SCHEILA CANTO
Os apreciadores de arte, história e música terão oportunidade rara nos próximos dias de acompanhar recital inédito em Campo Grande e Dourados, com repertório refinado e apurado de obras dos séculos XVI e XIX, apresentadas pelo violonista e músico espanhol Pedro Jesus. O artista, que desembarcou ontem em Campo Grande, dedica-se à pesquisa desse repertório em seu país natal, cujas músicas serão executadas em instrumentos idênticos, réplicas dos ancestrais: vihuela, guitarra barroca e guitarra romântica.
Nesta quarta-feira, o concerto renascentista espanhol no Teatro Prosa do Sesc Horto, com o violonista Pedro Jesus e alguns violonistas do Estado, a maioria alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e convidados. “Neste evento o repertório será de músicas do século XVI, numa realização da universidade com apoio do Sesc Horto”, explica o professor Marcelo Fernandes, coordenador do curso de música da UFMS.
Segundo Marcelo Fernandes, a vihuela é um instrumento original do século XVI, muito similar ao violão moderno, motivo pelo qual seu repertório é muito utilizado pelos executantes desse instrumento. “Por tudo isso, um recital que apresente execuções de obras originais para vihuela no próprio instrumento e também no violão moderno, torna-se de grande interesse, não só para alunos de música como também para os apreciadores da arte dos sons e para os interessados em nosso passado cultural”, argumenta o professor.
Dourados
Amanhã, Pedro Jesus apresenta-se no Teatro Municipal de Dourados, com repertório do século XIX, no qual além da vihuela será usada também a guitarra romântica (uma espécie de violão pequeno). “As obras que serão executadas pelo músico foram recuperadas por ele próprio de manuscritos, em pesquisas realizadas na Espanha. Estas músicas foram gravadas em seu disco ‘Sol de médio dia’ (ver http://www.webpedrojesus.com/discografia1.html)”, cita Marcelo Fernandes.
Palestra e concerto
Na sexta-feira, dia 20 de agosto, às 19h, Pedro Jesus fará palestra gratuita no Deparmento de Comunicação e Artes da UFMS, aberta a todos os interessados em música antiga e instrumentos de época.
No sábado, o violonista espanhol será solista na música de concerto junto à Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Eduardo Martinelli. Este evento faz parte da agenda da Fundação Municipal de Cultura ( Fundac), como parte das comemorações do aniversário de 111 anos da Capital. A apresentação será no Teatro Prosa do Sesc Horto. Todos os eventos têm entrada franca.