Cidades

Ensino superior

Unicamp lidera ranking de melhores universidades brasileiras

Na lista das 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes

Istoé

20/07/2017 - 13h06
Continue lendo...

O posto de número um entre as 81 melhores instituições de ensino superior da América Latina passou a ser ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), invertendo  classificação de 2016, que tinha a Universidade de São Paulo (USP) na liderança e a Unicamp no segundo lugar, de acordo com ranking mundial divulgado hoje (20) pela instituição britânica Times Higher Education (THE).

Na lista das 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes, seguido do Chile (6), a Colômbia (4) e o México (2). Entre as universidades brasileiras, além das duas primeiras (Unicamp e USP), estão a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 7º lugar; seguidos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (8º); a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (9º); Universidade Federal de Minas Gerais (11º); Universidade Estadual Paulista (12º); Universidade Federal do ABC (14º); Universidade Federal de Santa Catarina (15º); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (16º); Universidade Federal de São Carlos (18º); Universidade de Brasília (19º) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (24º).

Em nota, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que o resultado representa orgulho para a instituição. “É um reconhecimento do árduo trabalho que aqui realizamos, para ter uma escola de excelência em todas as áreas que atua. Temos agora um esforço extra para, apesar da grave crise que estamos atravessando, conseguir manter essa posição no cenário internacional”, afirmou.

A Unicamp afirmou que a análise da publicação britânica sobre as universidades da América Latina inclui 13 quesitos nos segmentos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e grau de internacionalização e que há diferenças de avaliação quando são englobados os países do resto do mundo, como por exemplo, no critério qualidade do ensino, que tem peso de 30% no ranking global e 36%, no grupo latino-americano.

O comunicado destaca ainda a ponderação do editor dos rankings Times Higher Education, Phil Baty, que considera “fantástico” ver duas universidades de qualidade internacional competirem pelo prestígio de ser a principal instituição brasileira no ranking.

Em uma base de comparação, o editor afirmou que a USP é a maior e mais tradicional das duas instituições, enquanto a Unicamp é menor e mais conhecida por ser especializada em pesquisas médicas e científicas. “As duas universidades, tão diferentes, representam a diversidade e a excelência no setor do ensino superior do Brasil.”

Baty disse ainda que, mesmo tendo obtido uma boa participação entre os 50 mais bem classificados com 18 universidades, este número representa uma ligeira queda, pois na avaliação anterior, o país teve 23 instituições listadas.

tempo

Frente fria chega e semana terá chuva e temperaturas de 12°C em MS

Tempestades devem ocorrer até o início de maio e, como há municípios que já vem registrando grandes volumes, podem ocorrer alagamentos

27/04/2025 16h30

Frio chega nesta semana em Mato Grosso do Sul

Frio chega nesta semana em Mato Grosso do Sul Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

As chuvas devem continuar intensas em Mato Grosso do Sul durante a semana. Além disso, uma frente fria chega e derruba as temperaturas, com mínima de 12°C, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Conforme o Cemtec, entre este domingo (27) e segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical, reforça as chuvas no Mato Grosso do Sul. A partir de terça-feira (29), as temperaturas devem registrar as maiores quedas, com o avanço da frente fria.

Com relação as chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas vigentes para o Estado, sendo um de perigo potencial e um de perigo, ambos para chuvas intensas.

Segundo o Instituto, há possibilidade de de chuvas entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Essa situação meteorológica ocorre devido à combinação de diversos fatores, como o intenso transporte de umidade, à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e no Paraguai, um
cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria na altura do litoral da região Sul do Brasil.

O Cemtec destaca que algumas regiões do Estado, incluindo Campo Grande, têm registrado altos volumes de chuva nos últimos dias e com a previsão de continuidade das chuvas podem ocorrer alagamentos.

O órgão acrescenta que as instabilidades devem continuar, pelo menos, até o dia 10 de maio. No período, são previstos acumulados de chuvas que podem ultrapassar os 100 mm, principalmente na região sul do Estado.

Contudo, em meados de maio já deve se iniciar o período de tempo mais estável e seco em Mato Grosso do Sul.

Frio

Conforme noticiou o Correio do Estado, a frente fria já deve chegar na segunda-feira, mas ganha força ao longo dos próximos dias.

"Na terça (29) e quarta-feira (30), com o avanço do ar mais frio na retaguarda da frente fria, espera-se queda das temperaturas principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul, com valores que podem ficar abaixo dos 12-14°C", diz previsão do Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 14°C, que deve ser registrada na quinta-feira (1°). O frio deve ocorrer entre a noite e madrugada e as temperaturas sobem ao durante a tarde, com máxima de 30°C.

Frio chega nesta semana em Mato Grosso do SulMato Grosso do Sul tem dois alertas para chuvas intensas

Cidades

Servidores terão quatro dias de 'molho' com feriadão nesta semana

A folga prolongada será dada graças ao Dia do Trabalhador que conta com a sexta-feira e o fim de semana

27/04/2025 16h00

Servidores terão quatro dias de 'molho' com feriadão nesta semana

Servidores terão quatro dias de 'molho' com feriadão nesta semana Marcelo Victor

Continue Lendo...

Se você é servidor público municipal em Campo Grande ou estadual em Mato Grosso do Sul, já pode começar a planejar o descanso: vem aí um feriadão de quatro dias! Ambos decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 02 de maio, emendando com o feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado na quinta-feira (01). Na prática, a folga começa na no dia 01, e só termina no domingo dia 04.

A medida vale para os órgãos e as entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Serviços essenciais, como saúde e segurança pública, continuam funcionando normalmente.

Com isso, muita gente já está pensando em aproveitar os dias de folga pra colocar a vida em dia, curtir a família ou viajar. O comércio e outros setores devem paralisar no dia 01, mas seguem com funcionamento normal nos outros dias, então vale conferir o que abre e fecha na sua cidade.

Ah, e é importante ressaltar que depois desse feriadão, o próximo grande descanso só lá em junho, com o Corpus Christi. 

Confira todos os feriados municipais e estaduais em 2025: 

De acordo com o calendário municipal e estadual divulgado no início deste ano, os servidores terão 10 feriados e 10 pontos facultativos em 2025. Dos 10 feriados, 5 vão cair no fim de semana e 5 em dia de semana.

Serviços públicos considerados essenciais, como saúde e segurança, funcionarão normalmente e devem ser divididos por meio de escala ou plantão.

O ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, será transferido para 21 de novembro. Com isso, haverá expediente normal nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta no dia 28 de outubro de 2025.

O ponto facultativo cabe para funcionários públicos de serviços não essenciais e para empresas que decidem se o trabalho é opcional ou não.

FERIADOS NO MEIO DA SEMANA

  • Paixão de Cristo - 18 de abril sexta-feira
  • Tiradentes - 21 de abril segunda-feira
  • Dia Mundial do Trabalho - 1º de maio - quinta-feira
  • Natal 25 de dezembro - quinta-feira
  • Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 20 de novembro - quinta-feira

FERIADOS NO FIM DE SEMANA

  • Independência do Brasil 7 de setembro domingo
  • Criação do Estado - 11 de outubro sábado
  • Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro domingo
  • Finados 2 de novembro domingo
  • Proclamação da República - 15 de novembro sábado

PONTOS FACULTATIVOS

  • Carnaval - 3 de março segunda-feira
  • Carnaval - 4 de março terça-feira
  • Quarta-feira de Cinzas - 5 de março quarta-feira até 13 horas
  • Ponto facultativo do Dia do Trabalhador - 2 de maio sexta-feira
  • Corpus Christi - 19 de junho quinta-feira
  • Ponto facultativo de Corpus Christi - 20 de junho sexta-feira
  • Dia do Servidor Público, adiamento da comemoração do dia 28 de outubro - 21 de novembro sexta-feira
  • Véspera do Natal - 24 de dezembro quarta-feira
  • Ponto facultativo de Natal 26 de dezembro sexta-feira
  • Véspera do Ano Novo - 31 de dezembro quarta-feira

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).