Conforme publicado na edição desta sexta-feira (1º de março) do Diário Oficial do município, o Poder Executivo decretou que o próximo dia 28, que antecede o feriado nacional de da Paixão de Cristo, fica decretado como ponto facultativo para as repartições públicas de Campo Grande.
Como esclarece o texto assinado pela prefeita em exercício, Adriane Nogueira Lopes, e a secretária municipal de Gestão, Evelyse Ferreira Oyadomari, o expediente o não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população.
Vale lembrar que ainda em janeiro, pela edição do dia 18 do Diário Oficial do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul havia decretado a chamada "quinta-feira Santa" (28 de março) como ponto facultativo.
Nesse sentido, também cabe anotar no calendário quais ficam sendo os próximos pontos facultativos para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.
- 30 de maio Corpus Christi (ponto facultativo)
- 31 de maio Ponto facultativo
- 28 de outubro Dia do Servidor Público Estadual (ponto facultativo)
- 24 de dezembro Véspera do Natal (ponto facultativo)
- 31 de dezembro Véspera do Ano Novo (ponto facultativo)
Claro que, entre uma data e outra, o Governo segue a lista de decretos dos feriados nacionais, como os dias 15 e 20 de novembro - respectivamente Proclamação da República e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra -, quando o descanso para o proletariado cai em uma sexta e quarta-feiras.
"Proibições santas"
Comumente adotado pelos cristãos católicos, toda a semana santa é envolta em tradições e conselhos passados pela igreja católica, que aconselhava seus fiéis aos mais diversos costumes.
Principalmente o "não comer carne" aparece como a tradição mais duradoura da tradicional semana santa, o que deriva do conceito de que não se pode matar qualquer animal na sexta-feira, mesmo que para alimentação.
Nesse sentido, o catolicismo ainda aconselhava a não tirar o leite, o que ao longo da história levou fazendeiros que possuíam vacas a ordenharem seus animais para não desenvolverem infecções ou demais problemas de saúde, porém doando o leite obtido.
Entre as curiosidades cabe pontuar que também "ficam proibidos" na sexta-feira Santa:
- - Tomar café da manhã
- - Namoro ou sexo
- - Perseguir formigas, pássaros ou animais que estragam plantações.
- - Participar de baladas antes da meia-noite.
- - Bebedeira (sendo o vinho a única permissão)
- - Evitar brigas e palavrões
- - Limpar a casa ou lavar roupa
Vale lembrar que a única carne permitida pelos costumes é a de pescados, o que trouxe e desenvolveu o costume de muitas famílias adotarem o bacalhau como opção.




