Cidades

Prêmio

Programa de MS está entre os seis melhores do país em prêmio nacional de excelência

O programa MS Ativo Municipalismo é um dos seis semifinalistas do Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública.

Continue lendo...

O Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP) é uma iniciativa da organização que tem o objetivo de monitorar e reconhecer os estados do país que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, através de políticas que possam servir de influência para os outros estados. 

Mato Grosso do Sul tem sido destaque nacional na competição com o projeto “MS Ativo Municipalismo: Fortalecendo a Governança Interfederativa”, se consagrando como um dos semifinalistas do Prêmio. A iniciativa do estado promove um modelo de gestão atrelada ao incentivo à participação das prefeituras na construção de políticas públicas de Mato Grosso do Sul. 

O programa tem como foco fortalecer o municipalismo, através de mudanças nas formas integradas de políticas públicas, tornando-as mais focadas e centradas aos interesses da população. Ela articula ações em áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e assistência social, promovendo uma gestão baseada nas reais necessidades do estado. 

“Os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade representam o compromisso com uma gestão pública eficiente, transparente e orientada por dados. Estar entre os seis melhores é prova de que é possível transformar realidades com políticas públicas bem planejadas e centradas nas pessoas. É um reconhecimento ao Brasil que inova, entrega e dá exemplo de que é possível fazer diferente e melhor”, afirmou a gerente Relações Governamentais e Competitividade do CLP, Carla Marinho.

O programa sul-mato-grossense concorreu com outros 300 projetos inscritos de todo o país e, conforme afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Gerson Claro (PP), “chegar às etapas finais mostra o reconhecimento de um trabalho conjunto em prol da melhoria da gestão pública.” 

É a terceira vez que um programa de Mato Grosso do Sul recebe destaque no Prêmio, chegando à semifinal. Em 2025, é o único programa do Centro-Oeste a chegar à fase final da competição. 

O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, que acontecerá em Brasília. 

MS Ativo

O programa MS Ativo Municipalismo é estruturado em três fases - Demanda, Programa e Cooperação - e permite aos municípios fazerem o registro de seus pedidos ao Estado, seja em apoio técnico, financeiro ou para projetos, além de integrarem-se às políticas do Plano plurianual (PPA) estadual e firmarem desafios dividindo as responsabilidades e metas. 

O monitoramento destes pedidos é feito por uma plataforma digital com tecnologia de business intelligence, o que promove transparência e controle dos resultados. 

Já foram 52 municípios atendidos, 192 planos de ação realizados e 1.095 entregas registradas na plataforma somente no ano de 2024. Entre os principais desafios estão a redução da mortalidade materna, prevenção à doenças crônicas, ampliação da educação infantil, melhoria na alfabetização das crianças até 7 anos de idade e fortalecimento do ambiente de negócios. 

Na categoria da saúde, foram executadas 225 ações focadas na atenção mãe-bebê e na ampliação dos atendimentos nas unidades básicas. 

Na educação, foram 461 entregas, entre educação infantil e ensino fundamental, destacando a busca ativa de crianças fora da escola, formação continuada de professores e reestruturação curricular. 

Na área de desenvolvimento econômico, iniciativas como as centrais de comercialização, legislação de incentivo à agricultura familiar e expansão do empreendedorismo local geraram 180 ações específicas. 

Centro de Liderança Pública (CLP)

O CLP é uma organização além de partidos, que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar problemas urgentes do País. 

Fundada há mais de 16 anos, tem como expectativa o Estado Democrático de Dinheiro que seja eficiente no uso dos seus recursos, respeitando os bens públicos. 
 

Cidades

Homem rouba igreja e é preso em MS

Suspeito pode estar envolvido em outros furtos registrados em Aral Moreira

18/12/2025 15h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um homem de 28 anos foi preso pela Polícia Civil de Aral Moreira, com apoio da Polícia Militar, na manhã da última quarta-feira (17), por furto qualificado cometido contra uma igreja localizada na região central do município.

Segundo as informações levantadas pela Polícia Civil, o crime ocorreu durante a madrugada, quando o ladrão pulou o muro da igreja e roubou uma roçadeira e um botijão de gás. A ação foi registrada por câmeras de segurança, que ajudaram na identificação do autor.

O homem foi encontrado pelos policiais na casa da própria mãe, ainda usando as mesmas roupas registradas nas imagens da câmera de segurança.

Ele confessou o crime e indicou os locais onde havia escondido os objetos, que foram totalmente recuperados. Parte dos bens estava em posse de um segundo envolvido, de 35 anos, que também foi conduzido à Delegacia.

Os policiais encontraram ainda, durante a investigação, mensagens em um celular relacionadas à negociação de objetos furtados, o que pode indicar envolvimento em outros crimes patrimoniais registrados recentemente no município. 

 

Cidades

IFMS convoca aprovados para matrícula nos cursos técnicos integrados de 2026

Período de matrícula será de 12 a 16 de janeiro, exclusivamente pelo sistema de matrículas da instituição

18/12/2025 14h45

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira (18) a primeira chamada do Exame de Seleção 2026, convocando candidatos aprovados para a matrícula nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O período de matrícula será de 12 a 16 de janeiro, exclusivamente pelo Sistema de Matrículas do IFMS.

A convocação segue o resultado final da prova, divulgado na quarta-feira (17), respeitando os critérios de ampla concorrência e ações afirmativas (cotas).

De acordo com a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, os 20 primeiros colocados ocupam 50% das vagas, independentemente do tipo de vaga para o qual se inscreveram, seja ampla concorrência ou ações afirmativas.

As outras 20 vagas são distribuídas entre os primeiros colocados de cada cota, conforme os critérios de reserva para estudantes de escola pública.

Nesta primeira chamada, constam apenas os nomes dos candidatos convocados para matrícula. A lista de espera será divulgada no dia 23 de janeiro, data em que também está prevista a publicação da segunda chamada.

Nos cursos em que o número de inscritos foi menor do que o número de vagas ofertadas, todos os candidatos estão convocados para a matrícula. É o caso dos cursos Técnico em Edificações, em Aquidauana; Técnico em Agropecuária, em Nova Andradina; e Técnico em Informática , em Ponta Porã, todos vespertinos.

As vagas desses cursos poderão ser ocupadas, preferencialmente, por candidatos inscritos em outro curso no mesmo campus. Para isso, será necessário manifestar interesse pela vaga no momento da matrícula, entre os dias 12 e 16 de janeiro.

Matrícula

A matrícula deve ser feita on-line, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer ao campus do IFMS para realizar a matrícula de forma assistida, nos endereços e horários de atendimento da unidade.

  • No ato da matrícula, deverão ser anexados ao sistema:
  • Histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidatos menores de 18 anos;
  • Comprovante de regularidade com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;
  • Foto digital atual no formato 3x4 ou selfie;
  • Declaração de Vacinação Atualizada; documentos exigidos para candidatos beneficiários de ações afirmativas, conforme o Anexo III do edital;
  • Laudo médico acompanhado do formulário específico do Anexo V, para candidatos com deficiência inscritos por cota.

Os procedimentos e a lista completa de documentos exigidos estão disponíveis no edital da primeira chamada.

O Exame de Seleção 2026 é regido pelo Edital nº 058/2025 e ofertou 1.840 vagas em 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídos em dez municípios de Mato Grosso do Sul. As aulas têm início previsto para fevereiro de 2026.

Nesse modelo de curso, o estudante cursa simultaneamente o ensino médio e a formação técnica, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior.

Serviço

Dúvidas sobre o Exame de Seleção 2026 podem ser encaminhadas para o e-mail [[email protected]]

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).