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Taxa de conservação ambiental em Bonito visa garantir a longevidade do turismo

A taxa diária de 7 reais será cobrada a partir de 12 de dezembro e irá viabilizar projetos para preservação

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Como forma de garantir a preservação dos recursos naturais, Bonito irá cobrar uma taxa de conservação ambiental dos turistas. Isso foi pensado com o objetivo de garantir que o município tenha recursos para viabilizar projetos que atendam as demandas do ecoturismo.

A medida foi pensada em conjunto, entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Turismo, visto que, o município não possuía nenhum recurso específico com foco voltado para a conservação ambiental.

Em conversa com o Correio do Estado, a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin, destacou a importância de garantir a execução mais eficiente de políticas públicas municipais de gestão ambiental. 

“O fato é que a gente precisa de muito investimento em política pública de meio ambiente no município. Desde a área de gestão de resíduos sólidos, a área de conservação de córregos urbanos. Tem muitos rios que são extremamente importantes para nós e que precisam de investimento para sua proteção”, afirma. 

Sobre a preservação da natureza, a secretária entende que é algo que não pode ficar esperando. “A gente entende que são necessidades que não dá pra ficar adiando. Se a gente não cuidar da natureza na nossa cidade, inviabiliza a longevidade da atividade turística aqui. Essa decisão é um sonho antigo, é uma necessidade antiga. Sempre discutimos isso no Conselho Municipal de Meio Ambiente sobre a importância desses recursos”, comenta. 

Em relação aos impactos negativos que isso pode vir causar no número de turistas, o Diretor Municipal de Turismo, Elias Oliveira, acredita que não vai ser afetado.

"A gente acredita que não vai impactar, pois o visitante que se propõe a fazer turismo na natureza ele é um turista consciente, sabe da importância dessa contribuição para a manutenção do sistema. Tanto que outros destinos de turismo também cobram essas taxas ambientais, justamente por causa do impacto que aquela visitação traz para o sistema", enfatiza. 

Entenda 

A Taxa de Conservação Ambiental foi aprovada na Câmara de Vereadores de Bonito, em dezembro de 2021, mas precisou de quase um ano para ser instrumentalizada e colocada em vigor.

A partir de 12 de dezembro, o turista que visitar Bonito vai pagar uma taxa de R$7 reais por dia no momento que contratar algum tipo de passeio.

A taxa será cobrada apenas para os dias em que o visitante estiver realizando alguma atividade em atrativos turísticos. Ou seja, caso queira ficar o dia no hotel ou passeando pela cidade não haverá custos. Será cobrada mediante o cadastro do visitante junto ao sistema de reservas dos passeios, onde será gerado um QRCode para pagamento via PIX. 

Após o pagamento é emitido um localizador que será informado à agência para que ela possa liberar a emissão do voucher do passeio. 

Foi criada uma conta específica para a arrecadação e o gerenciamento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Do total arrecadado, 20% será revertido em assistência médica e seguro para os visitantes e 80% voltado para a preservação ambiental. 

“Temos uma população de 25 mil habitantes e quando chega em períodos de alta temporada o aumento do fluxo de turismo também aumenta todas as demandas em relação a preservação e conservação. A gente precisa tomar algumas ações a longo prazo, não pode pensar só no curto prazo. Tem que pensar no futuro”, afirma Elias Oliveira. 

A exemplo de outros destinos turísticos nacionais como Fernando de Noronha (PE), Bombinhas (SC) e Ilha Bela (SP), ficou decidido que era necessário investimentos maiores e estratégicos para garantir a longevidade do turismo através de ações voltadas à infraestrutura técnica, equipamentos e investimentos para proteção e conservação dos córregos urbanos, rios cênicos, melhoria na gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental e arborização urbana. 

 

Descaso

Com RU fechado e nenhuma estrutura, estudantes da UFMS sentam até no chão para se alimentar

Em assembleia convocada na última sexta-feira (5), os alunos organizaram uma manifestação para a próxima quinta-feira (10). 

07/04/2025 15h01

Assembleia foi convocada na ultima sexta-feira e manifestação agendada para esta quinta

Assembleia foi convocada na ultima sexta-feira e manifestação agendada para esta quinta Arquivo pessoal

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Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul estão passando por situações complicadas no campus de Três Lagoas. Problemas como a falta de professores em diversos cursos e o não funcionamento do Restaurante Universitário (RU) são algumas das principais dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica. 

Gabriel de Oliveira Dias é estudante de Direito e passa o dia inteiro na Universidade. Ele explica que o RU está fechado desde antes de voltar às aulas por conta de superfaturamento. 

“A empresa que estava com a licitação em curso estava passando carteirinhas de alunos que não estavam almoçando, só pra ganhar dinheiro em cima. Alunos fantasmas estavam se alimentando. Por conta disso, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Reitoria investigaram e fizeram o fechamento do espaço e rescindiram o contrato. Porém, até agora não foi feita nenhuma nova licitação”, afirma. 

Em resposta à demanda pelo RU, a administração da UFMS lançou um edital no dia 24 de fevereiro para selecionar o de auxílio emergencial aos estudantes que fazem uso do restaurante no valor de R$300, enquanto o mesmo se encontra fechado, com apenas 160 vagas disponíveis.

Porém, os universitários afirmam que o edital não corresponde à realidade, visto que existe um número muito maior de acadêmicos que usavam o restaurante. 

“Foram liberadas somente 160 vagas para aproximadamente 510 pessoas que se inscreveram, fora os que não conseguiram se inscrever no edital. Vale lembrar que câmpus tem quase 3 mil alunos. Não são todos que fazem uso do RU, mas grande parte. Aqui, funciona período integral e noturno, é bem movimentado. Como o restaurante não foi liberado, tem gente comendo no sol quente, no chão, nos corredores dos blocos porque não tem estrutura”, comenta o estudante.

A Universidade teria um prazo até o dia 5 de abril para nova licitação, o que não aconteceu. Em assembleia convocada na última sexta-feira (5), os alunos organizaram uma manifestação para a próxima quinta-feira (10). 

“Nós deliberamos algumas coisas na assembleia geral. Faremos um ato na frente do RU, vamos fazer comida pra gente se alimentar, queremos chamar a atenção mesmo para o descaso que estamos enfrentando", finaliza Gabriel.

O prazo para divulgação do Resultado Final dos aprovados estava marcado para o dia 4 de abril. Porém, apenas hoje (7) foi divulgado o Resultado Preliminar. O início do pagamento está previsto para começar ainda no mês de abril, referente ao mês de março e deve permanecer até a reabertura do restaurante. 

O Câmpus

Atualmente, o câmpus oferece 14 cursos de graduação e quatro de pós-graduação em duas unidades. Na Unidade I estão os cursos de Licenciaturas em Letras, Pedagogia, Mestrado Profissional em Letras e Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras.

Na Unidade II, Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas, História e Matemática; os bacharelados em Geografia, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Enfermagem, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Medicina, além do Mestrado Acadêmico em Geografia e do Mestrado Profissional em Matemática. 

Segundo o site da UFMS, o câmpus Três Lagoas possui 2.736 alunos matriculados. 
 

preservação

Fundo Pantanal começa com menos da metade do valor previsto

Estado previa uma média de R$ 3,33 milhões mensais para indenizar proprietários pantaneiros, mas a liberação inicial prevê apenas R$ 1,57 milhões

07/04/2025 12h00

No dia 6 de fevereiro, quando do anúncio das indenizaçoes, ficou estabelecido que seriam R$ 40 milhões por ano

No dia 6 de fevereiro, quando do anúncio das indenizaçoes, ficou estabelecido que seriam R$ 40 milhões por ano

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Embora tenha sido anunciado no último dia 6 de fevereiro com valor anual de R$ 40 milhões, o Fundo Clima Pantanal prevê a distribuição, por um período de 19 meses, de apenas R$ 30 milhões aos proprietários de terras no Pantanal que preservarem áreas maiores que as previstas em lei. 

Se os R$ 40 milhões anuais prometidos fosse liberados de imediato, seriam em torno de R$ 3,3 milhões mensais. Porém, como são R$ 30 milhões por um período de 19 meses, isso equivale a uma média mensal de R$ 1,57 milhão.  

A informação sobre a liberação dos recursos está em uma publicação do diário oficial desta segunda-feira (7) pela qual a administração estadual faz um chamamento público para contratar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que será a responsável em selecionar os proprietários que se enquadram nos critérios para o recebimento do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, PSA Bioma Pantanal. 

Além dos R$ 30 milhões a serem repassados aos pantaneiros, o Governo do Estado prevê o repasse de até R$ 3 milhões para a entidade que for escolhida para gerenciar a distribuição destes recursos.

“O exato valor a ser repassado será definido no Termo de Colaboração, observada a proposta apresentada pela OSC selecionada”, diz o texto  do diário oficial. 

Conforme a previsão, o proprietário terá direito a uma compensação anual da ordem de R$ 55,00 por hectare que ele preservar, limitado a R$ 100 mil por propriedade. Para efeito de comparação, se o fazendeiro fosse arrendar estas terras para criação de gado, por exemplo, receberia dez vezes mais. 

A Organização Social que quiser participar do chamamento público terá de ter pelo menos dois anos de atuação no setor ambiental e comprovar que tem equipe técnica e estrutura para fazer tanto a parte burocrática de seleção dos fazendeiros quanto a fiscalização da veracidade das informações prestadas pelos proprietários. 

Entidades interessadas em participar da disputa devem se inscrever até o dia 7 de maio e a previsão é de que  a escolha da OSC seja homologada no dia 6 de junho. 

 

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