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PM constata que jornalista estava alcoolizado em acidente que matou mulher de 51 anos

O condutor da motocicleta na qual a vitima era passageira, está internado com uma lesão grave de fratura exposta

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Foi constatado pela Polícia Militar, em acidente de trânsito que culminou na morte de uma mulher de 51 anos, que o condutor do carro oficial do Governo do Estado, o jornalista Guilherme Pimentel, estava alcoolizado no momento da colisão.

O Delegado-Geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, consedeu uma coletiva de imprensa sobre o acidente, que aconteceu nesta manhã de sábado(9).

Durante a coletiva o delegado confirmou que o condutor envolvido no acidente se tratava de um servidor público do Governo do Estado, e que estava dirigindo um veículo oficial do Estado. Também afirmou que o jornalista se recusou a fazer o teste do bafômetro no local do acidente.

"Na hipótese da recusa, a Policia Militar pode realizar um termo de constatação de alcolimia, que foi feito e constatado pela PM o alcoolismo. Outra forma de saber se o condutor estava alcolizado ou não, é a investigação de onde o envolvido estava anteriormente ao acidente", disse o Delegado Roberto Gurgel.

De acordo com o delegado, o jornalista está detido na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac-Cepol) aguardando o fechamento da perícia que ainda segue sendo feita no local do acidente. Após a apuração ser finalizada, o delegado Felipe Paiva, que está com o caso, decidirá diante de análise, se autuará Guilherme Pimentel por homicídio praticado por veículo automotor, de maneira dolosa ou não.

Com relação as causas do acidêntes, e infrações de trânsito cometidas no ocorrido, o delegado geral informou que todo este levantamento está sendo analisado pela perícia, e que uma testemunha que estava no local no momento do acidente está sendo ouvida pela Polícia Civil.

"Temos que analisar a dinâmica do acidente, se existiu a orientação de semáforo, se as câmeras de segurança flagraram o ocorrido, se os autores fizeram o uso de bebida alcoolica, para que o delegado responsável pelo caso delibere o procedimento que será feito ao autor", declarou Roberto Gurgel.

O condutor da motocicleta, de 43 anos, na qual a mulher morta era passageira, está internado na Santa Casa com uma lesão grave de fratura exposta.

Delegado Roberto Grugel convocou coletiva de imprensa nesta manhã de sábado(9) para detalhar informações sobre o acidente no centro da cidade

Delegado Roberto Grugel convocou coletiva de imprensa nesta manhã de sábado(9) para detalhar informações sobre o acidente no centro da cidade. Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

OCORRIDO

Um acidente no início da manhã deste sábado (9), envolvendo um veículo e uma motocicleta no cruzamento das ruas Antônio Maria Coelho e Rua Bahia, em Campo Grande, vitimou uma mulher que morreu no local. Carro era conduzido por jornalista que integra equipe de comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações preliminares do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a colisão teria ocorrido por volta das 6 horas da manhã quando um veículo Toyota Etios, oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, dirigido pelo jornalista e servidor da Secretaria de Governo (Segov), Guilherme Pimentel, trafegava pela Antônio Maria Coelho desrespeitou o sinal e atingiu a dupla na Rua Bahia.

Segundo a Polícia Militar a vítima de 51 anos era passageira da moto, modelo Honda Biz, na cor azul, que com o impacto teria sido lançada para a calçada e morrido no local. O condutor da motocicleta era um homem de 43 anos socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado a Santa Casa da Capital em estado grave.

O motorista ficou no local, prestou esclarecimento as autoridades, porém, se recusou a realizar o teste de bafômetro.

Cidades

Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo

Sete pessoas estavam na aeronave, sendo duas crianças, duas mulheres e três homens, sendo um deles o piloto

20/02/2024 19h00

Reprodução: Globonews

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Um helicóptero caiu na tarde desta terça (20) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, sete pessoas estavam na aeronave.

Em suas redes sociais, os bombeiros inicialmente afirmaram que havia três pessoas no acidente. Uma delas, de acordo com publicação, foi socorrida com parada cardriorrespiratória para o Pronto-Socorro Engenho Novo. A corporação afirmou ter sido acionada por volta das 16h.

O piloto foi retirado preso nas ferragens e uma terceira pessoa, uma mulher, foi socorrida ao Pronto-Socorro Central com diversas fraturas nas costas e lesões na face.

Mais tarde, a corporação atualizou as informações e disse que, ao todo, havia sete pessoas no helicóptero, sendo duas crianças, que foram socorridas, sem ferimentos graves, duas mulheres, uma delas em parada cardiorrespiratória, que foi revertida, e três homens, sendo um deles o piloto, que foi levado com fratura no fêmur ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, por um helicóptero da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, as vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro Central (Sameb), Pronto-Socorro do Engenho Novo e Pronto-Socorro Intermédica, em Barueri, além do HC em São Paulo.

As idades das crianças não foram informadas.

O acidente ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marco próximo a um supermercado.

Populares ajudaram no resgate da aeronave. Ainda não se sabe o que provocou a queda da aeronave, que teria batido em árvores, antes de se chocar com o chão.

Ao todo, nove viaturas dos bombeiros foram deslocadas ao local, além de dois helicóptero Águia, da Polícia Militar.

O helicóptero, modelo AS 350 B3 (esquilo), prefixo PR-ENT, tem seis assentos, com capacidade para cinco passageiros.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ele está com situação de aeronavegabilidade normal, mas não pode fazer operações de táxi aéreo.

A aeronave, também de acordo com a Anac, pertence à Vortex Holding, com sede na cidade de São Paulo. A reportagem ligou para o telefone disponível nas informações da Junta Comercial de São Paulo, mas ninguém atendeu.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que investigadores do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizados em São Paulo, foram acionados, para realizar a ação inicial da ocorrência.

"A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", disse a Força Aérea Brasileira, em nota.

Os acessos próximos ao local do acidente foram fechados por agentes de trânsito de Barueri na estrada dos Romeiros e na rua Tilápia, segundo a prefeitura.

Não há registros de imóveis atingidos com a queda do helicóptero, de acordo com a administração municipal.

Para o atendimento da ocorrência, foram acionados a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Barueri e Defesa Social do município.

  

Segurança

Detran alerta população sobre cuidados na condução de bicicletas elétricas

Tanto no caso de bicicletas convencionais como elétricas, a recomendação é que o ciclista faça uso de equipamentos de segurança

20/02/2024 19h00

Por meio da Resolução 966, do Cotran de 2023, classificou como ciclomotores: bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos Crédito: Freepik

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O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) reforçou cuidados básicos que a população deve ter ao usar bicicletas elétricas, tanto os locais corretos para trafegar quanto relativos a equipamentos de segurança.

Na segunda-feira (19), o motociclista Emerson de Jesus Antunes Braga, de 35 anos, morreu após se envolver em um acidente com uma bicicleta elétrica, na Avenida Euler de Azevedo. 

Por meio da Resolução 966, do Cotran de 2023, passou a classifcar como ciclomotores: bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. Além disso, determina o uso de equipamentos de segurança para condução deste tipo de veículo. 

Tanto no caso de bicicletas convencionais como elétricas, a recomendação é que o ciclista faça uso de equipamentos se segurança como:

  • Capacete de ciclista
  • Luvas
  • Óculos de proteção

Com relação aos locais adequados de circulação segue sendo a ciclovia ou ciclofaixa. Caso a pista não ofereça nenhuma das opções, o condutor deve se manter no canto da pista sempre no sentido de circulação dos outros veículos. 

Os proprietários de ciclomotores devem registrar o veículo por meio do Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito (CAT), que irá apontar dados referentes a marca, modelo e versão. Os condutores que ainda não realizaram o registro tem até dezembro de 2025 para regularizar a situação. Após este período, conforme determinado pela legislação, não poderão mais circular em via pública. 

Entenda a diferença

Os ciclomotores (bicicleta elétrica) possuem até 400 wats de potência e a velocidade máxima que conseguem atingir é de até 50 km/h. Para conduzir esse tipo de veículo o condutor precisa possuir CNH ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Os cuidados de segurança são uso de capacete de motocicleta. 

Para a gestora de atividades de trânsido do Detran-MS Elijane Coelho, a população precisa aprender a diferenciar os tipos de veículos elétricos de duas rodas.  

 “Os veículos podem ter pedal, ter uma baixa potência, mas se possui acelerador manual, são ciclomotores. Essa é a grande dúvida dos condutores, muitos desses ciclomotores são oferecidos como bicicletas elétricas ou autopropelidos, mas não são”, explica Elijane.

Outro veículo que ficou muito comum nas ruas de Campo Grande é o autopropelido, ou como popularmente são conhecidos overboards, scooters e similares. A velocidade máxima pode chegar até 32 km/h.

Alguns são semelhantes às bicicletas elétricas e ciclomotores, apresentando distinções em suas características como a distância entre uma roda e outra que pode variar de até 130 cm, enquanto a largura do guidão possui medidas de até 70cm. Esse tipo de condução pode chegar até 1000 wats de potência.

Para conduzir esse veículo não é necessária a Carteira de Habilitação, no entanto, para segurança do usuário a determinação é que faça uso de capacete de ciclista, luvas e óculos de proteção. Com relação à circulação deve fazer uso de ciclovia e ciclofaixas dentro do limite de velocidade determinado para cada via. 

Caso não haja na via uma ou outra, a recomendação segue sendo conduzir no bordo da pista e no mesmo sentido de direção dos outros veículos.

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