Cidades

Cidades

Tremor de terra e barulho das rachaduras causaram pânico

Tremor de terra e barulho das rachaduras causaram pânico

Redação

20/01/2010 - 04h41
Continue lendo...

Moradores de Novo Horizonte do Sul temeram o pior durante o temporal. O barulho provocado pelas rachaduras das casas e o tremor da terra no momento da erosão assustou os habitantes, principalmente aqueles que residem à beira da cratera que se abriu com a forte chuva, ou próximos à região. A dona de casa Clarice Aparecida de Oliveira, 53 anos, estava dormindo com o marido e os dois filhos, na madrugada de sábado, quando sua casa começou a rachar. “A gente ficou com muito medo, mas tivemos que ficar dentro de casa. Não tinha pra onde correr, estava chovendo muito lá fora”, relembra a moradora. A parede está toda rachada, a casa está comprometida e pode desabar. Clarice mora no bairro Novo Habitar, conjunto com 95 casas, todas atingidas pelo temporal. Muitos dos vizinhos dela foram deslocados para casas de parentes, porque as moradias ameaçam desabar. As caixas d’água foram esvaziadas para que não cair sobre a estrutura frágil em que as casas ficaram. O bairro começa a cinco metros da cratera aberta pela erosão. Nas ruas de terra é possível ver diversos buracos provocados pelo volume de chuva. Ainda que comprometido, ele é o único desvio para alguns moradores de comunidades rurais próximas terem acesso à cidade. A vendedora de roupas, Carmelinda Rosenato, 33 anos, tem que passar pelo Novo Habitar, desviando quatro quilômetros do caminho habitual para chegar em casa.

CAMPO GRANDE

Polícia procura irmãos suspeitos de matar homem em tabacaria

Crime aconteceu no dia 1° de março, após uma confusão no interior de uma tabacaria

17/03/2026 12h30

Ambos são considerados foragidos, e a polícia segue em diligências para localizá-los

Ambos são considerados foragidos, e a polícia segue em diligências para localizá-los Divulgação/ PCMS

Continue Lendo...

Uma briga dentro de uma tabacaria no bairro Guanandi, em Campo Grande terminou em morte e deixou duas adolescentes feridas na madrugada do dia 1° de março. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já identificou os suspeitos, atualmente foragidos. 

De acordo com a investigação, a Justiça autorizou a prisão temporária dos envolvidos. No entanto, ao prestarem depoimento, João Lucas, apontado como autor dos tiros, e Luciano Siqueira, que teria participado da briga inicial e conduzido a motocicleta, deixaram a unidade policial e não foram mais localizados.

No dia do crime, a confusão começou no interior do estabelecimento, quando um homem foi retirado por seguranças após se envolver em uma briga. Ele estava acompanhado do irmão e, ao deixar o local, teria feito ameaças, afirmando que retornaria para se vingar. 

A dupla deixou o local inicialmente em um carro, mas voltou pouco tempo depois em uma motocicleta. Ao parar em frente à tabacaria, o passageiro desceu já com um revólver em mãos, efetuou disparos para o alto e, em seguida, passou a atirar em direção às pessoas que estavam na frente do comércio. 

Durante os disparos, João Alex Vieira Lima, de 37 anos, foi atingido na cabeça e morreu ainda no local. Duas adolescentes também foram baleadas, uma na cabeça e outra na perna, e socorridas.

Três dias depois, os suspeitos se apresentaram à DHPP, mas negaram participação. No entanto, depoimentos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança contradisseram a versão apresentada, indicando a autoria dos disparos.

Desde então, ambos são considerados foragidos, e a polícia segue em diligências para localizá-los.

Assine o Correio do Estado

BRONQUIOLITE

SES amplia vacinação de bronquiolite para crianças de até 2 anos

Bebês recém-nascidos e prematuros devem receber a aplicação antes da alta hospitalar

17/03/2026 12h10

Divulgação

Continue Lendo...

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou a aplicação do imunizante nirsevimabe contra a bronquiolite para crianças de até 2 anos dentro das maternidades e da Atenção Primária à Saúde (APS). Anteriormente a distribuição era destinada apenas à bebês recém-nascidos.

A oficialização foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17), e em janeiro deste ano a SES iniciou a distribuição em todo o Estado. E em 2 de fevereiro foram aplicadas as duas primeiras doses na maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande.

O imunizante nirsevimabe, destinado para os bebês prematuros e recém-nascidos é um anticorpo monoclonal que previne infecções graves respiratórias, como a bronquiolite e a pneumonia.

A nova resolução padroniza o atendimento e determina a aplicação do imunizante na maternidade, antes de o recém-nascido ter alta. Além de organizar o acesso a aplicação em nível estadual, com inclusão de maternidades, postos de saúde e centros especializados em Mato Grosso do Sul.

Aplicação

A aplicação deve ocorrer na maternidade ou durante a internação neonatal, seguindo grupos, critérios clínicos e recomendações de bula.

Estão aptos a receber a aplicação do nirsevimabe crianças nascidas com idade gestacional inferior a 37 semanas (prematuros); e crianças com até 24 meses de idade que apresentem pelo menos uma das seguintes condições:

  • Doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa;
  • Doença pulmonar crônica da prematuridade;
  • Imunocomprometimento grave;
  • Fibrose cística;
  • Doenças neuromusculares graves;
  • Anomalias congênitas das vias aéreas e doenças pulmonares graves;
  • Síndrome de Down.

Para prematuros a aplicação deve acontecer preferencialmente na maternidade, no Centro Intermediário de Imunobiológico Especial (CIIE), antes da alta.

Para crianças com comorbidades até 2 anos ou prematuros elegíveis que não receberam o nirsevimabe, o acesso observará o fluxo da Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE) do Mato Grosso do Sul.

Bronquiolite

Infecção viral aguda, causa inflamação nas pequenas vias aéreas dos pulmões, os bronquíolos, o que afeta principalmente crianças com menos de dois anos de idade. Entre os sintomas estão:

  • tosse;
  • chiado no peito,
  • febre
  • e dificuldade para respirar

Seu principal causador é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite. Tanto a aplicação do imunizante nirsevimabe, quanto a vacinação em gestantes servem para prevenir as doenças respiratórias graves em bebês.

*Saiba

A aplicação em prematuros não anula a necessidade da vacinação materna contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) durante a gestação.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).