No último sábado (28), um homem de 31 anos, foi preso pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, acusado de tráfico de drogas. Para a polícia, o rapaz confessou que cultivava, preparava e comercializava cogumelos alucinógenos da espécie Psilocybe cubensis, conhecidos como “cogumelos mágicos”.
A ocorrência aconteceu no bairro Tiradentes, e ao chegar ao local, os policiais foram recebidos por uma adolescente de 17 anos, que disse estar cuidando da residência para o namorado. A equipe entrou na residência e encontraram panelas de pressão industrial contendo potes de cultura de milho, além de outros recipientes com culturas em diferentes estágios de desenvolvimento, todos utilizados para o cultivo de cogumelos da espécie Psilocybe cubensis
No local, também foram localizou 10 porções de cogumelos desidratados e embalados para distribuição, três bombons supostamente preparados com a mesma substância, 13 cápsulas contendo material triturado análogo aos cogumelos, além de balanças de precisão, recipientes, embalagens e equipamentos de encapsulamento, dois potes de grande volume com cogumelos desidratados e um computador ligado também foram encontrados no local. Veja no vídeo:
Enquanto os policiais vistoriavam a casa, o dono da casa apareceu e afirmou que cultivava, fracionava e comercializava cogumelos e produtos derivados para todo o território nacional, com vendas realizadas por meio do Instagram, WhatsApp e outras redes sociais.
O homem de 31 anos, ainda declarou que estuda o tema há cerca de seis anos e realiza experimentos para extração da substância dimetiltriptamina, que é uma substância psicodélica encontrada em diversas plantas e animais, e também pode ser sintetizada em laboratório. É usada principalmente como droga recreativa, mas também possui potencial para fins terapêuticos em contextos de saúde mental, como no tratamento de depressão, ansiedade e transtornos relacionados.
Na ocasião, o rapaz foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.


