Cidades

ATUALIZAÇÃO CORONAVÍRUS

Mesmo sem toque de recolher, Campo Grande mantém estável novos registros da Covid-19

Capital notificou 60 novos casos nas últimas 24 horas e Mato Grosso do Sul, 112

Continue lendo...

Encerrado desde quinta-feira (15), o toque de recolher não se fez presente, pela primeira vez em sete meses, neste final de semana em Campo Grande. A Capital continua como epicentro da pandemia, com novas 60 notificações e 33.869 moradores que já tiveram contato com doença na cidade.

De acordo com o prefeito Marcos Trad (PSD), na última prorrogação do decreto, a vigência da restrição de circulação ficou estabelecida para das 1h às 5h e prorrogar novamente o prazo ou alterar o horário não surtiria efeito.

"Não há mais necessidade, porque diante da queda brusca de casos e das ocupações dos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], colocar das 3h às 5h,nesse momento de tempo fica sem efeito qualquer", afirmou ao Correio do Estado na última semana.

Mato Grosso do Sul registrou 112 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas e chegou a 77.123 infectados.

Do número total de contaminados com o coronavírus, 71.636 são de recuperados, 3.654 estão em isolamento domiciliar e 340 internados, sendo 2 de outros estados e não contabilizados como casos confirmados de Mato Grosso do Sul.

As cinco cidades com dados mais alarmantes do Estado são Campo Grande, Dourados, com 7.977 casos, Corumbá, com 4.536, Três Lagoas, com 2.526, e Sidrolândia, com 2.077.

Óbitos

Foram 7 mortes no Estado nas últimas 24 horas, totalizando 1.493 vítimas desde o início da pandemia.  

Em Campo Grande, foram dois homens de 84 e 87 anos. Em Aquidauana, duas mulheres, de 63 e 74 anos.  

Itaquiraí, Porto Murtinho e Miranda tiveram uma morte cada, pessoas com idades de 76, 59 e 83 anos respectivamente.

Educação

Prazo para pré-matrícula nas escolas estaduais encerra quarta-feira

Lista completa com nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro

03/01/2025 18h31

Ao todo, serão 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares

Ao todo, serão 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares Divulgação

Continue Lendo...

O prazo para a realização da pré-matrícula de estudantes nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, encerra na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro.

No total, são 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Além disso, são 120 oportunidades de extensões. Em Mato Grosso do Sul, a rede estadual atende mais de 190 mil estudantes, conforme a Secretaria Estadual de Educação (SED).

Entre as novidades de 2025, está o aumento da oferta de vagas para o Ensino em Tempo Integral em todo o Estado. No todo, serão 12 mil novas vagas, com destaque para turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais.

A oferta do Ensino em Tempo Integral em 2025 na rede estadual estará presente em 61,2% das escolas. Nesse sentido, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.

Vale destacar que a lista completa com nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

Como se inscrever

O processo de inscrição pode ser realizado pelos pais de três maneiras diferentes: pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br ou pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular).

Se optarem por formalizar o processo de maneira presencial, podem fazê-la na sede da Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park, em Campo Grande; ou diretamente em qualquer escola estadual do estado.

Rio Verde

Homem em surto tenta agredir PM com serra elétrica, acaba baleado e morre em MS

Vítima tinha histórico de surto e possuía corte no pescoço provocado por tentativa de suicídio em 22 de dezembro

03/01/2025 17h15

Viatura da Polícia Militar foi acionada para tentar conter o rapaz

Viatura da Polícia Militar foi acionada para tentar conter o rapaz Reprodução, PMMS

Continue Lendo...

Um homem de 43 anos em surto foi baleado e morto após avançar contra policiais militares nessa quinta-feira (2), em Rio Verde, município a 204 quilômetros da capital Campo Grande.

Conforme o registro policial, a ocorrência começou após o recebimento de um pedido de apoio para atender uma tentativa de suicídio. Ao chegarem no local informado, identificaram um homem trancado dentro de uma casa com os ânimos alterados e com comportamento agressivo.

Ainda segundo a equipe policial, o homem ameaçava a todo momento que iria se matar, mas que levaria uma pessoa junto com ele. Além disso, ele estava armado com facas e uma máquina serra elétrica mármore. Esta, era utilizada pelo homem a todo momento, ameaçando cortar o pescoço de um agente policial.

Nesse sentido, os policiais e uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presente tentaram conter e estabilizar a crise do rapaz. No entanto, ao passar do tempo, ele parou de dialogar e ficou cada vez mais agressivo no interior do quarto. Durante novas tentativas de diálogo, o homem chegou a gritar aos agentes: "Vou me matar e vou levar um comigo, vou matar todo mundo que está aí".

Momento em que o rapaz se aproximou da janela da residência, e com a serra elétrica em mãos, avançou contra os agentes presentes e golpeou um policial militar. Na sequência, após os policiais pedirem para ele largar o equipamento, o homem atendeu o pedido. Contudo, pegou uma ferramenta tipo formão e dessa vez, pulou para fora do quarto, ainda agressivo.

Os policiais imediatamente deram a ordem para que o rapaz ficasse parado e não avançasse, pedido que foi negado pelo homem que se aproximou ainda mais dos agentes. Nesse sentido, os policiais deram três tiros de bala de borracha contra o suspeito, na tentativa de neutralizá-lo. Mesmo assim, o homem não se acalmou e continou partindo contra os policiais de maneira agressiva.

Assim, a equipe policial decidiu utilizar uma arma de fogo para conter a injusta agressão. Baleado, o rapaz ainda foi socorrido pela equipe médica do Samu, que de imediato o levou ao hospital do município. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Na casa em que estava trancado, os policiais encontraram um pacote pequeno com substância análoga a cocaína, além de um prato de cozinha com a mesma substância. Ainda conforme o boletim de ocorrência, a vítima tinha histórico de surto e possuía corte no pescoço provocado por outro surto e tentativa de suicídio, ocorridos no dia 22 de dezembro de 2024.

O caso foi registrado como crime de homicídio decorrente de oposição a intervenção policial; e segue em investigação pela Polícia Civil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).