O youtuber paulista, Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão se tornou o nome mais comentado nos últimos dias nas redes sociais, após seus vídeos convocando bolsonaristas e caminhoneiros a se manifestarem no Dia da Independência e depois a pararem as estradas do país vitralizarem.
O caminhoneiro que antes de fugir da Polícia Federal (PF) morava em Joinville em Santa Catarina (SC), iniciou com seus primeiros vídeos em um canal do Youtube, intitulado, "Zé Trovão, a Voz das Estradas", no qual prometia falar sobre as estradas em tempo real e política.
No entanto, o canal foi desativado, mas seus vídeos foram republicados em várias outras páginas apoiadoras do atual presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido).
Foragido desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou sua prisão na última sexta-feira (3), por ameaças à democracia em atos violentos que estavam sendo organizados, o apoiador de Bolsonaro teve sua localização descoberta nesta quinta-feira (9) pela Embaixada Brasileira no México.
Últimas notícias
Em um vídeo publicado por ele mesmo, Zé Trovão diz que não irá mais se esconder e que aguardava a polícia para ser retirado do hotel, mas pedia para que motoqueiros fossem a Brasília lutar por ele, visto que será preso por apenas ter tido opinião.
https://player.vimeo.com/external/601282935.sd.mp4?s=0bc04c9692f025d61a03718af5039cc566abbcb7&profile_id=164&oauth2_token_id=1289434942
Afirmação contraditória, uma vez que o mesmo, se popularizou como um suposto líder dos caminhoneiros ao insuflar atos contra os ministros do STF. Segundo uma de suas postagens em redes sociais, os manifestantes só deixariam Brasília após todos os ministros do Supremo serem retirados.
Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (8) o militante defendeu que a partir das 6h desta quinta-feira "todas as bases brasileiras fechem tudo" e não deixem passar nada além de "ambulâncias, oxigênio e remédios".
No entanto, Bolsonaro gravou um áudio na noite de quarta (8), pedindo para os caminhoneiros desistirem dos atos, para não prejudicarem ainda mais a economia.
"Fala para os caminhoneiros aí que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia e isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo e, em especial aí, os mais pobres. Então, dá um toque aí nos caras, se for possível, e vamos liberar, tá ok? Para a gente seguir com a normalidade", disse o presidente.
Após a mensagem de Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Zé Trovão reaparece em uma gravação cobrando uma ação do presidente da República.
"Presidente, está na hora de fazer o que deve ser feito, pelo amor de Deus, estão atacando o nosso povo aí em Brasília, a polícia está usando da força. O senhor é a nossa última salvação, presidente, nós vamos trancar todo o Brasil porque estamos do lado do senhor, pelo amor de Deus, presidente, não deixa o povo ser oprimido. Faz o que deve ser feito porque o senhor tem o povo do seu lado."




