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Trabalho home office durante a pandemia: como funciona, dicas e estratégias

Método foi a única opção para empresas sobreviverem durante pandemia da Covid-19. Veja dicas de como ser produtivo em casa

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Você sabe como funciona o trabalho home office? O regime de trabalho existe há várias décadas, mas ganhou popularidade com a pandemia da Covid-19. 

Trabalhadores e empresas começaram a utilizar o home office a partir das décadas de 1980 e 1990, quando a internet ganhou popularidade.

Com a invenção de notebooks e celulares, além da grande oferta de redes de wi-fi em residências e locais públicos, o trabalho remoto ganhou notoriedade pelo mundo.

Outros fatores que conquistaram muitos empregados, é a flexibilidade, não ter que “perder tempo” para se arrumar e dirigir até a empresa. 

Com a pandemia do Coronavírus que atingiu o mundo em 2020, o trabalho home office se tornou a única alternativa em muitas empresas para manter a produtividade. O isolamento social gerou esforços acelerados para adaptação da prática.

De acordo com a Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o trabalho home office. 

No entanto, 70% dessas empresas pretendem encerrar ou reduzir a prática para apenas 25% dos funcionários quando a pandemia terminar. 

O estagiário de produção da refinaria da Archer Daniel Midland Company (ADM), multinacional localizada em Campo Grande, Felipe Macgregor, relata que o home office foi uma medida adaptativa necessária para o momento de pandemia.

Macgregor detalha que para muitas empresas foi possível inserir estratégias como reduzir gastos com escritórios físicos e até melhorar o desempenho, com funcionários em casa, que em situações comuns não seriam alcançadas. 

“Creio que depende do ramo/setor que a empresa está em inserida. No meu caso, por ser uma indústria, é meio que essencial estar presencialmente lá, acompanhando o processo, o produto e toda a equipe”.

Nem todos estavam preparados para essa nova realidade repentina. Muitos não contam com os equipamentos necessários para manter um trabalho online ou autodisciplina que é necessária para manter a produtividade em casa.

Pesquisa Potencial do teletrabalho na pandemia, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que no Brasil o trabalho em home office é possível para 22,7% das ocupações. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), este dado pode aprofundar as desigualdades entre os estados do país. “Estados como DF (31,6%), SP (27,7%) e RJ (26,7%) podem ser favorecidos em detrimento de Estados como PI (15,6%), PA (16%) e RO (16, 7%)”, é detalhado em nota técnica do MPT.

Para aqueles que já conhece como o trabalho remoto funciona, é visível que pode se tornar desvantajoso, como a dificuldade em manter uma rotina de trabalho, ou a sensação de isolamento. Algumas pessoas também não conseguem separar o horário de trabalho e o de lazer.

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Trabalho home office: como funciona

O home office é um termo em inglês que pode significar, trabalho remoto ou trabalho realizado em casa. O home office também pode ser aplicado para aqueles que trabalham em ambientes alternativos, como cafés. 

A funcionalidade do trabalho à distância depende do formato escolhido pelo empregador e pelo empregado. As atividades podem ser realizadas de forma parcial, durante alguns dias, ou de forma integral.

A forma de trabalho também varia de empresa para empresa, podendo ser totalmente remoto, onde o empregado não precisa ir até à sede da organização em nenhum momento, ou de forma híbrida, onde é ofertado tanto o formato de trabalho home office como presencial.

Mesmo sendo um trabalho realizado a distância, o trabalho do funcionário é monitorado e avaliado. O empregado tem responsabilidades e prazos a cumprir para manter a produtividade da empresa.

A flexibilidade da jornada de trabalho é comum no home office, podendo ser totalmente flexível, parcialmente flexível, ou ter horários rígidos. É comum em diversas áreas os funcionários serem avaliados com base na produtividade e entrega de projetos, sem a necessidade de manter uma rotina fixa. 

Segundo Mcgregor explica que esta trabalho em formato home office desde abril deste ano. O monitoramento é realizado através de tarefas realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente. 

“Quanto a horários, nós apenas monitoramos o ponto virtual, pois o RH utiliza o login na VPN [Rede privada virtual] da empresa para ‘bater’ o ponto”, explica o estagiário.

O que é necessário para trabalhar home office?

De modo geral, para conseguir fazer o trabalho home office funcionar é preciso um computador ou notebook, uma boa conexão de internet, e acesso e permissões para ‘softwares’ e ferramentas internas na empresa. 

Para tornar o home office mais fácil, é importante fazer uso das ferramentas tecnológicas proporcionadas no meio digital. Algumas ferramentas fundamentais para compartilhar informações com toda a equipe de trabalho, como aplicativos de conversa e vídeo chamadas, de gerenciamento de projetos e compartilhamento de documentos.

Como funciona o trabalho home office na legislação da reforma trabalhista

Com a nova lei trabalhista algumas regras foram determinadas para quem trabalha em home office com vínculo empresarial. 

A legislação aprovada na reforma trabalhista determina que qualquer gasto do empregado pelo trabalho realizado em casa, como internet e equipamentos, deve ser acordado com o patrão.

Prestação de serviços é gerada através da conclusão de tarefas e não por horas trabalhadas. Com isso, a empresa é isenta do pagamento de horas extras, porém o trabalhador não possui controle de jornada. 

No contrato também deve ser especificadas atividades que serão exercidas e as condições para compra de equipamentos necessários para realização das tarefas.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nota técnica em setembro de 2020 com 17 recomendações de modo a garantir a proteção de trabalhadores no home office durante a pandemia. O objetivo do documento é indicar diretrizes a serem observadas nas relações de trabalho por empresas, sindicatos e órgãos de administração pública. 

O documento trata de recomendações para a jornada de trabalho, o respeito e a privacidade aos empregados. Algumas das recomendações para o trabalho home office do MPT são:

Respeitar a ética digital no relacionamento com os trabalhadores, preservando espaço de autonomia para realização de escolhas quanto à sua intimidade, privacidade e segurança pessoal e familiar.

Oferecer total apoio tecnológico, orientações técnicas e capacitações aos trabalhadores para realização dos trabalhos remotos e em plataformas digitais. 

Garantir intervalos para descanso, repouso e alimentação, de forma a impedir a sobrecarga habitual psíquica, muscular, com demandas de produção adequadas ao trabalhador.

As diretrizes servirão para fiscalização do MPT, mas essas recomendações não têm força judicial e as punições às empresas poderão ser questionadas na Justiça. 

Vantagens e desvantagens do trabalho home office

É possível identificar no trabalho home office vantagens e desvantagens diversas, tanto para a empresa quanto para o empregado. Diante da pandemia de Covid-19, a principal vantagem se torna a prevenção e o isolamento social, de modo a prevenir a saúde.

Mcgregor explica que a maior vantagem que ele encontrou com o trabalho remoto foi o deslocamento para a sede da empresa. “Moro a 23km de distância da planta da empresa, então ter essa comodidade é vantajoso”. 

Há empresas que incentivam funcionários a implementar o home office, destacando vantagens como a economia com o transporte, alimentação e infraestrutura. 

Dentre as vantagens do trabalho home office estão:

  • Maior flexibilidade de horário;
  • Ganho de tempo que seria gasto na locomoção para a empresa;
  • Redução de estresse decorrente do trânsito;
  • Independência na execução de tarefas diárias;
  • Liberdade profissional;
  • Possibilidade de empregos em qualquer região;
  • Mais qualidade de vida para o empregado;
  • Menor desgaste físico e mental;
  • Maior proximidade com a família.
  • Economia para a empresa em relação a gastos com estruturas de um escritório.

Dentre as desvantagens estão:

  • Isolamento social; 
  • Interferências e distrações, com familiares, vizinhos, visitas e questões domiciliares; 
  • Dificuldade em manter uma rotina de trabalho;
  • Falta de horários fixos para descanso ou para encerrar a jornada de trabalho;
  • Possível aumento de carga de trabalho;
  • Falta de suporte e comunicação imediata com colegas de trabalho;
  • Falta de ferramentas adequadas.

Trabalho home office: expectativa e realidade

Muitos trabalhadores migram para o home office apenas com expectativas vantajosas, como total liberdade para estabelecer os horários, não precisar se arrumar e sair de casa. No entanto, se a pessoa não entender como funciona o home office e ter um planejamento concreto, tudo pode virar um pesadelo. 

O trabalhador vai estar distante do resto da equipe, com isso a comunicação online é de suma importância. O estagiário, Macgregor, relata que durante o expediente podem ter atrasos de respostas e auxílios necessários, que seriam resolvidos facilmente no trabalho presencial. 

“Presencialmente eu apenas iria chamar a pessoa, analisar os dados e discuti-los ali na mesma hora. Encontrei problemas como o computador não funcionar devidamente ou a rede da empresa as vezes travar. Dentre outras complicações que presencialmente seriam resolvidas com mais facilidade”, explica Macgregor. 

Não me adaptei ao trabalho home office: o que fazer?

O maior desafio do home office é se adaptar a uma rotina flexível e manter disciplina e organização em casa. Para não se perder é importante conhecer os métodos que podem auxiliar na melhor produção das tarefas e para manter o foco. 

É preciso entender que mesmo estando em casa o trabalho deve ser feito da mesma forma como no local da empresa. 

No entanto, é inevitável que surjam distrações ao longo do dia no ambiente doméstico. Com isso é necessário um maior esforço para seguir a rotina. Busque um local silencioso, sem distrações, onde é possível manter o foco e a dedicação às tarefas.

Saiba que é necessário criar uma rotina, com início e fim de expediente. Não é porque o trabalho é realizado em casa que as 24 horas devem ser dedicadas às atividades da empresa. Separe horários de descanso, alimentação e lazer durante o dia.

Trabalhar muitas horas por dia recorrentemente pode causa estresse e afetar na qualidade de vida, o que também impacta na produtividade e qualidade das tarefas realizadas.

O que muitos não sabem é que o trabalho pode se tornar mais intenso, pois o empregado fica teoricamente disponível o tempo todo, além de não contar com a sociabilidade e pausas para conversar com os colegas. 

Se o problema for a sensação de isolamento, repense se o trabalho em home office é o melhor. Existem alternativas como o trabalho híbrido, onde o trabalho em casa seja realizado apenas em alguns dias na semana. 

Estratégias para melhorar o trabalho home office

Se pretende iniciar no formato home office de trabalho e não sabe por onde começar, saiba que é possível manter uma rotina produtiva e de qualidade. 

Para manter a produtividade em casa, Macgregor, buscou aprimorar o conhecimento das ferramentas utilizadas pela empresa, para não depender totalmente de colegas de trabalho. 

“No geral, meu dia é bem roteirizado, por ter tarefas predeterminadas. O que fiz foi melhorar meu conhecimento sobre as ferramentas e aprimorar quanto às análises, tornando assim mais eficiente o meu trabalho diário”, explica ele. 

Confira algumas dicas para trabalhar em home office:

Monte uma estação de trabalho adequada

Encontre um local que seja organizado e que possa trabalhar com tranquilidade e conforto. Busque cadeiras ergonômicas e fones de ouvido para não se distrair com barulhos externos.  

Se mora com a família deixe claro que não está disponível para tarefas da casa durante o expediente e precisa que o barulho seja moderado, como televisão, conversas altas e músicas. 

Fique atento a iluminação do ambiente que deve ser adequada às atividades que serão realizadas. Identifique se a visão está confortável para enxergar todos os materiais de trabalho.

Crie uma rotina de trabalho

Planeje todas as atividades que tenham que ser feitas durante o dia e vá marcando o que já foi concluído. Com isso, é gerada uma sensação de dever cumprido, que resultam em maior produtividade e rendimento.

Durante a rotina, não esqueça de marcar horários de pausa e descanso. Pequenas paradas para conversar, tomar um café, caminhar são essenciais para manter o engajamento no trabalho e relaxar a mente.

Para montar um horário de expediente saiba em quais momentos do dia gera mais produtividade e dinâmica de trabalho. Algumas pessoas trabalham melhor no período matutino e conversando com colegas de trabalho. Outras preferem trabalhar a tarde ou a noite, sem muito contato com outras pessoas. 

Tenha uma conexão de internet estável

A velocidade da conexão deve ser suficiente para acessar todos os programas necessários. Caso não seja adequada, a internet vai ter falhas, lentidão e perdas de conectividade. Sem internet não é possível manter o trabalho home office afetando na produção das tarefas e tempo de serviço.

Mantenha postura profissional

Quando o trabalho é realizado em casa, muitos pensam em usar pijama o dia todo e ficar o mais confortável possível. No entanto, é comum no expediente ocorrerem reuniões por chamada de vídeo, onde é necessário interagir com clientes ou outros profissionais da equipe da empresa.

A dica é sempre tomar um banho e se vestir como se estivesse se arrumando para sair de casa. Com isso, é mais fácil manter o foco no trabalho, além de que você sempre se apresentará de forma apropriada nas reuniões. 

Conclusão

Durante a pandemia o trabalho home office não foi uma escolha e sim a única opção de trabalho para muitos empregados e empresas. Com a criação de notebooks e redes de wi-fi disponíveis em vários locais foi possível implementar o estilo de trabalho com rapidez e facilidade. 

No entanto, nem todos estavam preparados para esse formato de trabalho remoto e não possuíam equipamentos necessários. Algumas pessoas também não conseguiram se adaptar a flexibilidade de rotina, perdendo produtividade e foco. As distrações que ocorrem dentro de casa também dificultam a produção de atividades durante o dia. 

Mesmo com tantos desafios, é possível tornar o conforto do lar em um local adequado para produzir e manter disciplina na produtividade exigida pela empresa de trabalho, proporcionando maior qualidade de vida, maior equilíbrio entre o trabalho e a família, menos estresse e liberdade na rotina de trabalho. 

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TÁ PREPARADO?

Venda dos ingressos para show dos Guns N' Roses em Campo Grande começa amanhã (22)

Os ingressos poderão ser adquiridos de forma virtual ou de forma presencial no Shopping Bosque dos Ipês a partir das 12h

21/12/2025 18h00

Abertura da venda dos ingressos começa nesta segunda-feira (22) às 12h

Abertura da venda dos ingressos começa nesta segunda-feira (22) às 12h Divulgação

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A venda dos ingressos para o show da banda Guns N’ Roses em Campo Grande começa nesta segunda (22) em pontos físicos e virtuais, enquanto durarem os estoques disponíveis. 

A vinda da banda para Campo Grande é inédita, tanto com relação ao artista, que se apresenta na Capital pela primeira vez, quanto em porte de show, que promete ser o maior da história. 

As etapas para vendas dos ingressos estão distribuídas da seguinte forma:

Pré-venda Experience - 22/12, das 8h às 10h (site)

A pré-venda Experience estará disponível no site www.bilheteriadigital.com.br, no horário previamente divulgado, sendo aberta ao público em geral, conforme disponibilidade.

  • Pré-venda Fã-Clube -  21/12, a partir das 8h (site)

A pré-venda destinada ao fã-clube oficial ocorre exclusivamente por meio de link enviado diretamente pelo próprio fã-clube aos integrantes cadastrados em seus grupos oficiais.

  • Pré-venda Grupo VIP - 22/12, das 9h30 às 10h (site)

O acesso à pré-venda do Grupo VIP será realizado por meio de link disponível na bio do Instagram da Santos Show - @santoshowoficial.

  • Venda Geral

A venda geral de ingressos terá início no dia 22 de dezembro, a partir das 10h, por meio do site oficial - www.bilheteriadigital.com.br, e também de forma presencial no quiosque do Shopping Bosque dos Ipês, 12h, enquanto durarem os estoques disponíveis para venda física.

Após este período, os ingressos só poderão ser adquiridos de forma virtual. 

A procura é grande entre os fãs da banda de rock na cidade. O grupo VIP oficial para venda dos ingressos e benefícios inéditos já conta com mais de 7 mil participantes. 

O limite para a compra será de 6 ingressos por CPF e para as compras virtuais, há uma taxa de serviço de 20%. 

Meia entrada

Os beneficiários que têm direito à meia-entrada são:

  • Estudantes com Carteira de Identificação Estudantil (CIE) válida;
  • Idosos 60+, com apresentação do documento oficial com foto e CPF;
  • Pessoas com deficiência (PcD), com um documento comprobatório - com direito a um acompanhante;
  • Pessoas com Síndrome de Down, conforme a Lei Estadual nº 6.015/2025;
  • Jovens de baixa renda, com a apresentação da carteira ID Jovem válida;
  • Professores da Rede Pública de Campo Grande e do Estado de MS, conforme a Lei Estadual nº 4.341/2005;
  • Doadores de sangue e de medula, conforme a Lei Estadual nº 4.238/2012

O Show

A apresentação será no Autódromo Orlando Moura, no dia 09 de abril de 2026, uma quinta-feira.

A abertura dos portões será às 16h e o show se inicia às 20h30.

A banda confirmou 10 apresentações em solo brasileiro, com cidades em todas as cinco regiões do País. 

O show faz parte da nova etapa da turnê mundial Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things e traz Axl Rose, Slash e Duff McKagan.

Eles prometem um repertório recheado de hinos que atravessaram gerações, como Sweet Child O’ Mine, Welcome to the Jungle, Paradise City e November Rain, entre outros.

O anúncio coloca a Cidade Morena no circuito de shows internacionais e deve atrair fãs da banda de diversas regiões do Estado e de países vizinhos, em um momento de avanço do cenário cultural e de entretenimento do Centro-Oeste do país. 

Estrutura

Com expectativa de alta demanda, considerando o histórico recente da banda no Brasil e o ineditismo da apresentação na Capital Morena, a escolha do Autódromo Orlando Moura inaugura um novo capítulo para grandes eventos em Campo Grande.

O espaço será preparado para receber o espetáculo, com um projeto técnico desenvolvido especialmente para a turnê, incluindo iluminação, sonorização, operação e cenografia de padrão internacional.

A estrutura promete surpreender até os públicos mais exigentes, criando uma atmosfera épica à altura de uma das bandas mais icônicas do planeta.

Valores por setor

  • Arena - a partir de R$ 285,00
  • Front stage - a partir de R$ 595,00
  • Camarotes - área reservada com serviços de banheiros e bares exclusivos – a partir de R$ 890,00
  • Experience (front stage + serviço): setor premium do evento, com ingresso para front stage + serviço de open bar e open food - a partir de R$ 1.500,00
  • EXPERIENCE EXCLUSIVO PARA MAIORES DE 18 ANOS.

Capacidade por setor

  • Arena - 17.500 / meia-entrada: 7.000
  • Front stage - 22.000 / meia-entrada: 8.800
  • Experience - 850 / meia-entrada: 340
  • Camarotes - 2.500 / meia-entrada: 1.000
  • Bangalôs - 960

*Colaborou Laura Brasil

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

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