Polícia

DESDOBRAMENTOS

Cármen Lúcia se diz favorável em manter prisão de Robinho

Ministra indicou posicionamento nesse sábado e Supremo Tribunal Federal precisa de mais um o para atingir a maioria dos 11 magistrados

Continue lendo...

Após início na última quinta-feira (14), o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da continuidade de Robinho na prisão recebeu, hoje (16), posição favorável da ministra Cármen Lúcia, longe agora de um voto a favor a permanência do acusado de estupro na penitenciária de Tremembé.

Cabe lembrar que a decisão, até o momento, conta com um voto contrário (de Gilmar Mendes), e os ministros têm até o dia 26 para formalizarem suas posições, uma vez que o ex-jogador foi condenado das acusações na Itália.

Sendo que o processo corre em formato virtual, nesse caso os magistrados registram seus votos de forma escrita, sem debates diretos, com Cármen Lúcia sendo a última a se manifestar até o momento. 

"Mulheres em todo o mundo são submetidas a crimes como o de que aqui se cuida, causando agravo de inegável intensidade a quem seja a vítima direta, e também a vítima indireta, que é toda e cada mulher do mundo, numa cultura, que ainda se demonstra desgraçadamente presente, de violação à dignidade de todas", disse a Ministra. 

Destacando o impacto global da impunidade nos crimes praticados contra mulheres, demonstra mais do que descaso. 

"É um incentivo permanente à continuidade desse estado de coisas de desumanidade e cinismo, instalado contra todas as mulheres em todos os cantos do planeta, a despeito das normas jurídicas impositivas de respeito ao direito à vida digna de todas as pessoas humanas", complementou.

Com Gilmar Mendes sendo o único que apoia a soltura, votaram a favor da permanência de Robinho na cadeia os seguintes ministros:

  • Luiz Fux (relator do caso),
  • Edson Fachin,
  • Luís Roberto Barroso,
  • Cristiano Zanin e
  • Cármen Lúcia

O que diz a defesa 

Ao Supremo, defesa de Robinho alega que  STJ não teria a competência para determinar a reclusão imediata do jogador

Em setembro, o ministro relator do caso, Fux, havia sido o único a declarar seu voto, antes do julgamento ser interrompido, ainda nos primeiros minutos da sessão, com o pedido de vista de Gilmar Mendes.

À época, Fux foi contrário aos dois pedidos de habeas corpus da defesa do jogador, entendendo que não houve irregularidades do STJ ao determinar que ele cumprisse a pena no Brasil.

Ele também destacou que Robinho foi "devidamente assistido por advogado de sua confiança" durante o processo de condenação.

No pavilhão 1 da a Penitenciária II de Tremembé desde março deste ano. Robinho tem o hábito de jogar futebol com os outros detentos na prisão e de ler.

Além disso, ele tem aula de dois projetos, com dez módulos cada um, "De olho no futuro" e "Reescrevendo a minha história", tendo completado nove de cada. 

 

Assine o Correio do Estado

POLÍCIA

Corpo de idoso é encontrado em terreno no Cabreúva

No local, fica a obra atualmente abandonada do Centro de Belas Artes

06/04/2025 16h00

Obra abandonada do Centro de Belas Artes

Obra abandonada do Centro de Belas Artes FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Na tarde de sábado (05), um idoso de 73 anos foi encontrado morto no terreno da obra do Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva.

O homem identificado como Assis Ari Lopes da Silva, foi localizado por volta das 17h30 por uma pessoa que passava pelo local e acionou o socorro. 

Quando a polícia chegou, encontrou a vítima com sangramento no rosto, uma lesão grave na cabeça e constataram o óbito.

Peritos da Polícia Científica também estiveram no local e constataram sinais de agressão, possivelmente provocada por objeto contundente, acendendo a possibilidade de um homicídio.

Assis era morador do Conjunto Aero Rancho e trabalhava como açougueiro. Após os procedimentos técnicos, o  corpo foi recolhido pela funerária.

O caso foi registrado como homicídio simples na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol e segue sob investigação. 

Até o momento, não há informações sobre autoria ou motivação do crime.

Assine o Correio do Estado.

POLÍCIA

Dois homens são presos por estupro no interior do Estado

Os casos ocorreram em Vicentina e Dourados

06/04/2025 13h50

Homem é preso em Dourados por estuprar adolescente de 15 anos

Homem é preso em Dourados por estuprar adolescente de 15 anos FOTO: Divulgação PCMS

Continue Lendo...

Neste fim de semana, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu dois homens de 40 e 52 anos nas cidades de Dourados e Vicentina, acusados de estupro. As vítimas são uma adolescente de 15 anos e uma senhora de 73 anos.

O primeiro caso aconteceu na sexta-feira (04), na cidade de Dourados, quando um homem de 40 anos foi preso por por estuprar uma adolescente de 15 anos. O crime aconteceu na casa do pai da menina, que possuía um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão, expedido pela 1ª Vara de Família e Sucessões e também foi preso.

A vítima compareceu à DEPAC acompanhada de seu ex-namorado para relatar o crime. Conforme o depoimento, o estupro ocorreu durante uma confraternização, quando o amigo do pai da jovem e morador da mesma casa, se aproveitou de um momento de distração para arrastá-la até um quarto, onde, mediante uso de força física e violência, a violentou sexualmente. Após o abuso, a vítima conseguiu deixar o local e buscou ajuda.

Diante da gravidade dos fatos, a jovem foi encaminhada à Sala Lilás da DEPAC para atendimento especializado e, posteriormente, passou por exames. A prisão foi realizada em ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, que se dirigiram ao endereço informado pela vítima. 

A delegada Thays Bessa, responsável pelo caso , solicitou medidas protetivas contra o pai da adolescente, que ficou sob os cuidados da mãe e recebeu a assitência adequada.

Na delegacia, a jovem informou ainda que, já foi vítima de abuso sexual pelo pai. O caso segue sendo investigado.

O outro caso aconteceu no sábado (05),  em Vicentina. Desta vez, a vítima foi uma senhora de 73 anos, e o autor do crime um homem de 52 anos, que era vizinho da vítima.

Segundo as investigações,o vizinho ninvadiu a residência da idosa e cometeu o ato. Logo depois, a vítima procurou a delegacia pra relatar o ocorrido.

Os policiais iniciaram as buscas e localizaram o autor que foi preso em flagrante. Ele já tinha já possui passagens criminais por estupro e estava sendo monitorado eletronicamente.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).