Cidades

agressão

Policial agride advogada que acompanhava clientes na Delegacia

Segundo a vítima, o escrivão estaria se recusando a registrar o Boletim de Ocorrência

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Na tarde desta sexta-feira (27), a advogada Luciany Ambrozina dos Reis foi agredida por um Policial Civil da 2ª Delegacia de Polícia, enquanto acompanhava suas clientes.

Segundo uma fonte do Correio do Estado, que preferiu não se identificar, a advogada tentava registrar boletim de ocorrência contra um segurança e um gerente de supermercado, por falsa acusação de furto.

No entanto, o escrivão da 2ª DP negou fazer o boletim de ocorrência.

Para fazer a denúncia, a advogada chegou a gravar um vídeo mostrando a delegacia e o policial que se recusava a atendê-la.

 

 
 

 

Pouco depois de iniciar a gravação, a advogada foi agredida pelo policial.

Após as agressões, a vítima gravou um vídeo relatando o ocorrido, que foi enviado em aplicativos de mensagem.

“Olha gente, eu estou aqui na delegacia, na 2ª DP, aqui na Mascarenhas. Vim acompanhar as minhas clientes, e o escrivão me agrediu. Já chamei a polícia, já chamei as prerrogativas da OAB e estou aguardando providências”, revelou Luciany.

 

 

Uma fonte do Correio do Estado, que preferiu não se identificar, relatou que outros advogados também informaram já ter passado por problemas com o mesmo agente, que costuma tratar mal os profissionais da classe e demais cidadãos que comparecem à delegacia.

“O policial tem antecedentes de não querer atender pessoas que vão fazer boletim de ocorrência na delegacia. E isso tem acontecido com vários colegas no estado”, comentou.

 

Vídeos estão sendo compartilhados em grupos do WhatsApp

 

Ao Correio do Estado, Bitto Pereira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), declarou que a OAB repudia o ocorrido.

“A OAB de Mato Grosso do Sul repudia com veemência o ocorrido, porque foi uma gravíssima violação de prerrogativas da advogada, gravíssima”, afirmou.

Segundo Bitto Pereira, a Ordem irá adotar todas as medidas legais cabíveis contra o Policial Civil que praticou os atos. “É inadmissível o que ocorreu dentro de uma delegacia”, concluiu.

Veja na íntegra a nota oficial:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), vem a público informar que repudia, com veemência, os atos de violência e de gravíssima violação de prerrogativas praticados por um agente da Polícia Civil contra uma advogada nas dependências da 2ª Delegacia de Polícia de Campo Grande. 

Desde que tomou conhecimento dos fatos, a OAB/MS está no local, representada pela Comissão de Defesa e Assistência à Advocacia, prestando todo apoio e amparo à advogada. 

Informa ainda a OAB/MS que, mantendo-se firme na defesa das prerrogativas da advocacia, adotará todas as medidas legais contra o agente que praticou tais atos.

Confira alguns trechos do vídeo, feito por uma das clientes:

 

*Matéria alterada as 19h17min para atualizações


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rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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