Cidades

MUNDO

Washington, Londres, Paris e Otan defendem a necessidade de derrubar Kadafi

Washington, Londres, Paris e Otan defendem a necessidade de derrubar Kadafi

AFP

15/04/2011 - 21h26
Continue lendo...

A Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos classificaram nesta sexta-feira como algo fundamental para o futuro da Líbia a saída do coronel Muamar Kadafi, o objetivo principal das operações da Otan na Líbia.

No terreno, os rebeldes avançaram para testar a linha de frente no leste do país, e aviões sobrevoavam o oeste a região de Zenten, onde tanques foram destruídos por ataques aéreos na noite de quinta para sexta-feira.

Em um artigo comum publicada em quatro jornais, David Cameron, Nicolas Sarkozy e Barack Obama consideraram "impossível imaginar que a Líbia tenha um futuro com Kadafi". "Não se trata de expulsar Kadafi pelo força. (...) Mas é impensável que alguém que tenha tentado massacrar seu povo de um papel no futuro governo líbio", consideraram os três líderes.

Para acelerar sua saída, eles consideram que "a Otan e os parceiros da coalizão devem manter suas operações para que a proteção de civis seja mantida e para que a pressão sobre o regime aumente".

O ministro francês da Defesa, Gérard Longuet, admitiu que, com esta posição, os três países "certamente" estão saindo da resolução 1973 da ONU sobre a Líbia.

Países como a Rússia, a China e o Brasil, "vão naturalmente bater os pés. Mas qual é o grande país que pode reconhecer que um chefe de Estado pode regulas seus problemas fazendo disparos de canhão contra o seu povo?", acrescentou.

De fato Moscou, por meio de seu ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov, disse de novo na sexta-feira que a Otan extrapolou o mandato da ONU.

"É importante passar de maneira urgente para a fase política e avançar para uma regulação política e diplomática" da crise líbia, disse Lavrov após uma reunião com seus colegas da Aliança Atlântica em Berlim.

Na quinta-feira, os chefes da diplomacia da Aliança adotaram uma declaração de três pontos, que devem ser satisfeitas antes que possa ser discutido um cessar-fogo: todos os ataques contra os civis devem cessar; os militares devem retornar as suas casernas e se retirar de todas as cidades onde estão mobilizados ou que estejam cercando, como Ajdabiya, Brega e Misrata; enfim uma ajuda humanitária deve poder ser fornecida como toda a segurança para todos aqueles que precisarem.

A Otan havia também "endossado firmemente" o apelo ao coronel Kadafi para que se retire, lançado pelo Grupo de Contato durante a sua reunião de quarta-feira em Doha.

Alheio a tudo isso, o coronel Kadafi a circulou de carro na quinta-feira à noite pelas ruas de Trípoli: de óculos escuros e chapéu verde, erguendo os punhos em um veículo de teto aberto, segundo imagens exibidas pela televisão líbia.

A televisão mostrou dezenas de pessoas aclamando o líder, enquanto eram registrados ao mesmo tempo "ataques dos agressores colonialistas cruzados". Segundo jornalistas da AFP, aviões sobrevoaram na quinta-feira Trípoli, onde fortes explosões foram ouvidas, seguidas de disparos de baterias anti-aéreas.

Consultada pela AFP, a Otan afirmou em um primeiro momento que nenhuma aeronave da Aliança tinha sobrevoado a cidade à tarde, antes de reconhecer à noite que seus aviões poderiam ter atacado dois alvos nas imediações de Trípoli, ou até mesmo dentro da cidade.

Nesta sexta-feira, um comboio de veículos rebeldes se dirigiu de manhã para o oeste de Ajdabiya, no leste da Líbia, para verificar se as forças do coronel Kadafi tinham se recuperado.

Um repórter da AFP, parado em um posto de controle rebelde, ouviu disparos de foguetes executados pelos rebeldes sem resposta aparente das forças pró-Kadafi. Aviões da Otan sobrevoavam a região, enquanto que era possível ouvir também explosões, sem que fosse possível estabelecer se eram bombardeios.

No oeste, ataques visaram na noite de quinta para sexta-feira de tanques das forças pró-Kadafi na região de Zenten, onde confrontos se intensificavam com os rebeldes que detêm o controle de várias cidades da região. Uma testemunha indicou que aviões ainda sobrevoavam a região nesta sexta-feira.

No plano humanitário, a Otan e a UE reforçaram a sua associação para uma operação humanitária preparada pelos europeus em Misrata (leste de Trípoli). Uma reunião deve ser realizada "nas próximas semanas", mas a data não foi fixada.

Ao longo da ilha italiana de Lampedusa, 221 pessoas foram salvas nesta sexta-feira de manhã. "Elas estavam a bordo de uma embarcação de 15 metros que havia deixado Misrata, na Líbia, há quatro dias", segundo a guarda costeira italiana.

Cidades

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

De acordo com o cantor, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que estar cansado dessa "história de direita e esquerda"

02/01/2025 17h20

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026 Reprodução: Instagram

Continue Lendo...

O cantor sertanejo Gusttavo Lima deve se candidatar à Presidência nas eleições de 2026. Em entrevista ao Metrópoles, o artista revelou que está colocando seu nome à disposição dos eleitores, disse também que começará a dialogar com grupos políticos alinhados com seus planos na política. 

De acordo com o cantor, mesmo sem experiência, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que o Brasil precisa de alternativas para enfrentar os desafios sociais e econômicos.

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem...eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026", ressaltou o cantor.", afirmou. 

 O cantor é próximo do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também já declarou ter intenções de disputar a Presidência 2026. Nas eleições de 2024 em São Paulo, o sertanejo declarou apoio ao empresário Pablo Marçal (PRTB). Apesar do apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Gusttavo Lima disse estar cansado dessa "história de direita e esquerda". 

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudarchega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população", declarou o cantor.

Recentemente o cantor Gusttavo Lima teve a prisão decretada pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no dia 23 de setembro. O sertanejo é investigado na Operação Integration, a mesma investigação em que foi presa a influenciadora e advogada Deolane Bezerra.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, que teve acesso ao processo que tramita em sigilo, a juíza acatou pedido da Polícia Civil de Pernambuco e rejeitou argumentos do Ministério Público de Pernambuco, que, na sexta-feira (20), tinha pedido a substituição de prisões preventivas por outras medidas cautelares.

A magistrada destaca que o cantor, que se chama Nivaldo Batista Lima, deu abrigo a foragidos no âmbito da investigação, o que, segundo ela, demonstra "alarmante falta de consideração pela Justiça".

Ela acrescenta ainda que, ao retornar de uma viagem a Grécia, uma aeronave transportou Gusttavo Lima e outros dois investigados, e pode ter deixado os investigados no exterior.

"Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas. A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado", acrescentou a juíza.

O Ministério Público de Pernambuco defendeu o arquivamento das investigações contra o sertanejo, o que ocorreu em dezembro.

Operação Integration

A Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco foi deflagrada no dia 4 de agosto, quando foram cumpridos 10 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 150 milhões em bens e dinheiro. A operação segue com diligências em curso. 

Dentre os alvos, estão grupos ligados a bets (sites de apostas esportivas, que são regulares), mas a investigação mira sites de jogos de azar, que são ilegais.

Segundo as autoridades, a organização criminosa realiza lavagem de dinheiro por meio de empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e seguros.

Além de Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada, estão presas a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra. Deolane fazia a divulgação da Esportes da Sorte, que também está sendo investigada.

O empresário proprietário da VaideBet também está sendo investigado. José André da Rocha Neto também é dono de outras empresas, dentre elas a JMJ Participações, que comprou um avião que foi apreendido na operação policial.

O avião estava em nome de uma empresa do cantor Gusttavo Lima, que afirma ter vendido a aeronave para JMJ. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirma a venda e afirma que o avião está em nome do artista sertanejo enquanto não é concluído o pagamento integral pela venda.

A defesa de Deolane Bezerra afirmou ser vítima de "grande injustiça" e disse que "as questões legais estão sendo tratadas com seriedade e transparência"

Cidades

Grávida é mantida em cárcere privado e espancada pelo namorado em MS

A vítima ficou trancada em uma propriedade rural durante o feriado de final de ano e só conseguiu ser socorrida ao gritar por ajuda

02/01/2025 17h15

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Após ser contratado para trabalhar como caseiro de uma chácara, um homem de 25 anos manteve a companheira trancada em casa por três dias, período em que ela foi submetida a violência física e psicológica em Jaraguari.

A proprietária da chácara acionou a polícia e contou que contratou o caseiro próximo ao feriado de final de ano. No primeiro dia, o homem trabalhou apenas meio período e foi liberado para comemorar os três dias de descanso em uma casa localizada na propriedade.

Nesse ínterim, o pesadelo da companheira - que está gestante - teve início. Segundo relatado no boletim de ocorrência, ela ficou trancada na casa por três dias, sofrendo violência física e ameaças.

A proprietária do local contou que estranhou o fato de, no dia 1º de janeiro, a residência do caseiro estar fechada. Inicialmente, considerou que eles teriam ido a outro local. No fim do dia, porém, escutou gritos de socorro vindos da casa, que fica aproximadamente a cem metros da sua.

Acompanhada do namorado, a proprietária foi até a residência. O caseiro tentou desconversar, mas ela pediu para ver a gestante e solicitou que ela saísse da casa. Nesse momento, a vítima relatou que o companheiro não a deixava sair de casa desde que teve a dispensa para o feriado.

A sessão de tortura começou nesse período. Em determinado momento, o homem bateu a cabeça da companheira contra a parede e desferiu vários golpes na região do abdômen e das costas da vítima, que, a todo momento, era ameaçada.

Como ela estava vomitando, a dona da chácara a levou até o hospital do município. Os policiais estiveram no local e foram informados que, em decorrência da gravidade das lesões, a equipe médica pediu o encaminhamento da gestante para a Santa Casa de Campo Grande.

Buscas

Ao ver a mulher sendo levada, o companheiro tentou arrombar a porta da casa da proprietária da chácara, que ficou danificada. Ele também levou aproximadamente 10 litros de gasolina para abastecer a motocicleta - uma Honda Titan preta - e fugiu.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).