armamento sem registro válido e porte legal.

A audiência para escutar Bernal e as testemunhas foi marcada em duas datas, 26 e 27 de maio, às 14 horas. No dia 26, serão ouvidas apenas as testemunhas arroladas pela acusação. Na sequência, serão as oitivas da defesa e o interrogatório de Bernal.

As audiências serão realizadas presencialmente na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. O juiz também notificou a empresa New Line, responsável pelo monitoramento de vídeo da casa onde o crime ocorreu, requisitando o envio do contrato de prestação de serviço com Bernal.

Relembro o caso

O crime ocorreu no dia 24 de março. Imagens de câmera de segurança da casa mostraram que o chaveiro Maurílio da Silva Cardoso, de 69 anos, chegou de picape ao local, por volta das 13h, enquanto Roberto o esperava dentro de sua caminhonete na frente do imóvel.

Logo após a chegada do chaveiro, o fiscal passou a instrução para Maurílio tentar abrir a porta principal da casa. As imagens mostraram que, enquanto o chaveiro realizava o trabalho, o fiscal apenas observava e esperava a conclusão da abertura.

Exatos 35 minutos depois de começar os trabalhos, Maurílio conseguiu abrir o portão e avisou Roberto, que imediatamente acessou a região interna da casa. Durante os próximos cinco minutos, ambos ficaram dentro do imóvel e não há informação do que eles estariam fazendo durante este período.

Às 13h44min20s daquele dia o vídeo mostra que o ex-prefeito chegou à frente da casa, após ser avisado pela equipe de monitoramento da empresa New Line de que teriam invadido a residência.

Cerca de 17 segundos depois, Bernal entrou no imóvel e, depois de cinco passos, efetuou o primeiro disparo contra Roberto.

No momento em que Bernal vai em direção ao corpo da vítima, ele entra no ponto cego da câmera, momento em que teria dado o segundo tiro no auditor fiscal, de acordo com o laudo pericial.

Após isso, é possível ver o chaveiro escapando e saindo da casa, às 13h45min10s.

O ex-prefeito voltou a aparecer na filmagem, quando guarda a arma na cintura e se dirige para fora da casa, momento em que aproveitou para chamar a equipe da New Line, que tem sua sede exatamente na frente do local do assassinato.

Depois de mexer no celular, Bernal foi embora da cena do crime.

Após o vídeo, a investigação policial focou em saber em que momento o ex-prefeito teria dado o segundo tiro na vítima, já que a testemunha principal, o chaveiro, alegava que isso teria ocorrido após a sua saída.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).