Prestes a se apresentar na seleção brasileira, sendo um dos quatro últimos relacionados pelo técnico Dorival Júnior após liberação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o campo-grandense de origem Terena, Éderson José dos Santos, é homenageado e lembrado pela escola onde deu seus primeiros passos como atleta.
Desde o anúncio de seu nome, feito pelo técnico Dorival no dia 19 deste mês, o Correio do Estado abordou a origem do futebol do jovem jogador, que saiu dos campos sul-mato-grossenses para jogar na Itália, país onde conquistou a UEFA Europa League pela Atalanta.
Éderson apareceu na lista de Dorival junto dos seguintes atletas:
- Bremer, da Juventus;
- Pepê, do Porto e
- Rafael, do São Paulo
Como bem destacou Dorival, em nota publicada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF):
"todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular".
Mesmo ainda sem a confirmação de que, de fato, Éderson estará em campo pela seleção brasileira - que tem amistoso marcado contra o México já no sábado (08 de junho) -, os campo-grandenses que passam pela Av. José Nogueira Vieira se deparam com a faixa colocada junto ao alambrado que evidencia o orgulho local.
Com os dizeres "Éderson é Seleção", a placa evidencia tanto o orgulho como a história do campo-grandense.
"Parabéns Éderson. Agora na Seleção Brasileira. Mais um cidadão de bem formado pelo Instituto Bola de Ouro", diz o banner.
Treinador e presidente do Instituto Bola de Ouro, Jairo César, que acompanha o jovem atleta desde a adolescência, detalhou ao Correio do Estado que Éderson quase largou o futebol antes de brilhar como volante.

Em campo
Éderson foi relacionado pelo técnico da seleção, cerca de três dias antes de entrar em campo para a partida final do campeonato UEFA Europa League, que ficou marcada na história do próprio clube por ser a primeira final europeia, trazendo a conquista da taça logo de cara.
Pelas estatísticas da temporada 2023-24, disputando a série A do campeonato italiano, Éderson somou 31 jogos como titular, com seis gols e uma assistência, vencendo três dos quatro últimos jogos por diferentes competições que entrou em campo com a titularidade.
Antes de a seleção estrear na Copa América contra a Costa Rica, em 24 de junho, o time de Dorival Júnior enfrenta ainda os Estados Unidos em partida marcada para o próximo dia 12, quatro dias após o embate com a seleção mexicana.
Atualmente 18 dos 26 convocados totais já estão concentrados na Flórida, com a chegada de Éderson marcada para a segunda-feira (03 de junho).
Após passar por equipes brasileiras, o campo-grandense foi vendido pelo Corinthians para o Salernitana, onde ficou menos de um semestre até despertar interesse do Atalanta, que desembolsou 22,9 milhões de euros para ter o brasileiro entre seus atletas.
Confira a lista de convocados
GOLEIROS
- Bento - Athletico-PR
- Alisson - Liverpool (ING)
- Rafael - São Paulo
LATERAIS
- Danilo - Juventus (ITA)
- Yan Couto - Girona (ESP)
- Guilherme Arana - Atlético-MG
- Wendell - Porto (POR)
ZAGUEIROS
- Beraldo - PSG (FRA)
- Eder Militão - Real Madrid (ESP)
- Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)
- Marquinhos - PSG (FRA)
- Bremer - Juventus (ITA)
MEIO-CAMPISTAS
- Andreas Pereira - Fulham (ING)
- João Gomes - Wolverhampton (ING)
- Éderson - Atalanta (ITA)
- Bruno Guimarães - Newcastle (ING)
- Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
- Lucas Paquetá - West Ham (ING)
ATACANTES
- Pepê - Porto (POR)
- Endrick - Palmeiras
- Evanilson - Porto (POR)
- Rodrygo - Real Madrid (ESP)
- Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)
- Raphinha - Barcelona (ESP)
- Savinho - Girona (ESP)
- Vinicius Junior - Real Madrid (ESP)
**(Colaboraram Felipe Machado e Judson Marinho)