Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

CHEGA DE DIVISÃO

Por lei, agora 11 de outubro é 'Dia da Criação' de MS

Segundo Governo, mudança busca 'reforçar identidade'
17/10/2019 10:43 - RAFAEL RIBEIRO


O dia 11 de outubro ganhou nova denominação nos calendários sul-mato-grossenses a partir desta quinta-feira (17). Isso porque o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou, através do Diário Oficial, a mudança oficial do nome da data de nascimeento do Estado para 'Dia da Criação.' Ou seja, acabou a divisão de Mato Grosso do Sul.

Segundo o texto da nova lei, a intenção é "valorizar o próprio Estado e colaborar com a construção e consolidação de uma identidade própria."

A proposta da nova legislação foi feita pelo deputado João Henrique Catan (PL), no início do mês.

De acordo com o parlamentar, reforçar a identidade se torna necssário, visto que passados 42 anos, ainda é normal que turistas de outros estados se refiram apenas como "Mato Grosso" e acabam sendo corrigidos pelo já tradicional "do Sul".

"Quem foi dividido foi o Mato Grosso. Mato Grosso do Sul foi é criado em 1979", disse o deputado, na ocasião em que paresentou o projeto.

"Fizemos o projeto para resgatar o civismo, a história de Mato Grosso do Sul nas escolas. Muitos alunos são sabem quem foi Guia Lopes, que originou o nome do município de Guia Lopes da Laguna, entre outras particularidades do Estado", completou Catan.

Felpuda


Figurinha cuja eleição estava sub judice trabalha intensamente para ter a votação legalizada. Isso acontecendo, garante uma das cadeiras de vereador. Assim, quem hoje foi proclamado eleito vai para a fila da suplência.

Caso isso ocorra, a figurinha que corre o risco não deverá ficar desamparada, pois deixou secretaria municipal para disputar as eleições e poderá ter a cadeira de volta em 2021. Agora, resta esperar para ver onde vai parar.