Cidades

Covid-19

"Vamos ter que tomar medidas restritivas", diz Resende sobre aumento de casos

Em dois dias, mais de 1,2 mil casos de Covid-19 foram confirmados no Estado

Continue lendo...

O aumento expressivo dos casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul pode levar novamente a adoção de medidas restritivas, como ocorreu no início e no pico da pandemia do coronavírus no Estado, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (23), nesta semana, que começou no domingo, já são 1.288 novos casos. Nas últimas 24 horas, foram 503 testes positivos e cinco mortes, além do aumento da taxa de contágio e pacientes internados. 

"A doença teve um crescimento vertiginoso, exponencial, e nesta semana vamos ter um número muito maior que na semana passada", disse Resende, acrescentando que na semana 46 foram 2.882 casos, que saltaram para 4.080 na semana passada, e em dois dias desta semana já são mais de 1,2 mil.

Acompanhe as últimas notícias

Taxa de contágio, que já chegou a 0,91%, está atualmente em 0,96%, e a taxa de positividade está em torno de 40 a 50%, ou seja, a cada 100 exames, metade resulta positivo.

"Vamos ter que tomar medidas restritivas, seja na Capital, seja no interior, e quero acreditar que os prefeitos tem compromisso com a vida", afirmou o secretário.

Das restrições adotadas em Campo Grande, quase todas foram flexibilizadas, como o toque de recolher que foi extinto, barreiras sanitárias, limite de passageiros nos ônibus do transporte coletivo e fechamento de parques e praças, além da proibição de eventos. 

Se mantém ainda o uso obrigatório de máscaras e medidas de biossegurança em estabelecimentos, com distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

Outro dado preocupante, segundo o secretário, é a taxa de internação. Há duas semanas, 206 pessoas estavam internadas nos hospitais do Estado e hoje o número chegou a 314, aumento de quase 50%

Ainda no comparativo com o início do mês, média móvel de casos é de 694 por dia, quando já foi de 300.

Preocupação

Quanto aos óbitos, os cinco confirmados nas últimas 24 horas são duas vítimas de Campo Grande, e uma em Cassiândia, Dourados e Três Lagoas. Média móvel é de 4,9 óbitos diários.

O número de mortes se mantém baixo, mas segundo Resende, isso se deve ao fato da doença estar tendo crescimento na faixa etária em que o vírus não é tão letal, com maioria dos infectados entre 20 a 39 anos. 

"São os jovens, pessoal que tem negado a doença, pessoal que tem saído, feito aglomerações, deixado o uso de máscaras e relaxado nas regras de higiene, de lavar as mãos, uso do álcool, da manipulação e higiene de alimentos que compram nos mercados", disse.

No entanto, mesmo com a curva ascendente principalmente entre as pessoas que não fazem parte do grupo de risco, a situação é preocupante.

"Essas pessoas serão as portadoras do vírus para os seus familiares mais idosos. Quem está saindo, festando, frequentando boate, deixando de usar máscara, pode levar o vírus para sua casa e vai ser responsável pela morte de seus familiares, principalmente dos seus pais e dos seus avós ou das pessoas mais idosas que estão em suas casas", alertou Resende. 

Desde o início da pandemia, são 92.970 casos confirmados no Estado, com 83.609 destes já recuperados, 1.727 mortes e 7.634 casos ativos.

"Os casos ativos assustadoramente aumentaram, são 7.634 e já tivemos em torno de 3 mil", explicou a secretária adjunta de Saúde, Crhstine Maymone.

Com o aumento de casos, também aumentou a procura por testes. Nos drive-thrus do governo do Estado, a agenda está cheia até o início de dezembro e Christine orienta que pacientes que com suspeita procurem também as Unidades Básicas de Saúde da Família na Capital, onde também são realizadas coletas.

NASCIMENTO

Primeiro bebê de 2025 chegou às 00h09min em Campo Grande

Ariely nasceu de parto normal, saudável, com 3,85 kg e 47 centímetros na Maternidade Cândido Mariano

01/01/2025 11h00

Ariely, primeira bebê de 2025

Ariely, primeira bebê de 2025 DIVULGAÇÃO/Maternidade Cândido Mariano

Continue Lendo...

O primeiro bebê, do ano, nascido em Campo Grande, é uma menina.

Ariely veio ao mundo aos nove minutos de 2025, nesta quarta-feira, 1º de janeiro, às 00h09min.

A bebêzinha nasceu de parto normal, saudável, com 3,85 kg e 47 centímetros na Maternidade Cândido Mariano, localizada na rua Marechal Rondon, número 2644, Centro, em Campo Grande.

Ariane Cebalho, de 22 anos, do lar, foi quem deu luz à menina. As contrações começaram nesta terça-feira (31), à tarde.

A previsão é que a menina nascesse em 3 de janeiro, mas, quis se apressar e nasceu bem na virada do ano.

Agora, Ariely é a filha caçula entre 4 filhos. Ariane é mãe de outros três filhos: menina de 7 anos, menina de 4 anos e menino de 3 anos.

A menininha é a primeira a inaugurar a “Geração Beta”, que são bebês que nascem de 2025 a 2039. Até ano passado, estávamos na “Geração Alfa”, que são nenéns nascidos de 2010 a 2024.

Veja outras gerações:

Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964
Geração X: nascidos entre 1965 e 1980
Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996
Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010
Geração Alfa: nascidos a partir de 2010 até 2024
Geração Beta: nascidos entre 2025 e 2039

Calendário

Próximo feriado será somente em março

Além da Páscoa e do Carnaval, outros quatro feriados podem ser prolongados; para os campo-grandenses, o aniversário da Capital é mais um deles. Veja a lista

01/01/2025 10h20

Alanis Netto/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em 2025, serão celebrados 12 feriados nacionais, sendo oito deles em dias úteis e seis podendo ser prolongados. Depois desta quarta-feira, 1º de janeiro, o próximo feriado acontece somente em março, com o Carnaval, que começa no dia 1º, um sábado, e termina no dia 4, data que é feriado nacional.

Após o Carnaval, em abril é celebrada a Páscoa. O dia 18 é dedicado à Paixão de Cristo, referente aos dias que antecederam a crucificação e morte de Jesus, desde a Última Ceia até a cruz.

A data cai em uma sexta-feira, e já na segunda-feira, 21 de abril, é Dia de Tiradentes, mais um feriado nacional.

Além do Carnaval e da Páscoa, o calendário de 2025 tem quatro feriados que caem na quinta-feira, podendo ser prolongados. São eles:

  • Dia do Trabalho - 1º de maio;
  • Corpus Christi - 19 de junho;
  • Dia da Consciência Negra - 20 de novembro;
  • Natal - 25 de dezembro.

Em contrapartida, quatro feriados caem aos fins de semana:

  • Independência do Brasil - 7 de setembro (domingo);
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro (domingo);
  • Dia de Finados - 2 de novembro (domingo);
  • Proclamação da República - 15 de novembro (sábado).

O feriado estadual da Criação do Estado de Mato Grosso do Sul, celebrado no dia 11 de outubro, também cairá em um fim de semana.

Já o aniversário de Campo Grande, no dia 26 de agosto, será celebrado em uma terça-feira, possibilidade de mais um feriado prolongado. Os campo-grandenses têm ainda o feriado do Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital, no dia 13 de junho, que será uma sexta-feira.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).