Nesta segunda-feira (07), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul desenvolveu a Operação Xeque-Mate, que teve como objetivo, desmantelar uma organização criminosa que atuava dentro e fora dos presídios.
Na ocasião, foram cumpridos seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Nova Alvorada do Sul e Campo Grande. A operação foi realizada pelas delegacias de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, com apoio do GARRAS (Delegacia Especializada na Repressão a Roubo a Banco, Assalto e Sequestro) e da Polícia Militar.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem, as investigações apontaram que o grupo criminoso era liderado por um detento que cumpre pena no Presídio da Gameleira I, em Campo Grande, e a esposa dele coordenava as ações do lado de fora, sendo responsável pela logística do tráfico de drogas para Nova Alvorada do Sul e pela contabilidade da organização.
Conforme a polícia, a organização criminosa é baseada na cidade do interior, com ramificação em Campo Grande. Nova Alvorada do Sul é considerada estratégica para traficantes e contrabandistas pela localização geográfica – fica perto da Capital e tem ligação com duas importantes rodovias federais, a BR-163 e a BR-267.
A partir da identificação dos demais envolvidos, a Polícia Civil representou pela prisão de seis pessoas e pela expedição de quatro mandados de busca e apreensão, todos deferidos pelo Poder Judiciário.
Em Campo Grande, o GARRAS deu cumprimento ao mandado de prisão da esposa do líder da organização. Já os demais mandados foram executados pela delegacia em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, com apoio da Polícia Militar.
Os detidos foram levados para a delegacia e os nomes dos alvos dos mandados não foram divulgados.