Durante todo o mês de outubro acontece a da 5ª edição do Circuito Urbano 2022, do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), que tem o objetivo de ampliar o engajamento da população com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na próxima segunda-feira (24), a Praça Ary Coelho, na região central de Campo Grande, irá receber o “Reviva ODS – Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, das 8h às 12h. O evento acontece em formato híbrido, ou seja, de forma presencial e virtual.
A ideia principal é sensibilizar os munícipes sobre a importância da Agenda 2030 e conscientizá-los sobre o papel de todos os moradores da Capital na efetivação das metas e ações propostas, por meio da distribuição de materiais gráficos sobre os Objetivos. O Reviva ODS tem por finalidade também atender ao tema principal do Circuito Urbano 2022, que é “não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”.
Segundo a diretora de Planejamento Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Mariana Massud, a ação desenvolvida constitui importante ferramenta para a sensibilização e o estímulo ao desenvolvimento sustentável da cidade.
“Essa ação vem ao encontro do que dispõe o ODS 4 – Educação com qualidade, visto que promove a oportunidade de aprendizagem a todos, colaborando para que a população do município adquira conhecimentos necessários para a promoção de uma cidade em que o desenvolvimento está equilibrado nos pilares da sustentabilidade social, econômica e ambiental”, explica Massud.
Por meio do Decreto n. 13.322, de 20 de novembro de 2017, que pretende internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030, Campo Grande tem uma Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que trata sobre o assunto.
ODS
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os 17 ODS são apelos globais e ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Os ODS são adotados por todos os Estados-Membros da ONU que se comprometeram a acelerar o progresso, aplicando os ODS de forma a levar ao mundo os vários ‘zeros’ de mudança de vida.