Dois homens, ainda não identificados, morreram em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque (BPMChoque), na madrugada desta sexta-feira (24), em Campo Grande.
De acordo com o comandante do Batalhão de Choque, Coronel Rocha, criminosos assaltaram duas pessoas e levaram aparelhos celulares, às 5 horas desta sexta-feira (24), no Jardim Bela Vista.
Em seguida, se deslocaram em direção ao centro e renderam um senhor, que estava parado no semáforo em uma caminhonete Hilux, no cruzamento das avenidas Afonso Pena/Rui Barbosa.
Os ladrões tomaram posse do veículo e a vítima foi rendida, amarrada, feita de refém e levada para um cativeiro.
Dois criminosos permaneceram no cárcere privado e outro fugiu com a caminhonete em direção a Bolívia, via BR-262. A intenção era manter a vítima por cinco horas no cativeiro, até que a Hilux chegasse no país vizinho.
Os militares localizaram o veículo nas proximidades do Indubrasil e abordam o criminoso, que se entrega, é preso e confessa onde estaria a vítima e os outros dois comparsas.
O Batalhão de Choque se deslocou para o local e fez o cerco policial. Os ladrões saíram armados, um com simulacro e outro com arma de fogo, resistiram a abordagem e começaram a atirar contra a equipe policial, que revidou e baleou os bandidos.
Eles foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Mônica, mas não resistiram e faleceram no local.
A vítima estava com um capuz na cabeça e foi libertada pelos policiais.
NÚMEROS
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 104 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 20 de novembro de 2023, em Mato Grosso do Sul.
Das 104 mortes:
-
38 ocorreram em Campo Grande
-
45 ocorreram no interior do Estado
-
8 ocorreram em janeiro
-
17 ocorreram em fevereiro
-
5 ocorreram em março
-
16 ocorreram em abril
-
10 ocorreram em maio
-
5 ocorreram em junho
-
6 ocorreram em julho
-
5 ocorreram em agosto
-
11 em setembro
-
12 em outubro
-
9 em novembro
-
95 são homens
-
2 são mulheres
-
7 não tiveram o sexo divulgado
-
55 são jovens
-
38 são adultos
-
2 são idosos
-
3 são adolescentes
-
6 não tiveram a faixa etária divulgada
De acordo com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.