Cidades

Cidades

Quatro dias após chuva, MS já está mais seco do que o deserto do Saara

Em alguns municípios do estado, umidade pode chegar a 10%, valor menor do que o registrado em climas desérticos

Continue lendo...

Nem mesmo as chuvas de 25mm na última sexta-feira (9), foram suficientes para manter a umidade relativa do ar na média. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas de perigo para baixa umidade do ar em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O aviso mais severo é para as cidades do norte, do Bolsão e da região sudoeste do Pantanal sul-mato-grossense, que devem enfrentar, nos próximos dias, temperaturas acima de 37ºC e umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%.

Vale lembrar que altas temperaturas aliadas à baixa umidade do ar são um perigo à saúde. Podendo causar além de desconforto nos olhos, boca, nariz e pele, danos mais graves e até mesmo irreversíveis como desidratação, insolação e aumento da frequência cardíaca e diminuição sanguínea. 

De acordo com o (Inmet), nesta segunda-feira (12) a capital campo-grandense registrou às 14h, umidade mínima de 15%. Já para o dia de hoje (13), a mínima foi de 18% às 13h. 

Segundo informações do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, os termômetros devem subir gradualmente e não deve chover nos próximos dez dias. No decorrer do mês, as máximas devem subir em Campo Grande, chegando até os 36ºC. 

Confira a umidade relativa do ar em outros municípios para essa terça-feira (13):

  • Corumbá: Umidade Máxima - 65% ; Umidade Mínima - 20%
  • Três Lagoas: Umidade Máxima - 65% ; Umidade Mínima - 10%
  • Dourados: Umidade Máxima - 60% ; Umidade Mínima - 10%
  • Ponta Porã: Umidade Máxima - 65% ; Umidade Mínima - 10%

Previsão fim da semana

Na quarta (14) e quinta-feira (15), a previsão indica a continuidade do tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. As condições meteorológicas estáveis são causadas pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul.

Nestes dias, as temperaturas estarão em elevação, com mínimas previstas entre 9°C e 15°C e máximas entre 24°C e 33°C para as regiões sul, leste e sudeste.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, esperam-se mínimas entre 14°C e 21°C e máximas entre 30°C e 36°C. Para as regiões norte e Bolsão, as mínimas devem variar entre 13°C e 17°C, com máximas entre 31°C e 37°C.

Ainda conforme informações do Cemtec, em algumas cidades as temperaturas podem registrar valores abaixo de 14°C. Em Campo Grande, esperam-se mínimas entre 13°C e 18°C e máximas entre 28°C e 33°C.

Os ventos atuarão entre os quadrantes leste e norte, com velocidades variando entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento superiores a 50 km/h. Aliado ao tempo mais quente e seco, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

As condições meteorológicas previstas, com tempo quente e seco, tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais. Essas condições também impactam a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, recomenda-se que a população evite atear fogo em vegetação ou outros materiais, em qualquer situação, pois as condições climáticas são favoráveis ao surgimento de incêndios.

Deserto Saara

Conforme dados, os números de umidade relativa são tão preocupantes que conseguem igualar o clima a locais no deserto, como Bir Lehlou, cidade no nordeste do Saara Ocidental, que registra nessa terça (13) umidade em 10%. 

Já na cidade de Guelta Zemmur, cidade marroquina do Saara Ocidenta, fica com a umidade em 14%, por último, no Cairo - Egito, a meteorologia marca 51%. É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que níveis inferiores a 30% já são considerados de alerta.

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Algumas regiões terão chuva preta entre sábado e domingo

13/09/2024 14h30

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para o final de semana, entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), indica mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria, que favorece aumento de nebulosidade, probabilidade de chuva e queda das temperaturas para algumas regiões do estado, com destaque para sul do estado.

Aliado às altas temperaturas, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 8% e 20%. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes. Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 31°C e 38°C. Chove no domingo.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas entre 21ºC e 27°C e máximas entre 30°C e 40°C. Pode chover no domingo.
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas entre 18°C e 23°C e máximas entre 21ºC e 38°C. Chove no sábado.
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 35°C e 39°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 34°C e 39°C.
  • Anaurilândia terá mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 29°C e 39°C. Deve chover no domingo.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas entre 16°C e 20°C e máximas entre 23°C e 39°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 18°C e 34°C. Há previsão de chuva no sábado e domingo.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas entre 16°C e 21°C e máximas entre 21°C e 37°C. Pode chover no sábado e domingo.

Assine o Correio do Estado

Operação

Polícia Civil desmantela esquema de tráfico aéreo de drogas entre PR, MS e SP

De acordo com as investigações, uma das aeronaves descobertas foi avaliada em R$ 2 milhões e foi usada para transportar entorpecentes em rotas aéreas de difícil acesso, segundo a polícia.

13/09/2024 14h00

Operação mira grupo suspeito utilizar helicóptero para transportar e distribuir drogas no PR, MS e SP  Foto: PCPR

Operação mira grupo suspeito utilizar helicóptero para transportar e distribuir drogas no PR, MS e SP Foto: PCPR Foto: PCPR

Continue Lendo...

A Polícia Civil do Paraná não está encarcerada em um grupo suspeito de lavagem de dinheiro e também de distribuição de drogas usando presidentes para cidades no interior do Paraná. Segundo informações preliminares, foram cumpridos nesta sexta-feira (13) mandados de prisão em municípios no interior do Paraná e em cidades de Mato Grosso do Sul. 

A operação foi realizada simultaneamente nas cidades de Araucária, Curitiba e Campo Largo, no Paraná; Ponta Porã e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; e Fernandópolis, em São Paulo.

Os policiais foram às ruas para cumprir 11 mandatos de prisão temporária e 22 mandatos de busca e apreensão."

Nos locais onde os agentes da Polícia Civil serviram, foram encontradas aeronaves utilizadas no crime, incluindo um helicóptero modelo R44 Raven II, avaliado em quase R$ 2 milhões. estados e áreas de difícil acesso.

Investigações 

Segundo as investigações, o grupo criminoso alvo da Polícia Civil é suspeito de lavagem de dinheiro, utilizando contas bancárias de terceiros.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Nas últimas operações, os policiais apreenderam  armas de fogo, drogas, munições e documentos.

Até o  momento, a Polícia Civil não divulgou se há pessoas que foram detidas, mas que as investigações continuam. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).