Motoristas que dependem da BR-262 para chegar a Corumbá e Ladário terão que programar os deslocamentos neste fim de semana. A ponte sobre o Rio Paraguai será totalmente interditada das 17h de sábado (7) até o meio-dia de domingo (8), em mais um bloqueio de 19 horas para a concretagem de pontos da estrutura.
A ponte é a única ligação rodoviária asfaltada entre os municípios e o restante de Mato Grosso do Sul. Por isso, a interrupção afeta não apenas moradores, mas também o transporte de cargas, o turismo e os deslocamentos de quem trabalha na região.
A interdição faz parte das obras de recuperação estrutural da ponte, executadas pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), em cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O investimento supera R$ 11,7 milhões.
Desde 12 de junho, o tráfego funciona em meia pista, no sistema de pare e siga. A recuperação prevê interrupções totais em etapas que exigem a suspensão da circulação de veículos para a execução dos serviços.
Em junho, o Correio do Estado mostrou que o cronograma da obra previa entre nove e dez interdições totais até fevereiro de 2027, além de paralisações parciais. Em agosto e setembro, novos bloqueios também foram realizados para a concretagem da laje da estrutura.
A Agesul informou que a escolha do período entre sábado à tarde e domingo de manhã busca reduzir os impactos no trânsito, por concentrar menor fluxo de veículos. Em casos de emergência, como o deslocamento de ambulâncias e veículos de segurança pública, equipes de apoio deverão acompanhar a passagem.
A orientação é que motoristas, transportadoras e moradores antecipem os deslocamentos e respeitem a sinalização instalada no trecho.