Cidades

Cidades

Tal e qual Aquiles

Tal e qual Aquiles

Redação

28/07/2010 - 05h07
Continue lendo...

É deveras conhecida a saga de Aquiles, guerreiro de fibra inquebrantável, porém vulnerável em razão de seu calcanhar exposto a qualquer adversidade. Pois é, lembrei-me da figura mitológica de Aquiles quando há poucos dias assistia a uma sessão do Senado da República e de sua tribuna falava o senador João Faustino Ferreira Neto (PSDB, RN) sobre a atualidade política de nosso país, destacando de sua oração dois pontos focais: a educação e uma assembleia nacional revisora. Com muita propriedade, assinalou o senador “enquanto existirem analfabetos, pessoas que leem e não sabem o que estão lendo; que têm um diploma sem perspectiva de inserção no mercado de trabalho; que não sabem escrever; que frequentam ou frequentaram uma escola do faz de conta. Enquanto os jovens de todas as cidades estiverem ausentes de uma escola de qualidade, o Brasil será um país pobre, continuará sendo um país para privilegiados. A luta atual é mudar essa realidade”.
Acentuou ainda o senador João Faustino que “ a nação brasileira anseia urgente por reformas no seu sistema político, tributário e eleitoral. Entendo que essas reformas só serão possíveis através da convocação de uma assembleia nacional revisora da nossa Constituição, preservando-se as cláusulas pétreas de nossa Carta Magna e todas as garantias sociais existentes, tornado-a enxuta”.
Por aplaudir com minha integral concordância com o teor do pronunciamento do nobre senador potiguar, me permiti ressaltar dois de seus trechos assinalados entre aspas. Ainda agora, a ONU destaca o Brasil como um dos países com maior disparidade quanto ao nível de vida de seu povo, situando-se inclusive nas Américas apenas acima do Haiti e da Bolívia. Uma vergonha, para todos nós! E por quê? Por que o índice de escolaridade de nossa população é baixíssimo e de inferior qualidade.
Todas as proclamadas reformas, tributária, política e eleitoral, decantadas quase todos os dias pelas chamadas grandes lideranças nacionais, a começar pelo atual presidente Luiz Inácio, tem sido apenas para “inglês ver”... , pois se realmente a quisessem, tanto o atual presidente como o seu antecessor Fernando Henrique a teriam realizado, pois força política e parlamentar a tinham e a tem. Simplesmente, a deixaram pra lá!
Sempre entendi que das reformas, a prioritária é a da política, por que esta ensejaria a mudança de nossos costumes, tornando-os mais hígidos, responsáveis e condutores da educação política do povo, o qual teria oportunidade de conscientizar-se de seu dever de cidadania. Sobretudo permitiria extirpar do cenário político essa babilônia de partidos e partidecos, sem eira, sem beira, sem escrúpulos, que banalizam as eleições, haja vista o conspurco de alianças espúrias, numa verdadeira bacanal a escandalizar até os extremos dos inferninhos...
Essa a saga de nossa República, senões que a tornam vulnerável, como foi o calcanhar do épico Aquiles. Este não teve a o ensejo de precatar-se, mas a nossa República a tem. Tudo dependerá do nosso futuro presidente (que almejo seja José Serra) e do Congresso Nacional renovado com representantes da estatura cívica do senador João Faustino.    
        
Ruben Figueiró de Oliveira, suplente de senador.

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).