Cidades

Cidades

Serra está 10 pontos à frente de Dilma em MS

Serra está 10 pontos à frente de Dilma em MS

Redação

23/07/2010 - 22h11
Continue lendo...

adilson trindade

Dez pontos separam o tucano José Serra da petista Dilma Rousseff na corrida presidencial em Mato Grosso do Sul. A pesquisa do Ibrape realizada para o Correio do Estado, com 1.119 eleitores em oito regiões, aponta Serra com 42% das intenções de voto contra 32% de Dilma. A candidata do PV, senadora Marina Silva, aparece com 8%. Brancos e nulos somam 4% e 14% declararam estar indecisos. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 96%.
A pesquisa mostra semelhança no desempenho dos dois principais candidatos no período de abril a julho. Serra avançou quatro pontos percentuais passando de 38% para 42% das intenções de voto, enquanto Dilma cresceu três pontos, subindo de 29% para 32%. Marina, por sua vez, subiu de 6% para 8%.
A diferença em abril de Serra para Dilma era de 9 pontos percentuais, hoje é de 10. Portanto, os dois cresceram praticamente na mesma proporção na corrida presidencial, levando-se em conta a margem de erro de três pontos.

Regiões
Serra lidera praticamente em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A pesquisa mostra equilíbrio entre os dois principais candidatos a presidente apenas na região do Pantanal (Corumbá). Serra e Dilma estão empatados com 35% das intenções de votos, enquanto Marina apresenta o melhor desempenho na pesquisa: 11%.
Segundo o Ibrape, o melhor desempenho de Serra foi na Região da Grande Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Lá, ele obteve 48% das intenções de voto e Dilma recebeu apenas 29%. A diferença entre os dois é de 19 pontos percentuais. Em relação às demais regiões, esta é a maior margem a favor do tucano. Essa vantagem se dá na região que reúne mais de 355 mil votos, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A petista, no entanto, é a preferida dos eleitores da região do Vale do Ivinhema. Ela obteve 44%. É o seu melhor desempenho por região do Estado. O tucano recebeu 34%. Só que este colégio eleitoral congrega pouco mais de 86 mil eleitores.
Em Campo Grande, maior colégio do Estado, com quase 600 mil eleitores, Serra lidera a preferência com 41% das intenções de voto. Dilma tem 33% e Marina está com 8%.
No norte de Mato Grosso do Sul, Serra tem 43% das intenções de voto contra 29% de Dilma e 3% de Marina. O tucano também é o candidato preferido dos eleitores do cone sul, onde obteve 41%, contra 28% da petista e 6% de Marina.
No terceiro maior colégio eleitoral, a região do Bolsão, Serra atingiu 39% das intenções de voto; Dilma, 33% e Marina, 7%. No sudoeste, região de Aquidauana, Serra tem 39%; Dilma, 34% e Marina, 10%.

Espontânea e rejeição
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem consultar a lista com os nomes dos candidatos, Serra foi mencionado por 24% dos entrevistados, Dilma alcançou 20% e Marina, 4%. Metade dos eleitores está indecisa, 1% citou outros nomes; brancos e nulos somam 1%.
Dilma tem o maior índice de rejeição, 24%, seguida por Marina, 22% e Serra, 19%.
A pesquisa Ibrape foi realizada entre os dias 15 e 18 de julho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 20074/2010. (colaborou Maria Matheus)

Cidades

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

De acordo com o cantor, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que estar cansado dessa "história de direita e esquerda"

02/01/2025 17h20

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026 Reprodução: Instagram

Continue Lendo...

O cantor sertanejo Gusttavo Lima deve se candidatar à Presidência nas eleições de 2026. Em entrevista ao Metrópoles, o artista revelou que está colocando seu nome à disposição dos eleitores, disse também que começará a dialogar com grupos políticos alinhados com seus planos na política. 

De acordo com o cantor, mesmo sem experiência, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que o Brasil precisa de alternativas para enfrentar os desafios sociais e econômicos.

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem...eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026", ressaltou o cantor.", afirmou. 

 O cantor é próximo do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também já declarou ter intenções de disputar a Presidência 2026. Nas eleições de 2024 em São Paulo, o sertanejo declarou apoio ao empresário Pablo Marçal (PRTB). Apesar do apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Gusttavo Lima disse estar cansado dessa "história de direita e esquerda". 

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudarchega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população", declarou o cantor.

Recentemente o cantor Gusttavo Lima teve a prisão decretada pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no dia 23 de setembro. O sertanejo é investigado na Operação Integration, a mesma investigação em que foi presa a influenciadora e advogada Deolane Bezerra.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, que teve acesso ao processo que tramita em sigilo, a juíza acatou pedido da Polícia Civil de Pernambuco e rejeitou argumentos do Ministério Público de Pernambuco, que, na sexta-feira (20), tinha pedido a substituição de prisões preventivas por outras medidas cautelares.

A magistrada destaca que o cantor, que se chama Nivaldo Batista Lima, deu abrigo a foragidos no âmbito da investigação, o que, segundo ela, demonstra "alarmante falta de consideração pela Justiça".

Ela acrescenta ainda que, ao retornar de uma viagem a Grécia, uma aeronave transportou Gusttavo Lima e outros dois investigados, e pode ter deixado os investigados no exterior.

"Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas. A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado", acrescentou a juíza.

O Ministério Público de Pernambuco defendeu o arquivamento das investigações contra o sertanejo, o que ocorreu em dezembro.

Operação Integration

A Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco foi deflagrada no dia 4 de agosto, quando foram cumpridos 10 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 150 milhões em bens e dinheiro. A operação segue com diligências em curso. 

Dentre os alvos, estão grupos ligados a bets (sites de apostas esportivas, que são regulares), mas a investigação mira sites de jogos de azar, que são ilegais.

Segundo as autoridades, a organização criminosa realiza lavagem de dinheiro por meio de empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e seguros.

Além de Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada, estão presas a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra. Deolane fazia a divulgação da Esportes da Sorte, que também está sendo investigada.

O empresário proprietário da VaideBet também está sendo investigado. José André da Rocha Neto também é dono de outras empresas, dentre elas a JMJ Participações, que comprou um avião que foi apreendido na operação policial.

O avião estava em nome de uma empresa do cantor Gusttavo Lima, que afirma ter vendido a aeronave para JMJ. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirma a venda e afirma que o avião está em nome do artista sertanejo enquanto não é concluído o pagamento integral pela venda.

A defesa de Deolane Bezerra afirmou ser vítima de "grande injustiça" e disse que "as questões legais estão sendo tratadas com seriedade e transparência"

Cidades

Grávida é mantida em cárcere privado e espancada pelo namorado em MS

A vítima ficou trancada em uma propriedade rural durante o feriado de final de ano e só conseguiu ser socorrida ao gritar por ajuda

02/01/2025 17h15

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Após ser contratado para trabalhar como caseiro de uma chácara, um homem de 25 anos manteve a companheira trancada em casa por três dias, período em que ela foi submetida a violência física e psicológica em Jaraguari.

A proprietária da chácara acionou a polícia e contou que contratou o caseiro próximo ao feriado de final de ano. No primeiro dia, o homem trabalhou apenas meio período e foi liberado para comemorar os três dias de descanso em uma casa localizada na propriedade.

Nesse ínterim, o pesadelo da companheira - que está gestante - teve início. Segundo relatado no boletim de ocorrência, ela ficou trancada na casa por três dias, sofrendo violência física e ameaças.

A proprietária do local contou que estranhou o fato de, no dia 1º de janeiro, a residência do caseiro estar fechada. Inicialmente, considerou que eles teriam ido a outro local. No fim do dia, porém, escutou gritos de socorro vindos da casa, que fica aproximadamente a cem metros da sua.

Acompanhada do namorado, a proprietária foi até a residência. O caseiro tentou desconversar, mas ela pediu para ver a gestante e solicitou que ela saísse da casa. Nesse momento, a vítima relatou que o companheiro não a deixava sair de casa desde que teve a dispensa para o feriado.

A sessão de tortura começou nesse período. Em determinado momento, o homem bateu a cabeça da companheira contra a parede e desferiu vários golpes na região do abdômen e das costas da vítima, que, a todo momento, era ameaçada.

Como ela estava vomitando, a dona da chácara a levou até o hospital do município. Os policiais estiveram no local e foram informados que, em decorrência da gravidade das lesões, a equipe médica pediu o encaminhamento da gestante para a Santa Casa de Campo Grande.

Buscas

Ao ver a mulher sendo levada, o companheiro tentou arrombar a porta da casa da proprietária da chácara, que ficou danificada. Ele também levou aproximadamente 10 litros de gasolina para abastecer a motocicleta - uma Honda Titan preta - e fugiu.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).