Cidades

PIRACEMA

Segmento pesqueiro busca alternativas de renda

Segmento pesqueiro busca alternativas de renda

DIÁRIO ONLINE

04/11/2011 - 00h03
Continue lendo...

Com o início da Piracema, época destinada à reprodução dos peixes, que neste ano terá início no sábado, 05 de novembro, o setor pesqueiro e os funcionários recorrem a diversas alternativas de renda. A presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert), Joice Carla Santana Marques, apontou que atualmente, para evitar prejuízos durante a época, a maioria das empresas associadas opta pelas férias aos funcionários e pelos serviços de manutenção.

"O setor também passou a investir em outros serviços, como o Turismo Ecológico, em que os turistas fazem um passeio pelo Pantanal, sem a prática da pesca. Algumas empresas optam por manter os funcionários para a manutenção nas embarcações. Todas essas medidas são tomadas com a finalidade de garantir a subsistência da empresa e dos funcionários", informou Joice ao Diário.

Ela também disse que em 2011, cerca de 70% dos funcionários do setor de turismo serão mantidos para os trabalhos de manutenção e reformas dos barcos, já 30% devem receber o acerto de seus serviços. "Alguns funcionários se programam para aproveitar a época de Piracema como férias e optam por realizar o acerto com a empresa e investir o dinheiro em reformas de casa e outros empreendimentos", apontou a presidente.

Soluções

Trabalhando há mais de 17 anos no setor de pesca, Romualdo Sorrilha, 64 anos, guia de pesca, destacou que durante a época de piracema, acaba trabalhando nos estaleiros, na reforma de barcos. "Como não sou pescador, não tenho direito ao seguro-desemprego. Minha família possui um estaleiro e isso é o que nos mantém nesse período. Nessa época de defeso chegamos a reformar mais de 4 barcos. É um serviço bem diferente da minha profissão, porém, para manter a família temos que fazer o que está ao nosso alcance. A reforma de barcos não traz a mesma renda que tenho ao longo do ano, mas, ajuda a pagar as contas. Para não ficarmos tão apertados, a família aprendeu a economizar durante o ano, assim, em dias difíceis, não passamos apertos", disse o guia de pesca.

O pescador Carlos Moura de Arruda, 49 anos, também vai recorrer a outra atividade para se manter. Pelo primeiro ano, ele está na área de pesca e ainda não conseguiu tirar a licença e não terá direito ao seguro-desemprego. "Neste ano perdi minha casa que era na área ribeirinha, então, recebi a ajuda de um tio que é pescador. Ele me convidou para ajudá-lo em seu barco e foi assim que consegui me manter. Na piracema vou aproveitar um terreno que me cederam para plantar e assim vender o que produzir. Esse será meu meio de sustento. Na próxima temporada com certeza eu já estarei com o seguro-desemprego e a situação ficará melhor", relatou.

A família do pescador Luiz Fernando da Costa, já faz a última pesca de 2011 e afirma que todos os anos, consegue se manter apenas com o segurodefeso. "Para garantir uma renda extra só retorno dia 05. Será a última pescaria profissional do ano. Aliás, não tenho do que reclamar. Neste ano, tivemos uma boa pesca, se comparada a 2010, tanto que pude até fazer um estoque de pescado para ajudar na época de proibição da pesca. Minha esposa e eu somos pescadores, e vamos nos manter apenas com o seguro, pois arrumar um bico nesse período é difícil, as pessoas não querem pessoal para trabalhar apenas 4 meses, ou quando querem, o pagamento é muito pouco", apontou.

Recomeço da temporada

O término da Piracema está previsto para o dia 28 de fevereiro, mas, as recontratações para o setor de pesca começam em janeiro, como apontou a presidente da Acert, Joice Santana. "As atividades pesqueiras começam efetivamente em fevereiro, mas as contratações devem ter início em janeiro, a fim de organizar o setor. No mês de fevereiro, as atividades de pesque e solte já terão início, porém, a prática pesqueira, só deve ter início dia 1º de março, é nessa época que começa o ano para os setores econômicos que dependem da pesca", informou.

Luto no Esporte

Torcedor morre durante partida de vôlei em Campo Grande

Fábio Rodrigues da Silva, de 42 anos, sofreu um mal súbito enquanto acompanhava a sobrinha de 15 anos, que estava em quadra; competição foi suspensa após a morte.

06/09/2026 14h58

Fábio Rodrigues da Silva, de 42 anos, morreu após sofrer um mal súbito enquanto acompanhava uma partida de vôlei em Campo Grande.

Fábio Rodrigues da Silva, de 42 anos, morreu após sofrer um mal súbito enquanto acompanhava uma partida de vôlei em Campo Grande. Foto: Reprodução Rede Social.

Continue Lendo...

O que deveria ser um fim de semana de decisões no voleibol de Mato Grosso do Sul terminou marcado por uma tragédia em Campo Grande. Fábio Rodrigues da Silva, de 42 anos, morreu após sofrer um mal súbito enquanto acompanhava uma partida da XV Copa Pantanal de Voleibol, neste sábado (5).

Fábio estava na arquibancada do ginásio do Colégio Oswaldo Tognini, da Funlec, no Bairro Chácara Cachoeira, quando passou mal. A sobrinha dele, Pietra Sobral, de 15 anos, participava da competição e estava em quadra no momento da ocorrência.

A Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul confirmou neste domingo (6) que o torcedor sofreu um mal súbito e recebeu atendimento da equipe de emergência. Foram realizadas tentativas de reanimação, mas ele não resistiu e morreu ainda no local.

Fábio Rodrigues da Silva, de 42 anos, morreu após sofrer um mal súbito enquanto acompanhava uma partida de vôlei em Campo Grande.
Ginásio do Colégio Oswaldo Tognini, em Campo Grande, onde Fábio Rodrigues da Silva passou mal durante competição de vôlei. Foto: Divulgação Funlec.

Por cerca de 40 minutos, equipes de emergência realizaram manobras de reanimação na tentativa de salvar Fábio, conforme relatos de testemunhas. Apesar dos esforços, ele não resistiu. A causa da morte ainda não havia sido divulgada oficialmente até a última atualização.

A entidade responsável pela competição afirmou que os protocolos previstos para situações de emergência foram adotados durante o atendimento.

Canpeonato suspenso

Diante da morte do torcedor, a Federação de Voleibol decidiu suspender a XV Copa Pantanal. A programação previa a continuidade das disputas neste domingo, mas as partidas foram interrompidas após o episódio.

A competição reunia equipes de Campo Grande, Dourados, Bonito e Chapadão do Sul e contava com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O episódio ganhou ainda mais comoção pela relação de Fábio com a sobrinha. Conforme relatos de pessoas próximas, tio e sobrinha mantinham uma relação próxima, e ele costumava acompanhar Pietra nas competições e incentivar a trajetória da adolescente no esporte.

Após a confirmação da morte, entidades ligadas ao voleibol e à atleta divulgaram manifestações de pesar. A Escolinha do Pezão lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às atletas, à comissão técnica e aos familiares do Campo Grande Vôlei.

Em nota, a instituição destacou que, diante da tragédia, a competição perdeu qualquer importância.

“Quando uma situação assim acontece, o esporte fica em segundo plano. Neste momento, nossa solidariedade e nossos sentimentos estão com a família”, afirmou.

A Escolinha do Pezão encerrou a manifestação desejando conforto aos familiares e amigos:

“Que Deus conforte o coração de todos.”

A Associação Esportiva Campo Grande Vôlei, equipe de Pietra Sobral, também manifestou pesar pela morte de Fábio e se solidarizou com a adolescente e seus familiares.

A Associação Esportiva Campo Grande Vôlei, equipe de Pietra Sobral, também publicou uma nota de pesar e destacou a proximidade de Fábio com a adolescente.

“Pietra, receba o abraço de toda a família Campo Grande Vôlei. Estamos juntos com você e sua família neste momento de profunda tristeza”, diz trecho da manifestação.

A associação classificou a morte como uma “despedida tão inesperada” e desejou força e conforto aos familiares e amigos de Fábio.

A Funlec, onde a competição era realizada, também lamentou a morte e manifestou condolências aos familiares e amigos de Fábio.

Despidida

O velório de Fábio Rodrigues da Silva está previsto para começar às 19h deste domingo, na Funerária e Pax Nipo Brasileira, localizada na Rua Treze de Maio, no Bairro São Francisco, em Campo Grande.

O sepultamento está marcado para as 10h desta segunda-feira (7), no Cemitério Santo Amaro, na Avenida Presidente Vargas, na Vila Santo Amaro.

Leia a nota na integra 

Nota de pesar Associação Esportiva Campo Grande Vôlei

A Associação Esportiva Campo Grande Vôlei manifesta, com profunda tristeza, seu pesar pelo trágico falecimento do Sr. Fábio, tio da nossa atleta Pietra Sobral.

Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com Pietra, seus familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar uma perda tão difícil.

Não existem palavras capazes de diminuir a tristeza de uma despedida tão inesperada. Que permaneçam as boas lembranças, o carinho, os ensinamentos e todos os momentos vividos ao lado do Sr. Fábio.

Que Deus o receba em Sua luz, conceda descanso eterno à sua alma e ilumine e fortaleça o coração de todos os familiares e amigos.

Pietra, receba o abraço de toda a família Campo Grande Vôlei. Estamos juntos com você e sua família neste momento de profunda tristeza.

Nossos mais sinceros sentimentos.

 

Ação Policial

Jovem de 21 anos morre baleado durante abordagem da PM em Campo Grande

Segundo a Polícia Militar, Adrian, conhecido como "Bracinho", teria avançado contra os agentes com uma faca durante a ação no Jardim Colúmbia.

06/09/2026 14h25

Movimentação da Polícia Militar e da perícia na Rua Paranapebas, no Jardim Colúmbia, onde jovem de 21 anos morreu após ser baleado durante abordagem policial neste domingo (6).

Movimentação da Polícia Militar e da perícia na Rua Paranapebas, no Jardim Colúmbia, onde jovem de 21 anos morreu após ser baleado durante abordagem policial neste domingo (6). Foto: Reprodução.

Continue Lendo...

Uma ação policial terminou com a morte de um jovem de 21 anos no fim da manhã deste domingo (6), no Jardim Colúmbia, região norte de Campo Grande. Identificado como Adrian e conhecido pelo apelido de “Bracinho”, ele foi baleado durante uma abordagem da Polícia Militar em uma residência na Rua Paranapebas.

De acordo com informações preliminares, equipes da Polícia Militar realizavam diligências na região à procura do jovem e chegaram ao imóvel onde ele estava.

Segundo a versão da PM, durante a tentativa de abordagem, Adrian teria reagido e avançado contra os policiais armado com uma faca.

Diante da reação, os militares efetuaram disparos. O jovem foi atingido e chegou a receber socorro, sendo encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Testemunhas também afirmaram a polícia que Adrian havia permanecido consumindo bebida alcoólica durante a madrugada e teria ficado no local até por volta das 3h deste domingo.

A informação faz parte dos relatos de moradores e ainda deverá ser confrontada com os elementos reunidos durante a investigação.

Diligências

Segundo informações atribuídas à polícia, as equipes realizavam buscas para localizar Adrian antes de encontrá-lo no Jardim Colúmbia. Ele seria suspeito de envolvimento em roubos registrados na região.

Entre os episódios investigados estaria uma tentativa de assalto ocorrida na última sexta-feira (4), em um estabelecimento comercial. Na ocasião, o suspeito teria utilizado uma faca para ameaçar o proprietário durante a ação.

As circunstâncias que levaram os policiais até a residência e a dinâmica completa da abordagem ainda deverão ser esclarecidas no decorrer da apuração.

Após o confronto, a área foi preservada para o trabalho da perícia. Equipes da Polícia Civil estiveram no endereço para realizar os levantamentos necessários, que deverão auxiliar na reconstrução da ocorrência.

A arma branca mencionada na versão inicial, eventuais imagens de câmeras de segurança e os depoimentos dos policiais e de testemunhas poderão integrar a investigação.

O caso deverá ser formalmente apurado pela Polícia Civil, responsável por esclarecer as circunstâncias da morte e verificar a dinâmica da intervenção policial.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).