Grande volume de chuva que caiu na região de Bonito nos últimos quatro dias fez com que o nível do rio Miranda subisse, atingindo 6,05 metros, ultrapassando o nível considerado crítico. Por conta da situação, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu, na manhã de hoje, alerta de possibilidade de transbordamento no distrito Águas de Miranda, em Bonito.
De acordo com o fiscal ambiental da Sala de Situação, Jun Nukariya, a previsão é que as chuvas continuem pelo menos pelas próximas 24 horas na região, o que aumenta o risco de alagamentos e pode forçar os moradores das áreas mais baixas a abandonarem suas casas.
Conforme o alerta do Imasul, o nível de emergência tem potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana. O volume de chuva acumulado nas últimas 96 horas somou 66,4 milímetros, suficiente para encher o rio.
Com a subida do nível, já foi iniciado o processo de invasão de águas nas instalações lindeiras ao curso hídrico. No documento, Imasul recomenda ainda que a Defesa Civil, tento estadual quanto municipal, fiquem de prontidão para as providências necessárias no caso de transbordamento.
Nos próximos dias, previsão é que esse volume de água chegue até a cidade de Miranda, podendo haver ainda mais transtornos para a população.