Cidades

EXAMES

Só dois a cada 100 testes feitos no drive-thru dão positivo para Covid-19

Seria o momento de ampliar ainda mais a quantidade de amostras coletadas

Continue lendo...

Apenas duas a cada cem pessoas tiveram resultado positivo para a Covid-19 no drive-thru de exames em Campo Grande desde que o serviço começou a funcionar. Como a média diária de casos novos na cidade têm se mantido estável nas últimas duas semanas, especialistas alertam para a falsa sensação de segurança que pode colocar a perder as conquistas do município diante da pandemia.

Os dados sugerem que, com estoque de kits RT PCR, seria o momento de ampliar ainda mais a quantidade de amostras.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram 2.064 amostras coletadas no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, das quais apenas 47 realmente estavam contaminadas. As 2.017 restantes foram descartadas para o novo coronavírus.

O matemático João Eduardo Guimarães fez a conta a pedido do Correio do Estado. Segundo ele, do total de casos suspeitos, 2,27% deram positivo.

Antes do drive-thru, o poder público não tinha material suficiente para testar todas as pessoas e somente quem tinha quadro clínico grave tinha amostras coletadas.

O exame em questão é o RT PCR, em que cotonetes são colocados em cada narina para retirada de secreção. No laboratório, o material passa por um processo complexo que termina em uma máquina que identifica a menor partícula possível de DNA ou RNA do novo coronavírus.

Com a chegada de insumos comprados pelo Governo Estadual e cedidos pelo Ministério da Saúde, ampliou-se a investigação junto aos casos suspeitos. Passaram a ser testados todos os que tinham obrigatoriamente febre associada a pelo menos um dos sintomas de síndrome gripal, como coriza, dor de garganta, etc.

“A situação em Campo Grande está bem estável e controlada. Hoje, concordo que tenha que testar mesmo sem febre”, disse ao Correio do Estado o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Júlio Croda.

O titular da SES, Geraldo Resende, afirmou à equipe de reportagem que fica a critério dos médicos que entrevistam os pacientes com suspeita da Covid-19 liberarem a coleta diante dos protocolos vigentes. A assessoria de imprensa do órgão disse que não divulga se a febre ainda é fator preponderante porque pessoas podem mentir os sintomas só para fazer o exame.

James Venturini, doutor em medicina tropical, pós-doutor em imunologia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), afirma que "a continuidade na ampliação nas testagens, que tem sido muito bem realizada e apoiada por especialistas, é essencial para continuar no combate à pandemia. Encontrar os casos precocemente isolá-los nos favorece muito. O Estado está muito bem assessorado em epidemiologia e acredito que saberá tomar as melhores atitudes”, afirmou.

SEMANA A SEMANA

A Capital fechou na sexta-feira passada a nona semana desde que os primeiros casos foram registrados. Somaram-se mais 20 casos novos ao município naquele período, três a mais que nos registros entre 9 e 15 de maio.

De sábado até esta segunda-feira, já foram nove casos novos na cidade. Ainda faltam quatro dias para fechar o ciclo atual.

Especialistas afirmam que não dá para prever quando a situação motivada pela pandemia irá terminar.

Capacitação

Campo Grande sedia Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio

Com inscrições gratuitas, evento vai de terça-feira (26) a quinta-feira (28)

25/11/2024 18h00

Parktec

Parktec Divulgação

Continue Lendo...

A Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa nesta terça-feira (26) no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). 

O evento, que vai até 28 de novembro, reunirá agentes de tecnologia, representantes de empresas, instituições de ensino e gestores públicos do Brasil.

O evento abordará temas como:

  • Cidades Inteligentes
  • Inovação Aberta
  • Captação de Recursos
  • Fomento em Projetos de Inovação
  • Rota Bioceânica
  • GovTech

Programação

O diretor executivo adjunto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Matheus Ferreira, abre o ciclo de palestras na terça-feira às 18h30. Em seguida, Álvaro Prata, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e que participou das discussões do Science20 (S20) - grupo de discussões do G20 sobre ciência e tecnologia -, falará sobre inovação e tendências tecnológicas no Brasil.

Programação completa:

26 de novembro

18h30 – 19h00: Credenciamento
19h00 – 19h15: Abertura oficial
19h15 – 19h30: Solenidade com Universidades e Instituições parceiras
19h30 – 20h00: Palestra: Confederação da Agricultura do Brasil
Matheus Ferreira – Diretor Executivo Adjunto
20h00 – 20h30: Palestra: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Álvaro Prata – Diretor-Presidente
20h30 – 21h30: Coquetel

27 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h20: Potencializando Ambientes de Inovação
Ricardo Senna – Secretário Executivo da Semadesc
09h20 – 09h40: Fomento à Pesquisa Científica e Inovação em MS
Prof. Dr. Nalvo Franco – Diretor Científico da Fundect
09h40 – 10h20: Coffee break
10h20 – 12h00: Painel: Inovação Aberta e Captação de Recursos
Casos Bayer, Nestlé e outros
12h00 – 14h00: Pausa para almoço
14h00 – 16h30: Painéis sobre Cidades Inteligentes, Marco Legal e Startups

28 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 10h20: Palestras sobre Rota Bioceânica e Conexões Estratégicas
14h00 – 16h30: Painel: Tecnologia e Agronegócio no Mato Grosso do Sul

Como participar

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas pelo site do evento. As atividades ocorrerão no Parque Tecnológico de Campo Grande, localizado na Avenida Rachid Neder, 760, bairro Monte Castelo.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).