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Segunda etapa do MS Qualifica oferecerá qualificação a mais de 13,4 mil profissionais

Investimentos de R$ 12,5 milhões serão destinados a programas nos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio

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Depois do "Voucher Transportador", lançado em agosto, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul assinou nesta segunda-feira (2) convênios para realizar a segunda fase do MS Qualifica, plano estadual que tem como objetivo oferecer qualificação profissional para a população, a fim de capacitar os profissionais para que possam aproveitar as oportunidades de emprego oferecidas em empresas de todo o Estado.

"Nós temos hoje em Mato Grosso do Sul praticamente o pleno emprego, e temos muitas vagas de trabalho. Muitas dessas vagas poderiam ser oferecidas para nossos trabalhadores sul-mato-grossenses, mas não são por por falta de qualificação, por falta de capacidade e competência específica para aquelas atividades", explicou Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para essa etapa, serão disponibilizadas 13.409 vagas em 851 eventos de qualificação nos setores da indústria, do comércio, de serviços e do agronegócio.

Inicialmente, as vagas serão prioritárias para jovens, indígenas, mulheres em situação de vulnerabilidade, trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho e pessoas que não tiveram acesso à educação formal.

"Diante do momento que nós estamos vivendo, com muita demanda por empregos, o nosso maior desafio são pessoas que não têm a qualificação necessária para abraçar essas oportunidades. É uma ação muito forte junto com a Secretaria de Cidadania, porque nós entendemos que é uma grande oportunidade de inclusão com indígenas, com jovens, com pessoas que não tiveram a oportunidade de passar por uma qualificação, uma educação", destacou o governador do Estado, Eduardo Riedel.

Para o governador, o programa é uma resposta ao crescimento de Mato Grosso do Sul, e uma expectativa de melhoria de renda e qualidade de vida para a população, além de possibilidade de desenvolvimento para toda a sociedade.

"Todo esse crescimento e prosperidade que o Estado tem tido tem aberto essas oportunidades, mas nós temos que fazer o encontro entre a oportunidade e a qualificação das pessoas", pontuou.

Mercado

Para entender quais setores demandam melhorias na mão de obra, o MS Qualifica contou com seus parceiros do Sistema S (Sebrae/MS, Senac/MS, Senai/MS e Senar/MS) para consultar o mercado e verificar quais as necessidades das empresas, e quais os perfis profissionais mais procurados.

"A mudança que temos tido no estado de Mato Grosso do Sul, a transformação econômica, tem exigido uma nova formação, e esse é o ponto: nós temos que olhar pelo lado da demanda", destacou Verruck.

O titular da Semadesc citou como exemplo o Voucher Transportador, que subsidiou o "upgrade" na carteira de motoristas de 660 caminhoneiros de todo Estado, a fim de suprir a demanda de profissionais no setor de transportes de cargas pesadas.

"Nós tínhamos parados aqui em Mato Grosso do Sul mais de 100 caminhões que não transitavam por falta de motoristas com as carteiras D e E (...) além disso, tem o impacto em renda. Esses motoristas, assim que recebem a carteira, praticamente dobram a sua capacidade de renda mensal. Então, esse foi o primeiro passo", afirmou.

Segundo o levantamento apresentado, os setores que exigem mais profissionais qualificados em Mato Grosso do Sul são a indústria e o comércio.

Confira distribuição das vagas:

Atividades/Programas

Quantidade de eventos

de qualificação

Pessoas a serem

qualificadas

Qualificações na Indústria 387 4.586
Qualificações em Comércio 258 4.045
Qualificações em Serviços 176 3.578
Qualificações em Agronegócio 30 1.200
Total 851 13.409

Trabalho conjunto

Representando todo o Sistema S, Marcelo Bertoni, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), destacou a importância do trabalho conjunto entre o Estado e as parcerias para a execução do programa.

"É uma parceria muito interessante, porque a gente [do Sistema S] consegue oferecer as qualificações, mas às vezes não consegue o público. Aí vem a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul e faz essa proposta, onde a gente consegue selecionar as pessoas que estão querendo se qualificar e nós fornecemos o material humano para aplicar essa qualificação", pontuou.

Ficará sob responsabilidade da Funtrab fazer a gestão do público interessado nos cursos, identificando os mais procurados, os municípios e regiões com maiores demandas, para a criação de grupos específicos nos locais, atendendo a necessidade.

Ademar Silva Júnior, presidente da Funtrab, reforçou que o objetivo é atender a todo o Estado, e afirmou que as vagas devem ser disponibilizadas ainda nos próximos dias.

"A gente vai tentar descentralizar o máximo possível, criar uma rede muito grande para tentar abraçar o estado todo. O foco principal são segmentos um pouco à margem da questão econômica, ou seja: sistema prisional, aquela pessoa que está no regime semiaberto, que precisa de um emprego para efetivamente se enquadrar novamente na sociedade, indígenas, mulher em vulnerabilidade, que é uma situação muito presente hoje no Mato Grosso Sul", concluiu. 

Investimento

Para a segunda etapa, serão investidos R$ 12,5 milhões, sendo R$ 4.266.340,00 oriundos do Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, R$ 5.517.620,00 do Governo de Mato Grosso do Sul, e R$ 2.592.324,66 de parcerias.

"O que nós montamos aqui no MS Qualifica foi justamente trazer todos os parceiros para uma mesma mesa, construir esse mapa e dar missão, efetivamente, com os recursos de todos os parceiros envolvidos. Tem recurso federal, tem recurso estadual, tem recurso do Sistema S como um todo, das federações, com o mesmo objetivo: qualificar o Sul Mato-grossense, principalmente os mais vulneráveis para que eles tenham oportunidade de emprego e renda", apontou Riedel.

Convênios

Com o Sebrae-MS serão ofertadas 312 capacitações para 4.816 trabalhadores, em cursos na área do comércio, serviços, indústria, logística e turismo Eles vão chega a moradores de 49 cidades.

Já com o Senar-MS serão feitas capacitações na área do setor rural, em consonância com os programas Formação Profissional e de Saúde do Homem e da Mulher Rural. Com o Senai-MS estão previstos 21 cursos de 100 a 200 horas aula, com a previsão de atender 3.430 alunos.

Completando a lista aparece o Senac-MS, que está previsto nesta parceria a execução do programa de qualificação para preparação e recolocação ao mercado de trabalho. Vão ser feitos levantamentos das necessidades da classe empresarial, para a devida qualificação dos trabalhadores nas vagas abertas, em setores como gestão, turismo, gastronomia, segurança, beleza, saúde, games e tecnologia da informação.

MS Qualifica

Lançado em maio, o programa do Governo do Estado tem como objetivo oferecer qualificação profissional a cerca de 132 mil sul-mato-grossenses, para que os trabalhadores possam ser efetivamente alocados no mercado de trabalho emergente de Mato Grosso do Sul. 

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3º dia de greve

Motoristas ignoram multa de R$ 200 mil e Campo Grande segue sem ônibus

TRT determinou que ônibus funcionem com 70% da frota em horários de pico e 50% em horários normais, mas os motoristas não aceitaram

17/12/2025 07h10

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus

Campo Grande entra no 3º dia de greve dos ônibus MARCELO VICTOR

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Campo Grande amanheceu sem ônibus pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (17).

Mais uma vez, os terminais Morenão, Julio de Castilho, Bandeirantes, Nova Bahia, Moreninhas, Aero Rancho, Guaicurus, General Osório e Hércules Maymone amanheceram fechados sem nenhuma "alma viva".

Os pontos estão vazios. Em contrapartida, as garagens estão lotadas de ônibus estacionados.

Com isso, os usuários precisam recorrer a outras alternativas para chegar ao trabalho: bicicleta, a pé, carona, transporte por aplicativo, táxi ou mototáxi. A greve foi alertada antecipadamente, estava prevista e não pegou passageiros de surpresa.

Os motoristas reivindicam pelo pagamento do mês, que foi pago 50%:

  • Pagamento do 5º dia útil – venceu em 5 de dezembro
  • Pagamento da segunda parcela do 13º salário – vai vencer em 20 de dezembro
  • Pagamento do vale (adiantamento) – vai vencer em 20 de dezembro

O Consórcio Guaicurus alega que está em crise financeira e que não tem dinheiro para pagar a folha salarial, 13º salário e custos operacionais básicos (combustível, manutenção da frota e encargos). 

De acordo com o Consórcio, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) deve R$ 39 milhões à empresa desde 2022 e que os salários dos motoristas só serão pagos caso o poder público repasse o valor.

“O atraso e o pagamento parcial não decorrem de má gestão, mas sim da inadimplência reiterada do Município de Campo Grande/MS no repasse do subsídio financeiro contratualmente instituído no quarto termo aditivo previsto. O valor devido pelo Poder Concedente, apenas no período compreendido desde 2022, quando foi designada a tarifa técnica no quarto termo aditivo do contrato de concessão, já soma um subsídio superior a R$ 39 milhões ainda não repassados ao Consórcio. A dificuldade financeira é uma consequência direta da quebra do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pelo Poder Concedente. O pagamento da complementação do salário de novembro, do adiantamento de dezembro de 2025 (vencível em 20/12/2025) e da segunda parcela do 13º salário está condicionado à regularização desses repasses públicos”, explicou o Consórcio Guaicurus por meio de nota enviada à imprensa.

Mas, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) rebateu o Consórcio e disse que os pagamentos estão em dia. A prefeita, Adriane Lopes (PP), afirmou que a greve é "abusiva" e "ilegal", pois todos os repasses financeiros foram feitos.

"Além das gratuidades, o Município aporta também o vale-transporte dos nossos servidores, que são adquiridos e utilizados pelos servidores do município e, rigorosamente está em dia esse repasse. As questões judiciais serão discutidas na justiça, dentro da legalidade e da realidade, tanto do Consórcio como do Município. O dinheiro que é a responsabilidade do Município foi pago e, se o Município está rigorosamente em dia, a empresa também teria que estar rigorosamente em dia com os pagamentos dos seus funcionários", disse a prefeita, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (16).

"Todas as verbas que são contratuais, que tem relação do Município com o Consórcio Guaicurus foram feitos os repasses, ou seja, a subvenção de R$ 19 milhões, pagamento de vale-transporte de R$ 16 milhões, o Governo do Estado transferiu R$ 7 milhões, ele fez um acordo de R$ 13 milhões neste ano e R$ 4 milhões ficou para o ano que vem, acordado com o consórcio, então todas as verbas que implicam o Poder Público foram transferidas", disse o secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha.

DECISÃO JUDICIAL

O desembargador federal do trabalho, César Palumbo, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) determinou, durante audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), que:

  • 70% da frota funcione entre 6h e 8h30min (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 8h30min e 17h
  • 70% da frota funcione entre 17h e 20h (horário de pico)
  • 50% da frota funcione entre 20h e 00h

Mas, os motoristas não acataram a ordem judicial mais uma vez e seguem paralisados. Com isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande leva multa diária de R$ 200 mil. A multa subiu de R$ 20 mil para R$ 100 mil na terça-feira (16) e de R$ 100 mil para R$ 200 mil na quarta-feira (17).

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã [17 de dezembro] o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal", pediu o desembargador aos motoristas, que recusaram.

Presidente do sindicato, Demétrio Freitasfoi a favor da retomada do mínimo exigido em lei, mas foi voto geral dos motoristas venceu.

“A população está sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber. Todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos”, disse.

3º DIA DE GREVE

Campo Grande está sem ônibus há três dias consecutivos.

Esta é a segunda vez no ano em que a Capital fica sem transporte. Em 22 de outubro de 2025, Campo Grande amanheceu sem ônibus, com terminais fechados e pontos vazios. Os motoristas do transporte coletivo paralisaram atividades por duas horas, das 4h30min às 6h30min, o que refletiu em atrasos o dia todo. O fato pegou usuários de surpresa, que acordaram para ir trabalhar e não tinham meio de locomoção.

Esta é a maior greve dos últimos 31 anos em Campo Grande. Em outubro 1994, na gestão do ex-prefeito Juvêncio César, o transporte coletivo paralisou por dois dias e meio. Os ônibus tomaram as ruas do centro e interditaram o trânsito. Na ocasião, motoristas murcharam os pneus dos ônibus em forma de protesto.

A greve afeta 100 mil usuários, que usam o transporte coletivo diariamente para ir e voltar do trabalho.

PARALISAÇÃO DOS ÔNIBUS

Audiência termina sem conciliação e greve dos ônibus continua em Campo Grande

Motoristas ficaram indignados com a decisão judicial, a qual determina que 70% da frota volte a funcionar em horários de pico.

16/12/2025 19h22

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho

Muitos motoristas do Consórcio Guaicurus compareceram à audiência no Tribunal Regional do Trabalho Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Motoristas do transporte coletivo urbano de Campo Grande lotaram o plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, na tarde desta terça-feira (16), para acompanhar a audiência que debateu sobre a greve que paralisou os ônibus desde segunda-feira (14).

A audiência terminou sem conciliação e possibilidades entre o Consórcio Guaicurus, Município de Campo Grande e os profissionais da categoria. No entanto, o desembargador César Palumbo Fernandes determinou que 70% da frota voltasse a funcionar nos horários de pico.

"Não pode existir greve de 100% dos serviços essenciais. A determinação judicial deve ser cumprida. Amanhã, no primeiro período, a categoria vai estar trabalhando. Amanhã, pela manhã, o sindicato vai garantir que haja no período compreendido entre 6h e 8h30, 70% da frota funcionando. De 8h30 a 17h, 50% da frota atendendo a população. Entre as 17h e as 20h, 70% da frota. E após, 50% da frota no horário normal.", disse o desembargador.

Além disso, a multa, caso os ônibus não voltem a circular na manhã de quarta-feira (17), imposta ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande, aumentou de R$ 100 mil para R$ 200 mil por dia de descumprimento da decisão.

Apenas metade da folha salarial de novembro foi paga, sendo que a outra parte não tem previsão de pagamento. Ao todo, a dívida em aberto chega a R$ 1,3 milhão líquidos a serem repassados aos trabalhadores.

Diante da decisão do desembargador, os profissionais da categoria se indignaram, levantaram e saíram da audiência. Demétrio Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo e Urbano de Campo Grande (STCU-CG), disse que a greve está mantida por decisão dos próprios motoristas.

"A gente tá muito chateado com a Justiça do Trabalho por entender que quem paga a conta é sempre o trabalhador. No nosso entendimento, 70% ele simplesmente acabou com a greve. Infelizmente, vai continuar parado. Não é o que a gente quer, a população tá sofrendo muito, vai para três dias sem ônibus em Campo Grande, mas o trabalhador também precisa receber, todo mundo que trabalha precisa receber seus vencimentos", concluiu Demétrio Freitas.

O que disse o Município?

Na audiência, representando a Prefeitura de Campo Grande, a procuradora-geral do Município Cecília Saad afirmou que os repasses foram feitos pelo Executivo e, devidamente, depositados na conta do Consórcio Guaicurus.  De acordo com a representante, o valor destinado, na última sexta-feira (12), foi de R$  3.074.148,73.

Ela também relatou que, em junho/julho de 2024, foi publicado no Diário Oficial do Estado, que o governo se comprometeu em repassar quatro parcelas em torno de R$ 3 milhões, sendo duas no ano de 2025, e a terceira e a quarta em janeiro e fevereiro de 2026, respectivamente.

Diante destas afirmações, ela solicitou ao juiz o prazo de 24 horas para juntar a documentação e comprovar o pagamento ao Consórcio, o qual foi aceito pela autoridade.

Consórcio afirma que não tem dinheiro

Temis de Oliveira, presidente do Consórcio Guaicurus, confirmou o recebimento por parte da Prefeitura, mas alega que há outras pendências a serem pagas além da folha salarial, como os gastos com manutenção, diesel, mecânico, etc.  

"Hoje, o consórcio não tem caixa para pagar a parcela de 50% de novembro. Desses R$ 3 milhões (recebidos), haviam recursos que eram devidos de meses passados e a gente tinha outros compromissos".

"Sem aporte de alguma dessas verbas (cerca de R$ 4 milhões a serem recebidas pelo Consórcio), não temos mais saúde financeira, crédito nos bancos para poder buscar e resolver esses acordes", disse o prsidente Temis de Oliveira. Ele complementa: "Nós vamos procurar conversar com a Prefeitura para receber o que nós temos a receber ainda e negociar, negociar o tempo inteiro".

O presidente do Consórcio Guaicurus lembra que há o cumprimento do quarto termo aditivo do contrato, que precisa ser apurado mensalmente e um valor a ser recebido, algo que não ocorre desde 2022.

"Tem uma obrigação da AGEREG para, ao final de cada mês, fazer a apuração da diferença da tarifa pública para a tarifa técnica ou tarifa de remuneração e a prefeitura buscar os meios para pagar. Isso não tem sido pago desde 2022. Nós buscamos o recebimento dessas verbas também".

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