Cidades

BALBÚRDIA INFANTIL

Semana da criança: tempo de celebrar não diminui atenção e cuidado com pequenos

Associações se unem em festa para criançada no Jd. São Pedro, lembrando a importância de estar atento às brincadeiras

Continue lendo...

Nesta quarta-feira (12) é celebrado, junto da data de Nossa Senhora Aparecida - e outras datas como os dias nacionais da Leitura e do Mar -, o Dia das Crianças. 

Vale lembrar que, para garantir a brincadeira, os pais precisam estar o tempo todo atento aos filhos. 

Ainda nesta terça-feira (11), alguns já realizam ações em celebração à infância, caso da iniciativa realizada pelo Associação de Moradores do Jardim Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus. 

Na região, centenas de crianças aproveitaram a tarde desta quinta-feira para brincar em pula-pula, se divertir com personagens e aproveitar das comidas típicas de festa, além do bolo de 50kg. 

Com equipe de animação, pipoca, cachorro-quente e mais, o espaço estava preparado, inclusive com saquinhos de doces variados, para receber até 400 crianças. 

Foto: Divulgação

"Já é o terceiro ano, nossa festa, na verdade, fazemos essa iniciativa sempre no dia das crianças há 16 anos. De três anos para cá começamos a fazer pela Associação dos Moradores do Jd. Ouro Preto e Instituto Jardim de Deus, o qual sou presidente de ambos", explica Márcio do Carmo Vieira Lima. 

Esse evento conta com apoio da Energisa, Conveniência e Mercearia ZK e demais empreendimentos da região. 

"É trazer para as crianças uma lembrança boa, na melhor época da nossa vida, que é a infância, e também ensinar e educar através de projeto social", comenta o presidente da Associação e Instituição. 

Ele explica que quase todas as crianças presentes fazem parte do projeto, que contempla os pequenos com assistência e educação. 

"A maioria, 90% são crianças carentes da região, que passam dificuldades com problemas familiares; pessoas que vêm de famílias, às vezes, sem estrutura e, aqui na associação, a gente ensina dança, temos curso de literatura com Seu Arnaldo de Olegário, membro da Academia Brasileira de Letras e esnina, faz acompanhamento escolar e todo o trabalho para tentar dar um futuro para elas", pontua. 

Cuidado na brincadeira

Parceira do evento, a Energisa aproveita a semana da criança, para alertar aos pais para tentar evitar acidentes envolvendo a rede elétrica na hora da brincadeira.

Das pipas próxima da fiação, às tomadas e conectores domésticos, o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa MS, Wagner Garcia Lima, comenta a característica exploradora da criança, que perpassa pelas variadas etapas do crescimento. 

Dados do  Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022 - divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) - apontam que, em quase uma década, 342 crianças, de 0 a 10 anos, perderam a vida no Brasil vítimas de choque elétrico.

“Os riscos de acidentes elétricos são diferentes para cada faixa etária. Crianças menores precisam ser monitoradas o tempo todo para que não coloquem plugues na boca, não mexam, nem puxem fios, cabos ou extensões, nem coloquem objetos na tomada”, expõe Wagner Garcia.

Ele cita que os equipamentos eletrônicos não devem ser usados durante carregamento, e que, na hora de conectar aparelhos, os adultos devem estar atentos aos chamados Ts, que podem sobrecarregar e superaquecer as tomadas. 

“Não permita que crianças ou adolescentes escalem postes, nem entrem em uma subestação de energia na tentativa de resgatar pipas. O correto é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos de futebol e parques”, finaliza ele sobre a brincadeira do lado de fora.

 

Assine o Correio do Estado

fartura

Estado destina R$ 76 milhões a uma única avenida no interior de MS

Investimento em Chapadão do sul será para repaginar cerca de 5 km da rodovia MS-306, que foi retirada da região central há quase dois anos

26/06/2026 11h59

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Continue Lendo...

Licitação anunciada no diário oficial desta sexta-feira prevê que o Governo do Estado vai investir até R$ 76,1 milhões para implantação de uma única avenida, de cerca de cinco quilômetros, na região central de Chapadão do Sul.  

Para efeito de comparação, no começo da semana a Agesul, que conduz a licitação, anunciou certame prevendo R$ 78 milhões para a pavimentação de 20 quilômetros de uma rodovia no município de Sonora, na região norte do Estado.

Em Campo Grande, há pouco mais de três anos, foram destinados R$ 9,5 milhões para duplicação, ciclovia, drenagem e recapeamento de cerca de 3,5 quilômetros da Avenida dos Cafezais, principal via de acesso à região do bairro Los Ângeles. Na mesma época, foi licitada por R$ 41,3 todo o complexo de obras da primeira etapa do chamado novo acesso às Moreninhas. A primeira etapa foi concluída e a segunda fase ainda não foi licitada.

Até outrubro de 2024 a Rua Brasil e a Avenida Dois, na região central de Chapadão so Sul, faziam parte do traçado da MS-306, que passava pelo meio da área urbana. Porém, com investimentos da ordem de R$ 72 milhões, a cidade ganhou um contorno rodoviário e o tráfego de caminhões foi todo desviado. 

Agora, o antigo traçado da MS-306 ganhará duas pistas de rolamento (cada uma com pelo menos três faixas) ciclovia e espaços para lazer ao longo de um largo canteiro central, conforme previsão do projeto. Além disso, todo o traçado receberá drenagem para as águas da chuva. (Veja vídeo no final)

Depois da construção do contorno rodoviário, um total de 6,4 quilômetros da antiga rodovia passaram para a responsabilidade da prefeitura. Parte disso, porém, está em área rural e não deve receber as benfeitorias que serão bancadas pelos R$ 76,1 milhões.

O edital da licitação prevê que as propostas das empreiteiras interessadas sejam abertas no dia 15 de julho. Mas, mesmo que o certame ocorra sem embargos, as obras devem começar somente na gestão do próximo governador, já que existem restrições para assinatura de novos contratos em período eleitoral. 

O projeto de revitalização da via existe desde o início das obras de construção do contorno rodoviário, em junho de 2023. Mas, somente três anos depois foi lançada a licitação para a contratação de empresa que promete tirar o projeto do papel. 

A MS-306, entre Cassilândia e Costa Rica, passando por Chapadão do Sul, foi concedida à iniciativa privada em abril de 2020 e um ano depois começou a cobrança de pedágio. Inicialmente a concessionária havia assumido o compromisso de fazer uma série de investimentos no trecho urbano da rodovia.

Mais tarde, porém, o edital de concessão sofreu alterações e a Way306 assumiu o compromisso com o Governo do Estado de investir nos 10,5 quilômetros do contorno rodoviário. Por conta disso, a revitalização deste trecho está sendo assumida agora pelo Governo do Estado. 

Com três praças de pedágio, o trecho privatizado se estende por 218 quilômetros. Em cada uma das praças o motorista de carro de passeio é obrigado a desembolsar R$ 14,40.

Esses pagamentos garantiram, no primeiro trimestre de 2026, faturamento da ordem de R$ 42,4 milhões, conforme o balanço oficial da concessionária. Isso significa aumento de 18% na comparação com os R$ 35,9 milhões em igual período do ano passado. 

Mesmo assim, a empresa alega ter fechado o primeiro trimestre do ano com prejuízo de R$ 5,7 milhões. Uma das explicações para esse resultado negativo é o pagamento de quase R$ 25 milhões de juros pagos sobre os debêntures. Somente em 2025 a empresa tomou R$ 725 milhões nesta modalidade de empréstimos.

Ao longo de todo o ano passado, porém, a empresa informa ter fechado no azul, com lucro líquido de R$ 7,26 milhões. O montante, porém, é bem inferior aos R$ 40 milhões de lucro ao longo de 2024. 

 

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Repartições públicas fecharão mais cedo na segunda-feira na Capital

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, as entidades terão expediente até às 11h30

26/06/2026 11h30

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29)

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29) Foto: Reprodução

Continue Lendo...

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande),desta sexta-feira (26), as repartições públicas irão operar em expediente reduzido, na próxima segunda-feira (29), em razão da partida do Brasil pela Copa do Mundo. 

Com exceção das unidades e serviços considerados essenciais, os demais órgãos fecharão às 11:30. 

O Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para obter mais informações sobre as aulas nas escolas públicas e em nota respondeu que no período da tarde irá operar de forma não presencial. 

“Nas escolas, não haverá prejuízo ao calendário escolar, pois serão adotadas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas anuais, conforme determina a legislação educacional vigente”. Declarou a comunicação da prefeitura. 

Vale destacar que caso o Brasil continue avançando de fase voltará a jogar em dia útil apenas na semifinal, onde a partida está prevista para acontecer quarta-feira dia 15/07, às 15h. 

O JOGO 

Disputando a Copa do Mundo de 2026, que neste ano acontece no México, Canadá e Estados Unidos, o Brasil avançou de fase mais uma vez e segue vivo com o sonho do hexacampeonato. 

Na próxima segunda-feira (29) a partida é válida pela pré-oitavas ou 16 avos de finais, a Seleção Brasileira irá enfrentar o Japão, que se classificou em segundo no grupo G, com cinco pontos, pois empatou com a Suécia e Holanda, além de golear a seleção da Tunísia. 

Caso o Brasil vença e continue avançando, esses serão os próximos jogos da Seleção: 

  • Pré-Oitavas: Segunda-feira 29/07 às 13h; 
  • Oitavas de Finais: Domingo 05/07 às 13h; 
  • Quartas de Finais: Sábado 11/07 às 17h; 
  • Semifinal: Quarta-feira 15/07 às 15h.  
     

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).