Clique aqui e veja as últimas notícias!

PROGNÓSTICO

Primavera começa nesta terça e será marcada por calor e chuvas abaixo da média

Bloqueio atmosférico impede entrada de umidade e chuvas e mudança será maior em novembro, quando pode haver enchentes
21/09/2020 10:59 - Glaucea Vaccari


Primavera, conhecida como a estação das flores, começa às 9h31 desta terça-feira (22) e será marcada por calor e escassez de chuvas em Mato Grosso do Sul, com acumulado abaixo da média para o período, que termina no dia 21 de dezembro.

É o que aponta prognóstico da primavera elaborado pelo meteorologista Natálio Abrahão.

Cimatologicamente, a primavera é um período de transição entre o período quente e seco do inverno para uma estação mais chuvosa.

Temperaturas do ar e do solo em setembro foram muito elevadas, mantendo sistema de alta pressão, que caracteriza a massa de ar quente e seco, fortalecido e bloqueando as frentes frias do sul do País.

Esse sistema continua ativo sobre o Mato Grosso do Sul, mantendo o ar quente e preservando os focos de calor.  

Os bloqueios também impedem a convergência da umidade oriunda da Amazônia, sem atividade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Consequências serão, principalmente em outubro e novembro, de potencializar rajadas de ventos, que podem ser acima de 60 km/h.

Tendência é de continuar escassez de chuvas, sendo irregulares e mal distribuídas, e temperaturas elevadas e acima da média. “Será a continuidade de uma estação muito quente”.

Estas condições devem mudar a partir do dia 27 de setembro, quando uma frente fria será capaz de vencer o bloqueio atmosférico no Estado.

As frentes frias associadas aos ventos fortes podem trazer descargas elétricas, trovoadas e pancadas de chuva com granizo nos dois primeiros meses da estação, especialmente nas noites e madrugadas.